Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
10-dicas-para-ter-foco

10 dicas para ter foco 

Notícia | 28/10/2019

Layane Bittencourt

Se pesquisarmos o significado da expressão “ter foco” no dicionário, temos como resposta “estabelecer um objetivo, um planejamento e ter persistência para atingir as metas”. Porém, esse é, definitivamente, um dos males do século XXI. Atualmente estamos cada vez mais conectados e muitas coisas demandam nossa atenção, assim, é normal deixar algo prioritário para depois.

Em meio aos desafios diários, ter um desempenho favorável é requisito valorizado pelas empresas. Portanto, desenvolver essa questão é fundamental. “Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”, considera o palestrante Paulo Leme Filho. Essa mesma frase se aplica ao nosso contexto pessoal e profissional, quando não sabemos, ao certo, quem somos e quais são os nossos sonhos, é fácil se perder.

Segundo o especialista, um profissional focado é quem consegue iniciar e terminar seu trabalho, sem interrupções, cumpre prazos, é menos impulsivo e tem o poder de manter sua concentração. “Ele trabalha avidamente para realizar as metas, uma a uma, e de acordo com o seu planejamento”, explica. Para o palestrante, não basta apenas estar compenetrado profissionalmente, em todos os âmbitos da vida, o indivíduo deve ter desejos e propor caminhos para concretizá-los.

Para isso, é essencial investir em autoconhecimento. Veja algumas dicas para melhor esse ponto:

1. Aprenda a dizer NÃO: o seu tempo é precioso, escolha estrategicamente seus afazeres e saiba priorizar funções;  
2. Ensaie mentalmente sua tarefa: visualize o processo e não fique obcecado pelo resultado;  
3. Mantenha sua energia para cima: se dedique, mas também descanse para renovar sua criatividade e produtividade;
4. Não seja multitarefa: evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo, se envolva com uma e dê o seu melhor;
5. Aumente sua força de vontade: mantenha-se motivado e resista às tentações, isso te ajuda a não se distrair;
6. Crie o foco automático: desenvolva hábitos regulares e rotinas simples para fazer uma função mais naturalmente.
7. Torne o ambiente favorável: organize seu espaço para lidar com interrupções e imprevistos;
8. Faça atividades físicas: separe um tempo para oxigenar o cérebro e clarear os pensamentos. Manter o corpo em movimento só trará benefícios.
9. Conheça os seus limites: trabalhar exaustivamente, não se alimentar, criar um isolamento social, tudo isso impacta negativamente. Saiba quais são as suas barreiras;
10. Comemore: você precisa ser recompensado no percurso para não se tornar um fardo. Ter algo como um prêmio no final de cada obstáculo ou um pequeno mimo faz você se engajar.

A estudante de publicidade e propaganda da Universidade Unigranrio, no Rio de Janeiro, Lorena Giudicelli, é o tipo de pessoa organizada. A jovem gosta de se programar com antecedência e evita a procrastinação. “Gosto de anotar as datas de entregas e avaliar quais os caminhos e questões necessárias para finalizá-las. Quem se atrapalha, atrasa o serviço e atrapalha o grupo em geral”, conta.

E você? Tem dificuldade para terminar suas atribuições? Veja essa matéria com as nossas dicas. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete