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A importância do lifelong learning 

Notícia | 08/02/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: conhecimento nunca é demais e ninguém pode tirar de você. Sendo assim, diversos, estagiários, aprendizes e efetivos começam a compreender a importância de se manter sempre estudando. Principalmente, para os profissionais com mais de 50 anos, os quais já possuem ampla bagagem. Nesse sentido, entenda mais sobre o conceito de lifelong learning e descubra a relevância de seguir esse caminho. 

Empresas percebem a importância dos talentos 50+  e suas bagagens profissionais 

De acordo com a Pesquisa de Remuneração Total 2022, realizada pela Mercer, contando com quase 900 empresas e 2 milhões de respondentes, as áreas com maior percentual de trabalhadores com mais idade são: “Produção (Operação, Fábrica, Manutenção), Administrativo e Vendas”. Com as transformações do mercado de trabalho, essencialmente as impulsionadas pela pandemia, tornou-se vital atualizar as competências para permanecer ativo. 

Isso porque o termo apontado ganhou força nos últimos anos, dada a vertiginosa aceleração do meio empresarial, agregando a digitalização em inúmeros processos, dentre outras tendências, como as redes sociais. Assim, quem está a procura de uma recolocação, precisa ter uma atenção ainda maior. 

Leia também: o lifelong learning deve começar dentro das companhias! 

Lifelong learning: essencial para quem quer uma recolocação no mercado de trabalho

Para os talentos 50+ existe uma série de paradigmas envolvendo ideias antiquadas, com generalizações banais. A discussão com relação ao etarismo está só começando no ambiente empresarial. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são mais de 55 milhões de brasileiros com mais de 50 anos, ou seja, 26% da população atual do país. Para 2030, o número de indivíduos com mais de 65 anos será maior se comparado com o índice de crianças. 

Conforme o líder de produto de carreira da Mercer Brasil, Rafael Ricarte, é imprescindível focar sempre na evolução. “O aprendizado contínuo deveria acontecer em direções e campos distintos da especialização já alcançada para incorporar diferentes conceitos, métodos e ideias, instalando novas possibilidades de projetos, caminhos e resultados. Além disso, é vital dar vida e contexto à maneira como o conhecimento e a vivência acumulados contribuirão para as atividades da posição ", afirma. 

Para Ricarte, é fundamental nutrir alguns elementos fundamentais em torno da busca por conhecimento. Assim como, focar em construir uma boa rede de contatos, criando relacionamentos com experts de muitos campos. Em suma, essas são maneiras de se manter inteirado das novidades e não perder espaço conforme as mudanças acontecem. 

Entenda mais em: lifelong learning: a habilidade de aprender é essencial 

Por que contratar profissionais com mais de 50 anos? 

Consoante à Silvio Sallowicz, CEO (Chief Executive Officer) da Duo & Ecco, ainda há barreiras. “Infelizmente, mesmo diante de dados que traduzem a maior longevidade em nosso país, existe muito preconceito referente ao etarismo. Sim, a contratação de profissionais maduros ainda é subvalorizada, sendo um grande desafio para as organizações e para a sociedade”, pontua. 

Como gestor, ele ressalta a importância de não ter um filtro etário na hora de fazer uma admissão. “Afinal, uma empresa busca pessoas talentosas para somar com o time”, afirma. Além disso, quem reúne décadas de aprendizados, às vezes com alto grau de especialização, vai agregar muito no dia a dia corporativo. 

Pensando nisso, Sallowicz compartilha seis bons motivos para contratar profissionais 50+. Confira: 

Infográfico com seis bons motivos para contratar profissional 50 mais 1) Tenha mais estabilidade: 

Em geral, essa comunidade não costuma ser vulnerável frente às ofertas do mercado, estão mais focados na estabilidade. “Isso reflete em maior retenção de talentos e em economia para a empresa, pois treinar novos colaboradores pode ser oneroso”, explica o CEO

2) Conte com um profissional completo: 

Para o CEO, isso é um diferencial. “Pare e pense no conjunto de habilidades mentais das quais você mais busca em um ótimo colaborador: capacidade de gerenciamento, senso de liderança, comunicação eficaz e, sobretudo, empatia – todas essas qualidades são lapidadas à medida do envelhecimento”, esclarece. 

3) Ganhe colaboração em alta: 

Em geral, esses cooperadores desempenham melhor suas funções em equipe, pois tem suas soft skills mais apuradas, como maturidade, sabedoria, inteligência emocional e experiência de vida. Consequentemente, são ótimos professores para além de suas próprias determinações, aplicando lições importantes geradas pelas vivências. 

4) Perceba a liderança mais eficaz:

!Sucessos e equívocos a partir das vivências laborais fazem o profissional mais velho se tornar uma forte figura de liderança”, pontua. Ou seja, sua bagagem adquirida ao longo dos anos propicia mais eficácia em seu modo de agir, com direcionamentos assertivos para seu time. “Isso impacta positivamente vários processos, desde a valorização da diversidade até as tomadas de decisões estratégicas”, acrescenta Sallowicz. 

5) Usufrua de ótimos contatos: 

Por acumularem anos de carreira e diversas posições profissionais, os colaboradores seniores naturalmente conhecem mais pessoas, de diferentes setores e companhias. “Especialmente na área comercial, esse é um diferencial competitivo. Seu networking rico pode gerar importantes conexões”, ressalta o empresário. 

6) Dedicação acima da média:

A motivação para o trabalho é diferente para essa comunidade. Geralmente, seus membros estão em busca de uma colocação a fim de contribuir para a sua manutenção financeira, mas também querem prestar o melhor serviço possível. “Esses profissionais, muitas vezes, já estão com outras áreas da vida mais consolidadas: formaram família, já concluíram os estudos, boa parte das conquistas materiais foram feitas. Por isso, conseguem trabalhar com mais foco e empenho”, finaliza Sallowicz. 

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