Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
contratacao-de-profissionais-maduros

Contratação de profissionais maduros 

Notícia | 09/12/2019

Cláudia Giannoni

Segundo dados recentes da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, disponíveis na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o número de pessoas com 65 anos ou mais em vagas com carteira assinada aumentou, saindo de 484 mil em 2013 para 649,4 mil em 2017. Foi uma ampliação de 43% em quatro anos. Muitas empresas estão revendo seus conceitos e enxergando os benefícios de reter indivíduos experientes, com uma bagagem importante.
 
“São profissionais com vivência e rede de relacionamento, inteligência emocional e jogo de cintura para encarar desafios, com facilidade para identificar oportunidades e maior foco no desempenho de seus projetos”, reforça Vivian Wolff, Coach de Vida e Carreira pelo Integrated Coaching Institute (ICI).
 
A nova visão das empresas

As corporações estão deixando de lado o preconceito com a idade e procurando no profissional maduro a redução dos riscos aos quais a organização se expõe, atrelando o conhecimento testado no campo de trabalho com a flexibilidade de incorporar o novo. “A atual visão empresarial reconhece quem tem mais idade com prazer em se manter ocupado. Isso vai muito além do conhecimento do trabalho e da consciência de sua contribuição ao resultado”, afirma Vivian.
 
Fui contratado. Como comprovar o fato da idade não impedir a produtividade?

- Conquiste relacionamentos, pois tudo começa e termina nas pessoas.
 
- Desenvolva flexibilidade e opções reais de entrega de valor.
 
- Cultive a capacidade de observação e análise para contornar situações críticas.
 
- Mantenha-se atualizado com as tecnologias emergentes, pois ampliará sua competência.
 
- Quando houver oportunidade, coloque em prática suas habilidades em proveito da estratégia da organização e do grupo, sem a intenção de se destacar ou de mostrar saber mais.
 
- Mantenha a humildade e o espírito de servir. Lembre-se sempre: você já esteve no lugar dos jovens em início de carreira.
 
- Seja fonte de inspiração, orientação e incentivo. A juventude precisa de estímulo para direcionar seu vigor e alcançar seus objetivos.

“O grande desafio é manter o equilíbrio entre a necessidade de se atualizar com o novo e saber mesclar com as experiências acumuladas. A convivência de várias gerações no mesmo ambiente provoca um inevitável choque de valores. Como profissional maduro, contribua para essa realidade ser uma oportunidade preciosa de troca de aprendizado”, orienta Vivian Wolff.

Com o aumento da idade mínima da aposentadoria, mais idosos precisarão permanecer ou até mesmo retornar ao mercado de trabalho. Essa mudança macroeconômica pode impactar a vida dos empreendimentos e da própria população terceira idade. Para Rodrigo Vianna, CEO da Mappit, também com filial no Rio de Janeiro, a abertura das empresas para essas pessoas também traz diversidade ao time e tem tudo para ser proveitosa, pois grupos mais diversos agem com inovação e estratégias diferenciadas. “Basta as companhias e os profissionais estarem abertos e preparados para isso”, finaliza. Afinal, todas os seres humanos são uma mescla de coisas boas e outras tantas para melhorar, ninguém é perfeito.

Gostou das dicas? Independentemente de sua idade, conte sempre com o Nube! Preparamos os melhores materiais para dar um up em sua carreira e na gestão de pessoas. Portanto, acompanhe nosso canal, tire dúvidas, increva-se em nossos serviços e fique por dentro das novidades do mundo corporativo. Certamente, sua carreira agradece.

Se quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui e veja um vídeo da TV Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete