Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
linkedin-como-fazer-um-perfil-campeao

LinkedIn: como fazer um perfil campeão?  

Notícia | 23/05/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: as redes sociais também ganharam espaço no mercado de trabalho. Isso porque, após ser impulsionada pela pandemia, tornou-se quase impossível estar presente on-line e não ter uma mídia como essa. Nesse sentido, as empresas passaram a procurar seus talentos por meio desses canais. Por isso, entenda como utilizar o LinkedIn para fazer um perfil campeão e fique por dentro de dicas de empregabilidade! 

Conheça alguns erros muito comuns no LinkedIn

Segundo Jéssica Simões, LinkedIn Creator e especialista em reputação de marca pessoal para lideranças, diariamente a questionam sobre as melhores estratégias. “Sempre me perguntam como usar essa rede social de maneira assertiva, seja para buscar um emprego, transição de carreira, usar como fonte de captação de leads e até para propagar uma marca empregadora ou pessoal”, comentou. 

Afinal, são inúmeras possibilidades de ser visualizado nesse veículo comunicacional. Por isso, Jéssica elencou algumas dúvidas e recomendações. Veja:

 

1) Não é uma rede social apenas para procurar emprego:

Como citado, há vários benefícios de ter uma página nesse meio. Entre eles podemos apontar fazer contatos, tanto com pessoas da sua área quanto de outras, encontrar novos clientes, se conectar com quem você admira para consumir conteúdos de alta qualidade, ter acesso a informações para todo o universo laboral e também se mostrar, fazendo um bom marketing pessoal. 

Veja também: Instagram e LinkedIn são foco na procura por oportunidades

2) Foque em ter um perfil completo: 

Criar um perfil bem estruturado é essencial. “Não ignore nenhum campo, desde o ‘sobro’, uma foto bem iluminada e recente, até a descrição das suas experiências. Ative o modo criação, deixe seus dados de contato disponíveis e atenção: se você tem o endereço preenchido, retire imediatamente por questões de segurança, ninguém precisa ter acesso ao seu local de trabalho ou residência”, aconselha Jéssica. 

Curtiu o assunto e quer mais dicas? Leia: como ter um perfil de destaque no LinkedIn

3) Sempre atualize as experiências de trabalho

Para a estrategista de LinkedIn, essa indicação é principalmente para quem está em busca de uma posição de sucesso ou em transição de carreira. “Já perdi as contas de quantas vezes abordei alguém e recebi a seguinte resposta: ‘poxa, não trabalho mais nessa empresa e nem tenho mais esse cargo’, com o ‘OPEN TO WORK’ gritando no perfil”, evidenciou. 

Por isso, fique atento. “Atualize este campo, descreva as atividades desenvolvidas da maneira mais clara possível. Lembre-se: o LinkedIn é uma rede social de palavras chave, quanto mais você escreve mais ele vai aparecer nas pesquisas, seja dos recrutadores ou de pessoas interessadas nos seus serviços”, recomenda Jéssica. 

Leia também: LinkedIn: como fazer networking?

4) Perfil parado não tem resultado: 

É fato: quanto mais você aparecer mais será lembrado, pois movimenta o alcance da sua página. “A grande vantagem sobre postar por aqui é o Linkedin ser uma rede social focada na produção de conteúdos escritos. O ideal é um post por dia, fotos e imagens são bem vindas, mas não determinam muita coisa. Se o seu conteúdo é bom, não importa seu cargo, ele será evidenciado de alguma maneira”, pontua a LinkedIn Creator. 

Receba mais dicas: use as redes sociais para alavancar sua carreira. 

5) Compartilhe conteúdo relevante: 

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre quais conteúdos compartilhar. “Sempre sugiro você falar das coisas nas quais realmente tem domínio, começando pela sua área de atuação, tendências, matérias, pesquisas, enfim”, afirma Jéssica. Evite falar sobre coisas além da sua alçada, você pode correr o risco de entrar em alguma polêmica e não conseguir mais sustentar o seu discurso. 

Fique por dentro: redes sociais e o mercado de trabalho. 

6) Segmente sua base de contatos: 

“Não adianta ter um perfil bem estruturado, publicar conteúdos diários, se você sabe para quem! Você vende para quem? Quer atingir qual público? Veja o LinkedIn como uma grande CRM da vida”, alerta a especialista. Com uma visão mais estratégica, é possível alcançar melhores resultados e até falar com pessoas importantes nas quais você jamais conseguiria uma ligação. Em suma, o LinkedIn recomenda uma rede com 300 a 500 conexões, para ser meramente sólida. Dessa forma, comece a se conectar com os seus colegas de trabalho e com o pessoal da universidade. 

Veja também: os prós e contras das redes sociais para conseguir uma vaga. 

Cada vez mais as redes sociais são foco na hora da contratação

De acordo com uma pesquisa do Nube, o WhatsApp é a rede social mais frequentada, com 57,51% dos votos. Logo em seguida está o Facebook, com 23,23%, então o Instagram com 9,73% e só então o LinkedIn, com 2,13%. Ou seja, o público é majoritariamente encontrado no Instagram. 

Para a CEO do Clube da Fala, Laila A. Wajntraub, é preciso estar atento à maneira como se comporta nesse mundo digital para evidenciar suas melhores competências. “Hoje, o diferencial para conseguir uma vaga pode ser a comunicação, tendo em vista como a pessoa se expressa”, comentou. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Logo iremos abrir as inscrições, por isso, fique de olho! 

Conte conosco para alcançar o sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete