“Ser um eterno aprendiz” já virou um ditado popular e agrega muito sentido no contexto profissional. Estar aberto a sempre conhecer tópicos e capacidades novas é imprescindível para se manter como um perfil relevante para companhias de todos os setores. Dessa maneira, o lifelong learning pode ajudar. Entenda!

Carreira e recursos humanos

Para Bárbara Camargo, gerente de talent experience do Grupo Movile, esse termo reflete fortemente nas discussões sobre carreira e recursos humanos. “A expressão pode ser definida como a habilidade de aprender a aprender e continuar pela vida toda. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a educação é um ponto crítico para o crescimento da economia e para promover a inclusão de oportunidades futuras para todos. Por isso, é importante pensarmos nela no período atual e no seu impacto no mercado de trabalho”, explica.

Tecnologia é uma agente de mudança

De acordo com a especialista, os avanços na computação vêm modificando as relações profissionais, exigindo inovações na instrução e no perfil das pessoas. “Nesse cenário, lifelong learning e iniciativas de reskilling (requalificação) serão chaves para garantir oportunidades para os trabalhadores e também para as empresas, as quais precisarão de acesso a talentos qualificados para atuar nos novos campos”, expõe.

Se preparando para o futuro

Conforme um estudo feito pelo Institute For The Future (IFTF), 85% das ocupações previstas para existir em 2030 ainda não foram criadas. “Para dar conta desse cenário, é preciso não ter a educação formal como a única fonte de conhecimento, pois ela não atende sozinha toda a demanda atual. É crucial entender como a aprendizagem é infinita, cenários mudam o tempo todo e devemos acompanhar as evoluções”, garante Bárbara.

Matheus Andrade está se preparando justamente para novas realidades. Estudante de administração no Rio de Janeiro, ele fala sobre como tem procurado especializações extras para rechear o currículo. “O mundo está mudando muito rápido e a gente precisa acompanhar isso da melhor maneira possível. Não posso me contentar apenas com o diploma para isso”, compartilha.

Invista em você!

De acordo com uma pesquisa da Korn&Ferry, pessoas com capacidade de expandir sabedorias rapidamente têm duas vezes mais chance de serem promovidas, por acompanhar melhor as transformações frequentes. “Por falar em mudanças, vivemos um momento inédito de crise, capaz de ajudar quem deseja colocar em prática o aprendizado constante. Uma grande parcela da população ficou em casa e com isso pode conseguir um pouco mais de tempo para se dedicar aos estudos. Não faltam lives, eventos e conteúdos para se atualizar”, defende a gerente.

O que são soft skills?

Nesse contexto, corporações também podem - e devem - contribuir, incentivando esse tópico para seus colaboradores, fornecendo ferramentas e materiais de qualidade capazes de os ajudar nessa jornada. “Um exemplo disso é compartilhar conteúdo em diversos formatos, elaborado para esse fim, como podcasts, cursos on-line ou e-mails informativos com a base de talentos. Promover trocas entre as equipes, com indicações de links, vídeos e livros é outra forma simples de ajudar no desenvolvimento de todos”, compartilha a especialista. Ações como promover a participação dos times em eventos e incentivar líderes a criarem planos de desenvolvimento mais robustos também podem entrar na discussão.

Para quem quer começar a explorar esse assunto, as dicas da especialista são:

- Escolher bem as fontes de estudo

- Ter claras as habilidades necessárias para seu desenvolvimento

- Optar por temas para colocar em prática em curto prazo

- O estudo teórico é apenas 10% do aprendizado, então aplicá-lo é vital

“Sempre quando possível, una tudo isso a seus gostos e interesses pessoais, com temas capazes de te despertar a vontade de saber mais. Assim, a tarefa, mesmo se parecer assustadora, se torna um hábito prazeroso e recompensador”, conclui.

Entenda a relevância das soft skills: competências comportamentais. E aí, você vai colocar os conceitos em prática?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe