Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
capacitacao-treinamento-e-tecnologia-nos-negocios

Capacitação, treinamento e tecnologia nos negócios 

Notícia | 10/07/2023

Carolina Amaral

Dentre as diversas pautas recorrentes no mercado, iniciativas voltadas para a manutenção e desenvolvimento de talentos internos têm se destacado nos últimos tempos e adquirindo um nome: Upskilling. O termo pode até não ser muito conhecido por grande parte dos empreendedores, mas seu conceito é utilizado pela maioria, pois visa o aprimoramento intelectual e de habilidades na área onde alguém está inserido. 

Com as inovações advindas da tecnologia, principalmente após o período pandêmico, os formatos e meios de realizar uma comunicação com o time e treinamentos assertivos se atualizaram. Assim, a diversidade de opções e alternativas nesse contexto tornaram-se variadas de diversas maneiras, permitindo aos colaboradores mostrarem suas melhores versões para a firma. Conheça mais sobre formas de melhorar a sua equipe!

 

As vantagens de se investir em treinamentos para o time

Em uma pesquisa de 2020, desenvolvida pelo World Economic Forum, em um contexto pós expansão e controle do coronavírus, o Upskilling foi mencionado como estratégia para o futuro do mercado de trabalho e carreiras como um todo. Neste cenário, os benefícios com a implementação desses programas dentro das instituições, passam a favorecer não somente a empresa e sua estrutura, como também a vida dos trabalhadores a nível profissional e pessoal, com uma expansão nas chances de crescimento. “Temos um mercado cada vez mais acelerado e em constante evolução, além de amplamente competitivo para alguns segmentos. Por este motivo, apostar em diferenciais, como os programas de capacitação internos, ampliam as possibilidades”, afirma Flávio Legieri, CEO e Cofundador da Intelligenza IT.

De uma forma geral, é interessante refletir sobre como os ganhos com esses feitos vão além de um currículo mais elaborado para os liderados e sim resultados positivos para toda a corporação. Dentre os proveitos, cinco se destacam e chamam a atenção:

  • Maior engajamento: a iniciativa proporciona um senso de propósito entre os times, um bem comum; 
  • Redução de custos: a firma consegue se voltar para o consolidação interna ao invés da busca externa; 
  • Aperfeiçoamento de novos pupilos: promove uma especialização em diversas áreas e sujeitos;
  • Fortalecimento e valorização da cultura empresarial: projetos com esse objetivo elevam o nível do  espírito de pertencimento entre os contratados; 
  • Redução de turnover e retenção de prodígios: há maiores índices de permanência e por consequência, a diminuição dos desligamentos e demissões acentuadas. 

Como um todo, para os subalternos os impactos proporcionam efeitos significativos, com a especialização em diferentes campos do conhecimento de um jeito acessível e personalizado, conforme as necessidades de cada setor de atuação. “Programas como estes se tornam um grande diferencial para as empresas e garantem ganhos diversos para a organização”, afirma Legieri. 

 

A presença da modernização nesse cenário

A ferramenta de Realidade Virtual permite a simulação de situações cotidianas de trabalho. Dessa forma, é viável fornecer aos avaliadores uma visão completa das etapas de ensinamento de cada participante. Além disso, é possível auxiliar na identificação dos pontos de melhoria de cada um, seja em desempenho, segurança ou outras características. “Os treinamentos corporativos são práticas comuns em grandes companhias, não apenas para melhorar o desempenho, mas também para promover a cultura organizacional. Além disso, eles são ótimos aliados na prevenção de riscos para especialistas de determinados âmbitos”, reforça Fábio Costa, CEO da Agência Casa Mais. 

Dados divulgados pela Association for Talent Development (ATD), mostram como programas de treinamento personalizados podem aumentar em até 218% a produtividade e os resultados, elevando em até 24% o faturamento da corporação. 

Por outro lado, esse setor corporativo vem passando por grandes transformações, nascendo, então, um novo momento dentro do universo da educação laboral. “Hoje a gente tem conceitos como nanolearning, microlearning e a mais significativa de todas: a aprendizagem adaptativa. Com o uso de IA é possível, cada vez mais, individualizar e, com isso, alcançar um nível de engajamento muito maior em comparação a quando se oferece pasteurizados, de forma generalizadas para equipes inteiras, por exemplo”, conta Marcel Nobre, CEO da BetaLab.

 

Una o humano ao tecnológico

Para tudo ocorrer na prática e de um jeito assertivo, é preciso apostar em procedimentos ágeis e amparados pelo mundo tech. “Nunca tivemos à nossa disposição tanta tecnologia para nos ajudar a libertar o potencial criativo humano, mas esse é apenas um meio e não um fim. O problema é não haver transformação digital em corporações onde os líderes possuem mindset analógico. Existe uma distância entre querer e inovar na prática”, explica Nobre. 

Logo, o Mapa da Inovação Corporativa, realizado pela AEVO e Inventta, informa um número equivalente a 71% das firmas sem utilizar ferramentas estruturadas para gerir novas ideias. As possibilidades com esse meio são diversas, desde o Metaverso ao ChatGPT, para solucionar dúvidas de compliance ou orientar demandas internas, por exemplo. “O desenvolvimento de um profissional hoje vai muito além de treinar hard skills. Já sabemos como trabalhar as soft skills é tão ou mais importante e, por isso, os processos de aprendizagem devem compreender a necessidade individual”, conclui Nobre. Ciente dessa procura social por sujeitos detentores dessas maestrias, é essencial lembrar como o direcionamento humano faz a diferença, em união constante com a modernização.

 

Gostou das indicações? O Nube publica todos os finais de semana, em seu blog, matérias com dicas também de cursos, livros e exposições, confira em nosso site e aproveite! Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com conteúdos exclusivos e incríveis sobre o mercado de trabalho e oportunidades. No mais, baixe o app Nube Vagas, disponível para Android e iOS para ficar por dentro de tudo. Lembre-se de manter seus dados atualizados, como e-mail e telefone para não perder nada! 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, as inscrições já estão abertas! Clique no link e participe! Conte sempre conosco!

O Nube te ajuda a alcançar o sucesso do seu negócio pensando no bem estar de todos os envolvidos!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete