Manter as contas em dia já é uma tarefa árdua para a maioria dos brasileiros normalmente, mas, depois de outro ano ainda dominado pela pandemia, o impacto ainda é sentido na economia e no bolso de muitas pessoas, além de países ao redor do mundo. Assim, organizar as finanças é a meta de muita gente para 2022, sejam estagiários, aprendizes ou quem atua no mercado como CLT.

Só para ter uma ideia do quanto 2021 foi difícil para a população, dados divulgados em dezembro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indicou o endividamento das famílias brasileiras com alta preocupante. Agora, 74,6% dos núcleos têm contas pendentes.

Para muitos, entre os escopos e projetos para os próximos 365 dias, está o planejamento dos ganhos e gastos. Para auxiliar nessa empreitada, Laércio Barros da Rocha, gerente Cactvs - unidade de São Paulo, relaciona cinco atitudes capazes de transformar a saúde do seu bolso. Veja:

5 dicas para organizar sua vida financeira em 2021

  1. Crie o hábito de anotar todos os seus gastos e rendimentos. “Anotar tudo a ser pago e quanto se tem para receber é o primeiro passo. Parece simples - e é. E justamente por ser tão básico, muitas pessoas ignoram essa fase do planejamento e acabam se atrapalhando na organização. Por isso, a primeira dica é nunca pular essa etapa”, destaca o gerente.
  2. Priorize o pagamento de dívidas. “Se estiver no vermelho, antes de pensar em guardar dinheiro, é preciso quitar as pendências. Primeiramente, dê atenção àquelas mais caras e com juros mais altos. Outro exercício é separar as contas por data de vencimento e quantidade de prestações restantes para a conclusão. Essa estratégia é importante porque você sabe como, no começo, o montante a ser destinado para se ver livre é maior – mas tudo bem, porque você iniciou o ano decidido a se regrar e isso vai ser um incentivo a mais para conseguir fazê-lo. Passado esse período, além de ficar feliz por estar se libertando desses compromissos, você terá o incentivo de ter mais dinheiro sobrando no seu orçamento para investir em algum projeto pessoal”, pondera Rocha.
  3. Faça escolhas. “Se você está vendo a impossibilidade de liquidar as despesas mensais, foque primeiro nas mais essenciais, como aluguel, contas de luz, água e alimentação. Para as demais, tente negociar com seus credores, mas só assuma o compromisso se você tiver condições de arcar. Não adianta ligar sempre para barganhar a mesma dívida”, aconselha. “Fazer escolhas menores e pontuais também é necessário, ao menos até colocar as contas em dia. Por exemplo, troque produtos por similares mais baratos no supermercado ou escolha assistir um filme em casa, ao invés de gastar saindo para jantar fora ou fazer algum passeio, como cinema ou barzinho”, complementa.
  4. Saúde é essencial. “A pandemia nos lembrou o quanto cuidar da saúde é fundamental. Além disso, você só vai conseguir trabalhar para pagar as contas, se estiver com a saúde em dia. Portanto, crie hábitos como praticar atividades físicas e faça check-up regulares, com acompanhamento médico e exames periódicos para garantir o bom funcionamento de tudo”, alerta o gerente da Cactvs. 
  5. Estabeleça metas. “2021 serviu também para nos lembrar o quanto estar vivo é uma dádiva e precisamos celebrar isso. Claro, de forma consciente e ponderada. Você sobreviveu a este período tão difícil, mas não é preciso sair gastando desgovernadamente. Lembre-se da relevância de transformar seus sonhos em realidade. Por isso, estabeleça planos de curto, médio e longo prazo. Isso vale para aquele encontro com os amigos no final de semana, uma viagem e para aquele projeto de comprar uma moto, um carro ou uma casa. Com disciplina e organização, eu garanto: você conseguirá realizar todos os seus desejos”, indica.

Para o estagiário de relações públicas, Thiago Freitas, nesse começo de trajetória no mundo profissional, é fundamental já ter noções de gestão de lucros e dividendos, justamente para construir sua independência. “Tenho milhões de escopos e preciso de foco, além de disciplina, para alcançá-los”, conclui. 

Você sabia que os jovens estão buscando cada vez mais conhecimento financeiro?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe