Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
etarismo-no-mercado-de-oportunidade-aos-mais-velhos

Etarismo no mercado: dê oportunidade aos mais velhos 

Notícia | 07/11/2023

Carolina Amaral

A diversidade laboral é uma pauta ampla, abrangendo diversos públicos, como os idosos. Conforme o Estatuto da Pessoa Idosa, do Governo Federal, são considerados integrantes deste grupo, indivíduos com 60 anos ou mais. Logo, afeta diretamente os estagiários, pois não há uma idade máxima para a modalidade. Dessa forma, entenda mais sobre a questão e não fique desatualizado!

 

O envelhecimento população brasileira em análise

O Censo 2022 mostrou um envelhecimento de 6,45% da população brasileira, ou seja, quase 5 milhões abaixo da estimativa do IBGE. O fato é atribuído aos níveis reduzidos de nascimento, migração para fora do país e queda da taxa de mortalidade. Na economia, pode afetar a quantidade de trabalhadores e a produtividade, além do aumento de demandas as quais geram desafios para o sistema previdenciário. Há também a diminuição na oferta de mão de obra, afetando o rendimento e o crescimento. 

Contudo, apesar dos desafios, há oportunidades para o desenvolvimento de áreas específicas, com uma demanda por determinados serviços. “Saúde, cuidados de longo prazo, turismo voltado para a terceira idade, tecnologia assistiva e produtos de bem-estar podem se beneficiar. Empresas adaptadas e com soluções inovadoras para atender às necessidades desse público podem encontrar novos nichos e impulsionar o crescimento econômico”, indica Cris Sabbag, CDO da Talento Sênior.

Essa realidade também cria chances para a modernização, por meio da diversidade geracional, crucial para impulsionar a criatividade, renovação e o sucesso dos projetos. Segundo a FGV, os mais maduros são experientes e valorizam a estabilidade, enquanto os novos dominam as tecnologias e se adaptam rapidamente. Na tentativa de manter a multiplicidade, as firmas adotam políticas de RH limitadas a processos seletivos para a contratação dos idosos. Todavia, é crucial contemplar estratégias para reter e qualificar, favorecendo o engajamento.   

 

Os mais velhos inseridos na mão de obra corporativa

Segundo um estudo realizado pela Top Employers Institute com 1200 negócios de diversos lugares, 50% das instituições europeias possuem políticas para atração e retenção de idosos, porém, no Brasil, o índice é de apenas 21%. “Eles precisam reconhecer a necessidade de estarem constantemente se atualizando. Lifelong learning é essencial para qualquer um no século XXI e, além disso, buscar oportunidades de aperfeiçoamento pode contribuir de forma mais efetiva para seu upskilling”, explica Andressa Bueno Serigato, professora da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios.

Conforme o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 2040, 56% dos operários no Brasil terão mais de 45 anos. “Diante desse novo contexto, as organizações precisam pensar em adaptações culturais e tecnológicas facilitando o ajuste a essa movimentação”, finaliza Andressa. Logo, a promoção de uma inclusão verdadeira, englobando os processos de digitalização, é uma atitude imprescindível por parte das corporações.

 

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

O Nube te ajuda a montar um time de sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete