Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
educacao-financeira-e-indispensavel

Educação financeira é indispensável 

Notícia | 02/11/2023

Laura Pereira

Saber lidar com dinheiro é fundamental para qualquer estagiário, aprendiz ou efetivo. Isso porque a educação financeira é um diferencial para aumentar a sua qualidade de vida e melhorar aspectos essenciais da rotina. Nesse sentido, se você começou a receber bolsa-auxílio por agora, saiba da necessidade de sempre controlar seus gastos para não passar nenhum tipo de sufoco. Sendo assim, descubra dicas valiosas e fique por dentro do assunto!                                                                     

Você tem um bom controle financeiro? Veja as estatísticas

Essa foi a questão apresentada para cerca de 30 mil participantes. Segundo a pesquisa do Nube, 54% ressaltam ter um bom controle financeiro, pois fazem as contas para saber quanto possuem e só gastam se tiverem o valor para isso e 24% concordam, criam planilhas e se organizam para saber se podem comprar algo novo. Já para 18% isso depende, afinal, procuram se controlar, mas de vez em quando, deslizam na missão. Por fim, 2% admitem sempre torrar tudo e depois ficarem no vermelho. 

Outra pesquisa do Nube perguntou para, aproximadamente, 10 mil respondentes: “o que você faz com seu dinheiro?”. Como resposta, 37% aplicam para ter segurança de um futuro melhor. Já 33% também fazem poupanças, mas essa parcela não dura muito. Por fim, 22% pagam todas as dívidas e elas não acabam, perdurando para o próximo mês, e, por fim, 5% gastam tudo, sem precedentes. 

Para aqueles capazes de guardar o montante, o Nube questionou os motivos. Como resultado, 39% ressaltam a poupança, 32% economizam para não passar apuros, 11% querem quitar todas as contas e 9% sonham com a aposentadoria e uma previdência privada. Enfim, 5% anseiam por reduzir as despesas.                                                                                                           

De acordo com a educadora financeira e proprietária da consultoria Dream Company Finanças, Andreza Stanoski, é preciso estudar sobre o tema. “Primeiro, a vida me deu um chacoalhão. Depois disso, fui buscar conhecimento”, comentou. De um histórico de perrengues, ela conseguiu dar a volta por cima e se tornar palestrante em gestão orçamentária.                                             

Para quem está chegando no mercado de trabalho agora, a consultora de educação financeira na Zetra indica o livro “Terapia financeira”, de Reinaldo Domingos. Conforme ela, o exemplar traz uma reflexão: “a partir de hoje, se você não tiver sua renda atual, por quanto tempo duraria sua condição? Essa tese do autor me chocou. Foi um ‘acorda’. Se eu não fizer um ‘pé-de-meia’, como estarei no futuro, daqui dez, 20 anos? Precisarei recorrer a bicos a vida inteira?”, contextualizou. 

Por outro lado, Rogério Silva, CEO (Chief Executive Officer) do Cebrac, cita dicas relevantes para você conquistar sua independência profissional com melhores práticas financeiras. “O primeiro passo é organizar seus gastos antes de tomar uma nova decisão. Depois, é muito importante fazer um plano de carreira, entender onde você está e quer chegar, definindo metas palpáveis”, finaliza. 

Gostou das dicas? Se estiver precisando de auxílio para decolar na carreira, conte conosco! Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!                                                                      

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete