Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
entenda-mais-sobre-o-mercado-de-tecnologia

Entenda mais sobre o mercado de tecnologia 

Notícia | 16/09/2022

Rodrigo Barreto

A cada dia a tecnologia se faz mais presente na vida da população. Afinal, ela proporciona conforto, agilidade, praticidade e economia para todos. Também facilita processos tradicionais do cotidiano. Por isso, as empresas buscam colaboradores qualificados nessa área para alcançar o sucesso. No entanto, muitas enfrentam dificuldades para encontrar estagiários ou funcionários para essa tarefa.

A carreira no mundo digital

O segmento se destacou no cenário econômico dos últimos anos, pois souberam lidar com o impacto da inflação e da desvalorização das principais moedas do mundo, mantendo o seu crescimento em termos de receitas, usuários, novos produtos e aplicações. Contudo, esse movimento pode ser afetado principalmente por conta de dois fatores: falta de mão de obra especializada e baixa oferta de ferramentas de aprendizagem de qualidade nas principais universidades, especialmente na América Latina.

No Brasil, em 2022, o setor deve ter 133 mil vagas abertas e não preenchidas, segundo estimativa da Associação das Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais - Brasscom. Com apenas 55 mil discentes formados por ano, o país pode sofrer um “apagão tecnológico”, enquanto chega a cerca de 800 mil oportunidades até 2025.

Os postos de trabalho associados ao universo digital têm sido vistos como um plano B para quem decide sair de carreiras tradicionais e seguir outros caminhos. Para entender melhor o cenário, confira alguns motivos para essa tendência:

Home office: segundo pesquisa da CondinGame, 70% dos desenvolvedores de software preferem atuar remotamente. Atualmente, é possível realizar as tarefas diárias de qualquer lugar, com acesso a oportunidades no mundo todo, sem se preocupar com a cidade de residência. Ao mesmo tempo, podem desfrutar de uma autonomia para conquistar um maior equilíbrio entre a rotina profissional e a vida pessoal.

Bons salários: em termos de remuneração, essa indústria oferece quantias acima da média comparadas às demais.

Contratação mais rápida: por conta do crescimento exponencial da transformação digital, automação e do e-commerce, a procura por novos talentos está em alta, seja para estagiário ou efetivo.

Educação e treinamentos não tradicionais: diferente dos cursos mais clássicos, existem certificações on-line com duração de poucos meses para adquirir o conhecimento e habilidades necessárias, acelerando a entrada no mercado.

Mais oportunidades de crescimento: a maioria das vagas é focada na melhoria de processos, obtendo resultados rápidos e agilizando a gestão das atividades. Esses indivíduos estão em constante aprimoramento de suas competências técnicas e humanas, permitindo o acesso a cargos com maiores responsabilidades e, consequentemente, maiores salários. Além disso, graças a consolidação do modelo remoto, existe a possibilidade de concorrer a vagas em outros países.

Como iniciar a carreira nessa área?

Segundo relatório da Gartner, os gastos mundiais com TI deverão totalizar 4,5 trilhões de dólares em 2022, representando um aumento de 3% em relação a 2021. Por isso, quem pretende trilhar nesse rumo, precisa ficar atento, em constante aprendizado e de olho nas inovações. Afinal, essa esfera muda a cada dia e surgem novidades.

De acordo com o chief network officer da Andela, Álvaro Oliveira, um dos perfis mais bem cobiçados pelos recrutadores é alguém atualizado em relação às linguagens de programação e às características do mercado. Para ajudar nesse processo, Oliveira especifica dicas primordiais para quem deseja ter sucesso nessa categoria.

Conhecer as áreas e funções desejadas e definir objetivos: o primeiro passo é visualizar quais são os campos de interesse. “Por ser um ramo amplo e com infinitas subdivisões, definir o nicho de atuação é um ponto fundamental para obter êxito mais facilmente, além de estabelecer os principais objetivos”, explica o especialista. Dessa forma, a próxima etapa é desenvolver as suas capacidades acerca das funções a serem desempenhadas.

Dedicação aos estudos e busca de estágio na área: os cursos técnicos e superiores, por sua vez, são essenciais para aprender com professores capacitados e experientes, possibilitando um aprofundamento para entender um pouco de tudo. “Posteriormente, quando o estudante já adquiriu determinado conhecimento no decorrer dos estudos, o estágio é outro passo indispensável para vivenciar o cotidiano e a realidade de seu futuro. Trata-se de uma prática eficiente de conquistar vivência e ingressar no universo corporativo”.

Curiosidade e atenção às tendências do mercado: o executivo recomenda se atentar para as carências das organizações, como as funções com escassez de talentos para serem realizadas. “Se você deseja se destacar, atributos como front-end, back-end, desenvolvimento de aplicativos e sistemas, engenharia de software e gestão de TI são só alguns exemplos para contribuir no currículo (CV)”. Aprimorar saberes, obter especializações e contemplar as novidades são determinantes para a evolução.

Formados em TI conseguem emprego mais fácil

De acordo com a Avaliação de Empregabilidade de Graduados Recentes realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior - ABMES, 82% dos formados na área de TI estão empregados, com salários de até 5 mil reais. O intuito da pesquisa é conferir se as universidades estão formando bons profissionais.

No entanto, diversas companhias sofrem com a dificuldade para preencher as lacunas em seus times. A coordenadora de RH da ACOM Sistemas, Simone Borges, chama atenção para um fator. “É interessante notar no CV da maior parte dos candidatos uma característica muito peculiar: a grande maioria deles fica em média seis meses em uma corporação. A migração é muito alta e isso nos alertou”, diz.

Conforme explica a coordenadora, a volatilidade foi amplificada na pandemia pelo aumento das demandas de soluções inteligentes. “A procura por candidatos mais qualificados ampliou as disputas entre as companhias. Isso levou à adoção de novas estratégias, seja na procura e até mesmo, na formação de colaboradores adequados às políticas do local”.

O desejo pelo home office ou jornada híbrida, também tem sido uma requisição comum. “É comum ouvir nas entrevistas pessoas abandonando o emprego presencial, pois o formato on-line permite mais economia. Afinal, não há gastos com alimentação em restaurantes e o tempo é mais bem aproveitado, porque não existe a necessidade de deslocamento, por exemplo”, finaliza Simone.

Portanto, se você deseja seguir essa carreira, fique de olho nas tendências do segmento, se prepare e largue na frente da concorrência. Caso esteja em busca de vagas de estágio ou aprendizagem, acesse o nosso painel de vagas. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete