Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
educacao-financeira-e-importante-para-qualquer-profissional

Educação financeira é importante para qualquer profissional 

Notícia | 08/08/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: focar em elaborar um bom planejamento financeiro é fundamental para qualquer estagiário, aprendiz ou efetivo. Isso porque cuidar dos gastos é um grande diferencial para manter o bem-estar e aumentar a qualidade de vida, de modo a facilitar a conquista de seus objetivos. Nesse sentido, é crucial aprender desde cedo como melhorar seus métodos. Sendo assim, descubra dicas e entenda mais sobre o assunto! 

Qual a importância de ter uma boa educação financeira? 

Em geral, saber investir não é importante somente para os adultos. Afinal, as crianças também se beneficiam quando aprimoram essa habilidade, ajudando-as a consumir com consciência. Segundo uma pesquisa, feita em 2021 pela Leve, mais da metade dos brasileiros não sabem se organizar para realizar suas metas de longo período. 

De acordo com o estudo, 52% dos entrevistados não possuem ou não sabem como montar um cronograma financeiro para os próximos anos. Além disso, 46% disseram não se sentirem confiantes para estabelecer sonhos de longo prazo. 

Para Ricardo Correa, coordenador do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Arquidiocesano, essas estatísticas assustam. “O objetivo da educação financeira para crianças é ensiná-las o valor do dinheiro e como elas podem usá-lo de modo a ter uma relação saudável com as finanças na fase adulta. Isso envolve a capacidade de se planejar, reconhecendo as diferenças entre desejos e necessidades”, comentou. 

O Colégio Marista Arquidiocesano propõe diversas oficinas de educação financeira para seus alunos e mostra bons resultados a partir disso. “Esses assuntos dialogam com os conteúdos das disciplinas formais ensinadas. Com a linguagem adequada para cada faixa etária, é possível mostrar aos alunos como lidar com as finanças do dia a dia”, afirma o coordenador do NAC.

Primeiramente, o tema pode começar a ser abordado de forma leve e lúdica, incentivando os pequenos a guardarem as moedinhas em um cofrinho bem desenhado. Com o tempo, é possível incluir novas responsabilidades, como pagar o lanche da escola. Esses ensinamentos possuem influência diretamente com o futuro do profissional e já demonstram como criar um orçamento, poupar e injetar capital da melhor forma, principalmente para quem visa ser um empreendedor de sucesso. 

Para Correa, isso impacta toda a sociedade. "Trabalhar de forma transversal e aprender como lidar com o próprio dinheiro beneficia não somente os alunos, mas também os professores, pais e toda a comunidade”, finalizou. 

Quer saber mais? Veja: controle financeiro: jovens investem em planejamento. 

Como os jovens cuidam do dinheiro atualmente? 

Para investigar essa questão, o Nube trouxe dois levantamentos. Conforme uma pesquisa com cerca de 10 mil respondentes, 37% fazem aplicações para ter segurança no futuro. Já 33% poupam uma pequena parte, mas dura pouco, 22% pagam as dívidas e elas não acabam nunca e 5% gastam tudo. 

A fim de contextualizar ainda mais, o Nube perguntou: “se você guarda dinheiro, qual é o objetivo?”. Como resposta, 39% de aproximadamente 21 mil entrevistados comentaram sobre guardar, 32% querem economizar para não passar apuros, 11% anseiam por quitar suas obrigações, 9% terem uma previdência e 5% reduzirem as despesas. 

Consoante a Dani Carvalho, fundadora da Dinheiro é Meio, é preciso fazer uma reflexão. “Se o dinheiro fosse seu namorado, como você descreveria a relação de vocês? Esse é o tipo de pergunta feita nas minhas palestras e workshops”. Para ela, as devolutivas costumam ser reveladoras. “Parecem com enredos de músicas sertanejas: completamente passionais e envolvendo desejos, expectativas e, especialmente, emoções”, comentou. 

Leia também: controle financeiro é uma dificuldade para muitos. 

Saiba como melhorar seu controle financeiro

Em geral, é preciso levar em conta a individualidade de cada cidadão. “Procuramos um manual passo a passo e eles são importantes, mas ignoram o fato de 85% de nossas decisões serem baseadas em nossas emoções”, pontuou Dani. Isso porque os aspectos subjetivos são responsáveis por grande parte da nossa relação com o capital. 

Dessa forma, é crucial focar no autoconhecimento. Afinal, talvez você não precise gastar mais para transformar a sua atual realidade. “Por isso, convido a uma reflexão de forma leve e prática sobre essa interação, completando frases como: pessoas com muito dinheiro são...? Essa é apenas uma delas, dentro muitas questões para possibilitar a percepção e entendimento pessoal de cada um”, observou a fundadora da Dinheiro é Meio. 

Isso, muitas vezes, leva a comportamentos particulares para avaliar a maneira como cada um cuida de seus bens e recursos. Isso porque, dificilmente, o financeiro é visto como algo neutro. “Atribuímos a ele significados positivos ou negativos. Por exemplo, algumas mulheres respondem o quanto pessoas ricas podem ser arrogantes, outras, são batalhadoras”, exemplificou Dani. 

Nesse sentido, é essencial compreender o quanto a relação emocional existe para iniciar o cuidado com ela. “É necessário se observar, se conhecer e aprender mais sobre planejamento, essas características são fundamentais para uma prosperidade financeira sustentável”, comentou a expert. 

Curtiu o assunto e quer explorar mais essa vertente? Nós recomendamos: invista em educação financeira e alcance o sucesso! 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete