Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-diversidade-promove-o-ineditismo

A diversidade promove o ineditismo 

Notícia | 13/10/2023

Ana Clara Lima

A diversidade vai além de uma palavra da moda, pois é um imperativo para a sociedade contemporânea. Além de ser um valor ético e socialmente relevante, também é uma fonte inesgotável de inovação e criatividade. O encontro e a fusão de diferentes culturas e perspectivas gera um terreno fértil para a transformação. Nessa era globalizada, a colaboração e interconexão tornam-se uma prioridade para as instituições. Sendo assim, entenda como estagiários e jovens aprendizes podem promover o ineditismo.

A pluralidade é extremamente positiva!

Conforme um levantamento conduzido pela Harvard Business Review, envolvendo 665 gerentes de Recursos Humanos de empresas globalmente, 86% deles reconhecem a importância de métodos personalizados de desenvolvimento de liderança na atualidade. Inclusive, a pesquisa constatou como 40% das organizações consultadas observaram taxas de retenção 16% superiores entre os funcionários beneficiados por algum tipo de mentoria.

Nesse cenário, é fundamental identificar pontos de confiança e empoderamento no coletivo, contribuindo para o sucesso das companhias de forma personalizada. “Hoje em dia, é essencial criar um espaço seguro, como é o caso da mentoria profissional, para cada indivíduo mostrar suas habilidades exclusivas para a equipe. Investir no talento dos colaboradores e incentivá-los a aprimorar suas ideias não apenas impulsiona a inovação, mas também cria uma cultura mais inclusiva”, comenta Karina Alonso, fundadora da Quatro Pontos. 

De acordo com um estudo conduzido pela startup Blend Edu, com 117 corporações brasileiras, 81% delas alegam alocar recursos dedicados a programas de diversidade e inclusão. Em comparação a 2020, quando esse percentual era de 67%, houve um notável aumento. Contudo, a mentoria individualizada ainda não destaca-se como uma das principais iniciativas adotadas pelas entidades. 

Logo, competências interpessoais, criatividade, pensamento crítico e inteligência emocional são igualmente imprescindíveis e merecem total foco nos mais variados setores. “Colaboradores mais engajados, um ambiente mais criativo e uma vantagem competitiva são apenas algumas das recompensas. A evolução do mercado enfatiza como a força de uma equipe não reside na uniformidade, mas na celebração das diferenças. Uma influência na qual reflete, também, nos consumidores”, complementa Karina. 

A Geração Z pode ser uma aliada!

A diversidade, quando entendida e abraçada em todas as suas formas, amplia o leque de possibilidades. Ao unir pessoas de diferentes origens étnicas, culturais, socioeconômicas, de gênero e aptidões, criamos um caldeirão de ideias e visões de mundo. Essa mistura é o solo fértil para a novidade, pois apresenta uma variedade de insights e abordagens únicas das quais podem impulsionar a criação e a resolução de problemas.

No contexto empresarial, a juventude tem um papel vital e transformador, trazendo uma energia fresca para as instituições. Com sua mentalidade aberta, vontade de experimentar e adaptabilidade às rápidas mudanças tecnológicas, os estudantes estão bem posicionados para impulsionar modernização nos estabelecimentos. A partir de estagiários e jovens aprendizes, por exemplo, é possível destravar o potencial máximo de um determinado negócio. 

Aliás, a Geração Z manifesta uma preferência por interações humanizadas e um senso de comunidade, das quais as marcas devem focar e investir consideravelmente em atender. “Esses jovens possuem amplo conhecimento em redes e plataformas similares, além de compartilharem seus hábitos de maneira criativa e instantânea. Além disso, eles também costumam ter forte participação em fóruns e grupos on-line, locais onde discutem tópicos variados, desde cultura pop e esportes aos temas sociais e políticos”, aponta Matheus Sitael é COO da WibooCria. 

Como nunca, a sensação de fazer parte de uma comunidade é preciosa, pois proporciona apoio, conexão e um propósito definido. Isso viabiliza a partilha de interesses dos quais influenciam um estilo de vida no qual  dita as tendências e, por meio delas, impulsiona a economia. “Por exemplo, para alcançar tal resultado, as companhias implementando estratégias de marketing mais autênticas e transparentes, com mais foco em responsabilidade social, ambiental e diversidade, valores amplamente defendidos pelos nativos digitais”, reforça Sitael. 

A diversidade é indispensável no mundo corporativo!

Infográfico com dados sobre a diversidade no mundo corporativo

O conceito em questão também contribui para a empatia e compreensão mútua. Ao interagir com pessoas de  variadas origens e realidades, ampliamos nossa compreensão sobre as complexidades da vida e desenvolvemos empatia genuína. Isso pode levar a soluções mais holísticas e inclusivas para os desafios enfrentados pela sociedade. Quando olhares heterogêneos se encontram e colidem, eles podem questionar e reformular paradigmas existentes. Esse processo é primordial para o progresso e a evolução contínua da no mundo corporativo.

No entanto, para realmente colher os seus frutos, é necessário promover não apenas a presença de grupos distintos, mas também garantir essas vozes de serem ouvidas e valorizadas. A aceitação é a chave para transformar tudo isso em inovação. As firmas devem criar um espaço no qual estimule a participação ativa de todos, de maneira maneira confortável para compartilhar suas respectivas concepções. 

A partir de oportunidades iguais para todos os educandos, independentemente de sua origem, e ao incentivar a troca de experiências entre eles, as instituições de ensino ajudam a moldar uma nova geração de líderes e pensadores em busca da equidade. Ou seja, abraçar e a diversidade em todas as esferas da trabalhistas, podemos alcançar um ineditismo genuíno no qual levará empresas a novas fronteiras de conhecimento, entendimento e colaboração.

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e confira nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube investe em talentos diversos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete