Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-vida-financeira-e-o-ingresso-ao-ensino-superior

A vida financeira e o ingresso ao ensino superior 

Notícia | 06/02/2023

Ana Clara Lima

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) sobre quem paga os custos de seus determinados estudos, 39,52% dos entrevistados arcam integralmente com tudo. Para outros 34,47%, felizmente o curso é gratuito. Enquanto isso, 18,33% dispõem da família para lidar com as despesas e, por fim, 7,68% é responsável por uma parte e outra pessoa custeia o restante. Nesse contexto, fica nítido como grande parcela da população enfrenta dificuldades monetárias, haja visto o fato de muita gente não conseguir uma vaga nas universidades públicas e, consequentemente, optar pela rede privada para se capacitar. Sendo assim, fique por dentro de algumas dicas para garantir a tão sonhada conquista do diploma em meio aos altos valores das instituições de ensino. 

A tão sonhada conquista do diploma

Ao longo dos anos, a sociedade passou a valorizar cada vez mais os estudos. Seja pelo desejo em se especializar em alguma área específica ou busca por uma ascensão social, a faculdade tornou-se um pré-requisito em grande parte das profissões. Afinal, o diploma pode garantir uma maior empregabilidade e vantagem salarial em relação àqueles com apenas o ensino médio completo ou até mesmo incompleto. Pensando nisso, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) levantou dados de 46 países e comprovam como a graduação permite uma remuneração média 144% maior. 

Ademais, a Pesquisa de Inadimplência no Ensino Superior Privado, publicada pelo Semesp, demonstra como o retorno gradativo das aulas presenciais resultou em uma queda de 1,5% da inadimplência no Brasil se comparado a 2022, porém ainda mantém o alto patamar de 8,7%. Outro ponto interessante foi a diminuição de 11,1% no atraso das mensalidades no início do ano passado. Juntamente disso, também houve uma redução de 8,2% nos cursos de EAD. 

Desse modo, o planejamento e a consistência são a peça-chave para evitar a evasão escolar e até mesmo permitir uma qualidade de vida. “O primeiro passo a ser dado é programar como utilizar o dinheiro para ficar em dia com as faturas. Para isso, o ideal é fixar um limite de gastos mensais, e comprar conscientemente, de acordo com suas possibilidades, como forma de impedir a falta de recursos durante a trajetória acadêmica. Se você toma consciência de onde quer chegar, fica mais fácil e motivador fazer escolhas das quais podem resultar em economizar dinheiro”, pontua Felipe Chanes, head de controladoria do Pravaler. 

Fica nítido, portanto, como a formação acadêmica não é fácil e demanda uma certa habilidade dos educandos em superar os desafios da rotina. Por meio de resiliência e foco, é possível combater o cansaço físico e mental desses longos anos. Por essa razão, é tão importante prezar pelo máximo de consciência dos gastos para evitar futuras dificuldades nesse quesito.

O cenário econômico brasileiro

Conforme um levantamento da Provu, fintech de meios de pagamento e crédito pessoal, 97,7% dos participantes acreditam na melhora de sua vida financeira esse ano. Dentre as motivações de tal desenvolvimento, está a expectativa de uma organização pessoal mais eficiente (65,9%), novo emprego ou aumento salarial (25,9%), seguido de perspectiva econômica no país (8,2%). Logo, fica claro como o cenário atual é de grande expectativa para o povo. 

Além disso, os brasileiros estão esperançosos com o pagamento de suas dívidas, levando em consideração os 68,5% respondentes dos quais começaram o ano endividado e, dentre eles, 95,2% acreditam na quitação de tudo ainda em 2023. Embora esse seja um momento de otimismo, o desempenho da economia nacional é uma preocupação para 50% dos envolvidos. Seguido da desorganização individual (28,8%) e desemprego (21,2%). 

Nesse sentido, percebemos como esse é um tema em alta no território nacional e independentemente da classe social é preciso estar devidamente situado nas previsões econômicas. “Esse levantamento mostra como as pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de ter controle sobre sua vida financeira e de se organizar e planejar melhor e, como consequência, ter melhores condições”, comenta Marcelo Ramalho, CEO da Provu.

A educação financeira é uma aliada!

Hoje em dia, adentrar a universidade pública é uma grande meta para uma parcela significativa dos jovens ou até mesmo para indivíduos em transição de carreira. Dessa forma, os vestibulares representam a principal maneira de concorrer a uma vaga. No entanto, a desigualdade na qualidade da educação pelo país limita uma entrada igualitária dos alunos. Assim sendo, os interessados em se tornar universitários vão em busca de alternativas das quais cabem no bolso. 

Dessa maneira, cada indivíduo consegue escolher a maneira mais adequada a sua realidade. “O financiamento estudantil privado, por exemplo, já ajudou mais de 250 mil educandos a transformar suas vidas por meio da educação. Esse produto dispõe de opções sem juros, e permitem ao aluno pagar valores referentes à metade da mensalidade no dobro do tempo sem o risco de acúmulo dos boletos. É uma alternativa ao Fies, inclusive, não exige participação no Enem, pode ser solicitado em qualquer época do ano, além de ser aceito em cursos tanto presenciais quanto EAD”, enfatiza Chanes. 

Torna-se evidente, portanto, a indispensabilidade de obter um controle dos gastos. Nessas horas, o estágio pode ser um grande aliado no custeamento e até mesmo na inserção no mercado de trabalho. Afinal de contas, esse é o ato educativo escolar supervisionado no meio laboral. Nele, a teoria e prática se unem em prol do desenvolvimento dos futuros trabalhadores do país. A partir de uma carga horária específica e bolsa-auxílio, é viável equilibrar os estudos com a carreira. Por isso, correr atrás das oportunidades é fundamental!

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. No nosso sistema você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

O Nube incentiva a educação financeira!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete