Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
carreira-em-tecnologia-conheca-dicas-valiosas

Carreira em tecnologia: conheça dicas valiosas 

Notícia | 06/07/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: a transformação digital, principalmente impulsionada pela pandemia, aqueceu o mercado tech, o qual promete crescer ainda mais. Segundo dados do Google Trends, a pesquisa por ciência de dados e tecnologia aumentou 1170% nos últimos cinco anos no Brasil e a procura pela profissão de programador cresceu 30% em comparação com 2021. Sendo assim, fique por dentro do assunto e veja dicas valiosas! 

O aumento da procura por profissionais techs nas empresas 

Hoje, qualquer companhia opera em um cenário altamente competitivo e os consumidores se tornam cada vez mais exigentes. Isso porque possuem um leque de opções e pesquisam até encontrar a melhor, levando em conta diversos fatores, como qualidade, preço, comentários, posicionamento da marca, entre outros. 

Isso também atinge o interior organizacional, pois os colaboradores não desejam tarefas desestimulantes, mas sim procuram por desafios diários e um ambiente de trabalho acolhedor. “Se as empresas quiserem sobreviver à concorrência acirrada, elas devem fornecer valor excelente para as partes interessadas, tanto internas quanto externas, como seus funcionários, clientes, fornecedores e investidores”, contextualizou Marcelo Carreira, vice-presidente Go-To-Market América Latina da Access. 

Depois da crise sanitária, o mercado em geral precisou aderir ainda mais ao universo virtual. Isso acarretou uma pressão e levou 44% dos empreendimentos a investirem nos aportes tecnológicos, conforme pesquisas da Altimeter. Afinal, instituições com maior maturidade digital alcançam até 45% de crescimento de receita. Tamanha adequação trouxe a necessidade latente de contar com um time altamente especializado. 

Veja também: entenda mais sobre o mercado de tecnologia. 

Conheça cinco dicas para começar bem na área da programação

Em geral, experts são imprescindíveis para o dia a dia de qualquer corporação, independente do seu tamanho ou segmento. De acordo com um levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), haverá 800 mil novas vagas de emprego em tecnologia até 2025. 

Desse modo, para ajudar quem tem interesse em seguir por esse caminho, especialistas separaram algumas dicas valiosas. Observe: 

1) Invista em networking:

Para Isabela, sócia e COO (Chief Operating Officer) da Rocketseat, é preciso trabalhar as competências emocionais. “Participe de eventos, conheça outros devs (desenvolvedores) e construa relacionamentos valiosos para te auxiliar a crescer profissionalmente e alcançar seus objetivos. O sucesso na carreira de programação não é apenas sobre habilidades técnicas, mas também sobre construir relacionamentos. O networking é parte crucial desse processo e vai fazer toda a diferença”, explicou. 

Nesse sentido, o LinkedIn é uma ótima ferramenta, pois permite a conexão com experts de qualquer parte do mundo. Sendo assim, trabalhe para construir um perfil campeão e começar a se destacar na plataforma. Dessa forma, você atrai mais olhares e aumenta as chances de ser indicado para alguma posição. 

Nós recomendamos: o networking é importante para qualquer profissional. 

2) Tenha foco: 

É essencial saber em qual vertente voltar o seu aprendizado, tendo em vista o alto número de possibilidades nesse ramo. “Foque em ser o melhor em construir sua base em programação. Dominando os fundamentos e praticando muito, depois você aprende qualquer coisa”, orientou a COO da Rocketseat. 

Tem dificuldade nessa questão e quer melhorar? Leia: 10 dicas para ter mais foco. 

3) Construa um bom portfólio: 

Para ter menos dificuldades ao procurar vagas e ofertas, Isabela explica a relevância de reunir bons projetos. “Seu portfólio será uma das ferramentas mais importantes para você, principalmente se está iniciando nesse segmento. Se dedique muito a construir seu melhor ‘cartão de visitas’ possível”, recomendou. 

Afinal, assim como o currículo, ele costuma ser sua primeira impressão para a marca, por isso, deve chamar atenção do recrutador. Portanto, lembre-se de diversificar na sua amostra, busque o melhor já desenvolvido sobre cada aptidão. Também preste atenção ao layout para ser atraente e não se esqueça: jamais minta, pois é considerado falta de ética na aplicação de uma vaga. 

Não sabe onde hospedar seu documento? Veja: sites para construir seu portfólio.

4) Saiba por onde começar: 

Consoante a Mayk Brito, sócio e CCO (Chief Content Officer) da Rocketseat, é preciso iniciar pelo básico. “Comece seus estudos com uma linguagem de programação popular e amplamente utilizada. Na minha opinião, o JavaScript, pois você poderá criar sites, app, seja para web, desktop ou para celulares. Geralmente, ele será acompanhado do conhecimento de HTML, para estruturar a sua página e CSS, para dar beleza”, afirmou. 

Fique por dentro: quer entrar na área de tecnologia? Então, saiba mais! 

5) Procure aprimorar suas habilidades:

Com a rápida globalização, Brito explica como o futuro está ligado à sua capacidade de se capacitar constantemente. “A tecnologia evolui super rápido, então é importante se manter atualizado com as novidades criadas. Dê uma olhada em artigos, vídeos, influencers sobre programação e procure participar de eventos e conferências para estar ligado às últimas tendências”, indicou.

Confira uma grande perspectiva para o amanhã: lifelong learning: a habilidade de aprender é um diferencial.
Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete