Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
soft-skills-sao-indispensaveis-para-o-mercado

Soft skills são indispensáveis para o mercado 

Notícia | 14/03/2024

Laura Pereira

Independentemente do cargo, se você é estagiário, aprendiz ou efetivo, já deve ter ouvido falar nas soft skills. Segundo uma pesquisa do Nube, apenas 8% não entendem sobre o assunto, pois nunca pesquisaram ou deram importância. Entretanto, dos cerca de 21 mil respondentes, 41% já perceberam o quanto são um diferencial para a carreira. Por isso, fique por dentro do assunto! 

Qual a importância das soft skills

Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, publicado em 2023, as soft skills já são consideradas tão importantes quanto as hard skills. Além disso, estão mudando a forma como os profissionais atuam e, consequentemente, como as empresas recrutam pessoas.

Conforme Lívia Felizardo, diretora de produtos da Vivae, startup criada a partir de uma parceria entre a operadora Vivo e Ânima Educação, existem diversas maneiras de desenvolver essas habilidades para se tornar destaque por onde passar. "Você pode fazer cursos, ler livros, ouvir podcasts sobre o assunto, debater com seus pares ou líderes e aplicá-las em seu dia a dia", comenta.

Afinal, a melhor maneira de realmente adquirir um aprendizado, é executando-o e praticando constantemente. "As soft skills nos ajudam a enxergar as situações por uma perspectiva racional, com foco na solução e nas tomadas de decisões acertadas para alcançar os resultados. Também viabiliza um relacionamento mais positivo entre o time, fortalecendo o trabalho em equipe”, completa Lívia. 

Quais são as soft skills mais desejadas pelo mercado? 

Para quem chega agora na dimensão corporativa, pode parecer uma grande missão reunir suas referências para elaborar um currículo, procurar a vaga ideal, enviar seu CV, participar da entrevista e ser selecionado para uma posição. Entretanto, todas essas fases são naturais da vida de um profissional de sucesso. Por isso, é crucial se preparar, sempre estudando, para conseguir estar pronto quando a oportunidade perfeita aparecer. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, as organizações estão valorizando aquele know-how único, advindo de suas experiências e da forma como você responde ao mundo. Afinal, essas qualificações diferenciadas auxiliam na sua performance, ajudam a destacá-lo no meio empresarial e contribuem para a construção de uma carreira sólida.

Diante desse cenário, a psicóloga Shana Eleve, especialista em gestão de pessoas, neurociência, comunicação e análise de comportamento, separou algumas das soft skills mais desejadas pelo mercado. Veja: 

1) Inteligência emocional, resiliência, flexibilidade e agilidade: 

As quatro capacitações podem ser peças chave para você ser bem-sucedido. “A inteligência emocional, por exemplo, reflete nossa capacidade de gerenciar emoções, impactando diretamente na forma como lidamos com os desafios e os conflitos”, esclarece Shana. Essas características são altamente valorizadas pelos empregadores, pois colaboradores com essas competências tendem a ser mais confiáveis, adaptáveis e eficazes em suas funções.

2) Liderança e influência social:

A liderança vai muito além de comandar grupos. Essa arte envolve as competências de inspirar, motivar e guiar na direção certa para o cumprimento dos objetivos e metas, sem negligenciar os desafios e problemas enfrentados durante o caminho. Por outro lado, a influência social é a capacidade de ajustar a conduta individual para beneficiar um contexto coletivo, facilitando a socialização e promovendo um ambiente mais saudável para todos. 

De todo modo, essas aptidões socioemocionais ganham cada vez mais espaço. Ainda mais quando levamos em consideração a dificuldade das máquinas de desenvolver os atributos citados, por exemplo. Dessa forma, o recomendado é buscar desenvolver as maestrias para não se tornar obsoleto e estar sempre atualizado. 

Por fim, acesse nosso Painel de Vagas e encontre a perfeita para você! Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!



Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete