As alterações na rotina de muitos profissionais e empresas foram grandes e repentinas. Essa nova realidade traz à tona diferentes preocupações, inclusive sobre a saúde mental durante o novo coronavírus. Portanto, iniciativas de cuidado nesse sentido são fundamentais.  

Apesar desse tema já ser entendido como um aspecto relevante no ambiente de trabalho, pouco ainda é efetivamente feito, visto em alguns casos ainda ser um tabu. Uma pesquisa feita pelo instituto britânico de saúde mental Mind, revela: 90% de quem ficou longe do trabalho devido ao estresse não o citou como razão de sua ausência.

Porém, o contexto da pandemia pode ser decisivo para uma mudança mais efetiva e perene acerca do assunto. Afinal, ficou mais evidente a necessidade de gestores estarem mais atentos e traçarem planos para auxiliar na manutenção e proteção da saúde psicológica de seus colaboradores.

Ações de empresa

Nesse contexto, o escritório Rocha, Marinho e Sales Advogados (RMS) realizou o seu primeiro trabalho com a House Of Feelings (HOF). A consultoria é especializada em auxiliar empresas com os sentimentos de seus colaboradores. O treinamento faz parte do projeto RMS Talks, o qual reúne os funcionários em grandes encontros virtuais para conversas e palestras com abordagens relevantes, principalmente nesse momento de crise.

Nomeado de “Gestão das Emoções como Diferencial Competitivo no Futuro”, o treinamento envolveu cerca de 150 pessoas de todo o Brasil. Elas participaram ao vivo do momento integrativo. Após o encontro, o vídeo foi disponibilizado para todos os 900 trabalhadores do escritório, juntamente com o material abordado durante a conversa.

Por meio de um questionário, descobriu-se o seguinte: tratar das comoções era um dos temas mais requisitados pela equipe. “Sempre nos preocupamos com a saúde emocional dos colaboradores, mas foi a primeira vez na qual organizamos algo maior para falar diretamente sobre emoções em um momento tão difícil para o mundo em geral. O encontro com a HOF superou todas as nossas expectativas e, não por acaso, tivemos uma taxa de 96% de favorabilidade entre os participantes” conta Bárbara Rocha, Head de Gestão do Conhecimento e Inovação do RMS Advogados.

Negócio especializado

A HOF auxilia gestores de pessoas (RH's) a desenvolver uma estratégia mais acolhedora e humana. “Para ser emocionalmente inteligente, é preciso reconhecer os seus sentimentos. Com isso, as tomadas de decisão são mais acertadas, o clima organizacional fica mais leve e a própria organização sai ganhando com níveis mais altos de produtividade” explica Lisia Prado, uma das fundadoras da House of Feelings e quem conduziu o trabalho.

A expertise da HOF permitiu cada colaborador se sentir confortável e estimulado a falar sobre suas emoções. “A Lisia citou coisas as quais todos estavam sentindo, mas não sabiam ao certo como lidar ou reagir. Ao mesmo, abordamos assuntos mais sérios e tudo foi conduzido de maneira leve, engajada, com vídeos, trocas e boas conversas. As pessoas se sentiram realmente cuidadas, foi muito positivo para toda a equipe” completa a Head de Gestão do Conhecimento e Inovação.

Os treinamentos são embasados em técnicas e estudos efetivos em todo o mundo, focados no autoconhecimento aliado à praticidade e às necessidades do cenário atual. “Sobretudo neste momento, é importante trabalhar a inteligência emocional para gerenciar nossos próprios sentimentos, assim como responder aos dos outros”, finaliza Virginia Planet, uma das fundadoras do HOF.

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