Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-estagio-e-suas-vantagens-para-a-pratica-academica

O estágio e suas vantagens para a prática acadêmica  

Notícia | 18/07/2022

Larissa Almeida

 

As vantagens do estágio para a prática acadêmica

O estágio é um exercício visado pelos estudantes, seja de ensino médio, técnico ou superior. Essa etapa classifica-se como um momento para conhecer as atividades e atribuições de um determinado cargo. Incluídos nessa modalidade estão os jovens a partir dos 16 anos, sem idade máxima de participação. Se você busca ingressar na categoria,   saiba quais as vantagens e entenda o porquê dele ser o sonho dos discentes. 

 

Aprendendo além da grade curricular 

Assim como é descrito na lei n° 11.788/2008, o ato de estagiar tem o objetivo de agregar conhecimento do mundo corporativo, intercalado com as tarefas acadêmicas. Em suma, o maior benefício proporcionado por esse programa está no contato com a área profissional aspirada.

O graduando em história, Gustavo Henrique da Silva, conta sobre as suas expectativas para o momento: “quando entrei na faculdade esperava muito pela experiência da sala de aula e me conectar com o meio no qual estou me preparando para trabalhar. Agora, não tenho dúvidas! É uma ótima aplicação antes de iniciar como professor, pois vejo todos ao meu redor como a chance de tirar uma lição”, relata. Ele também faz uma avaliação dessa jornada. "Um dos ensinamentos passados por todos os colegas da profissão é ter paciência para tudo, desde ensinar, instruir e conversar.Pude compreender como a educação não traz resultados imediatos. Sendo assim, aplico a moral da história em meu cuidado pessoal”, destaca.  

 

Experiência não é uma das exigências

Outro ponto merecedor de destaque é a não exigência de uma habilidade na rotina de trabalho prevista. Pensando nisso, a coordenadora pedagógica Luzia Feitosa, aponta os critérios selecionadores do candidato. “Eu os analiso pelo seu perfil e comprometimento demonstrado e me mantenho à disposição para sanar qualquer necessidade ou interrogação. Ou seja, procuro ser parceira”, conclui. 

A postura de suporte da pedagoga não é exclusiva, mas um elemento obrigatório para as organizações sujeitas a esse tipo de contrato. Seguindo as determinações da legislação, a supervisão do lecionando ocorre em dois instantes: na sede da empresa e em sua própria instituição de ensino. Desta forma, o novo colaborador é orientado a cumprir com as funções definidas em seu TCE, termo de compromisso de estágio.Com essa informação, desmistificamos a necessidade de ser um expert para acessar a posição. Naturalmente, os erros e dificuldades da jornada são previstos pelo gestor. 

Silva conquistou sua vaga em uma escola de ensino fundamental II, como forma de tranquilizar o futuro estagiário, ele explica. “Eu imaginava um ambiente mais burocrático, porém possuo liberdade em realizar afazeres voltados para a educação das crianças. Isso foi algo de grande surpresa como também me incentivou a agir da melhor maneira possível”, afirma. "Encontrar-se é sensacional, mesmo com os possíveis problemas, sejam eles estruturais ou não, atuar no campo me permitiu assimilar o conteúdo visto em minha faculdade. Dentro dessa oportunidade, fica difícil descrever minha felicidade em aprender e poder ajudar algum aluno, entre outras ações alcançadas somente fora da classe”, completa o universitário. 

 

Adquirindo uma rede de contatos: 

A comunicação é um recurso indispensável no processo de aprendizagem e no instante de convívio com pessoas em comum. Olhando por esse ângulo, sua ambição pode promover você e sua agenda. Logo, é considerável visualizar a construção da carreira além do lúdico, recorrendo a isso para montar um bom network, a famosa rede de contatos, com representantes e especialistas. Desse fato, surge o compartilhamento de histórias, dicas, eventos e demais oportunidades colaborativas com a sua imagem profissional. “Os principiantes devem aproveitar a chance e traçar estratégias em volta dessas ocasiões”, sugere Luzia.

 

Direitos do estagiário: 

Quando revisamos a constituição fica claro: os direitos foram estabelecidos de forma colaborativa com o itinerário de um estudante. Entre os artigos do capítulo IV, estão descritas as principais normas concedentes:

 

  •  A bolsa auxílio, monetização destinada a modalidade de estágio não obrigatório;
  • Carga horária reduzida, permite uma máxima de 6 horas diárias a 30 horas semanais; 
  • Auxílio transporte, o item é indispensável, exceto na adoção do home office, alternativa recentemente estabelecida pelas organizações;
  • O recesso remunerado, período de descanso fornecido de maneira proporcional ao tempo de atividade prestado;
  • Tempo limite de até dois anos para manter o termo de compromisso em vigor;
  • A disposição da legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, protegendo contra condições de risco. 

O vetenaro diz como aproveitar de alguns dos benefícios. “Eu cumpro apenas 20 horas semanais. Dessa forma consigo intervalos destinados à revisão de conteúdos, leitura, exercícios físicos e lazer”. Considerei a questão financeira como algo determinante na busca, mesmo sendo bolsista, o valor recebido banca alguns custos adjacentes”, desabafa. 



Então, vale a pena estagiar ? 

Com certeza! Para incentivar quem ainda está na etapa de procura, Silva deixa uma mensagem, “continue procurando porque com certeza algo irá te surpreender, a espera é a pior parte, mas depois a recompensa será enriquecedora” propõe o historiador. “Essa fase é imprescindível para a sua qualificação e consequente sucesso”, aconselha Luzia. 

Em síntese, asseguramos como a conexão entre a teoria e a prática, produz notoriedade em sua trajetória. Então, se você percebeu a importância de vivenciar uma chance como essa e deseja compor um time, consiga o seu estágio hoje mesmo. Não deixe de Explorar as outras abas do site e aproveite as dicas preparadas como um guia de profissão, o Nube é seu melhor aliado nessa ocasião. 

 

Por fim, mas não menos importante, já estão abertas as inscrições da mega feira de estágios do Nube! Durante os dias 30 de agosto a 1 de setembro você pode ser encaminhado para a vaga perfeita de acordo com o seu perfil, aproveitar de palestras únicas e sair com o histórico repleto de certificados, podendo também cumprir uma porcentagem de horários complementares. Você não pode ficar de fora! 

Para acessar mais conteúdos informativos, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais, lá você tem acesso a temas exclusivos, vagas inusitadas e dicas incríveis para se destacar em qualquer seleção, em caso de dúvida não exite em deixar sua mensagem. Siga as páginas do Nube no Twitter, Instagram, Facebook, divirta - se com a gente no Tiktok e conecte conosco no Linkedin



Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete