Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-construcao-de-um-bom-ambiente-de-trabalho

A construção de um bom ambiente de trabalho  

Notícia | 13/11/2019

Layane Bittencourt

Algumas pessoas atrelam um bom ambiente corporativo com os famosos espaços promovidos pelo Twitter, Spotify, Google e tantos outros. Contudo na realidade, muito além de um local com decoração lúdica e videogames, outros componentes são responsáveis para construir um clima agradável, como motivação, envolvimento e produtividade.

Segundo Edemilson Koji Motoda, diretor do Grupo KSL, os resultados das empresas são interferidos por essas questões. Por isso, muitas organizações investem cada vez mais em ações para o bom desenvolvimento das equipes em relação aos relacionamentos criados. “Hoje, uma boa parte da população passa pelo menos um terço do dia em seu local de trabalho e deve haver um compromisso do colaborador para uma produção satisfatória”, explica.

O papel da empresa

Para um bom funcionamento, de acordo com o especialista, deve-se manter um time de gestores aptos a capacitar talentos continuamente, sempre com escopo nas necessidades do mercado. Assim, cria-se profissionais adequados ao perfil da companhia e verdadeiramente envolvidos no dia a dia e objetivo do negócio e consequentemente dos seus clientes.

Quando o empreendimento não se preocupa com essa questão, a desmotivação resulta em baixa produtividade e pode chegar até o turnover. Sabrina de Souza, recém-formada em psicologia de Salvador, na Bahia, aponta como grande falha para o seu bem-estar no mundo profissional, quando há falta de organização por parte da gestão. “Eu identifico os fatores preponderantes e responsáveis por impactar o meu desempenho. Dessa forma, a partir disso, busco alternativas para contorná-los por meio do diálogo”, conta.

Como fazer?

Muitas vezes, é necessário agir com ferramentas para transformar o clima organização, a fim de os funcionários se sentirem realizados com a profissão e felizes por estarem inseridos ali. “Valorizar e recompensar por bons resultados é um grande motivador para a equipe em geral. Estamos falando muito além de premiações financeiras. Principalmente, em ações simples para enaltecer atitudes de destaque, os quais fazem a diferença”, comenta Motoda.

Outra medida é investir em espaços harmônicos para trazer uma sensação de relaxamento, como locais para descanso e leitura.  “A qualidade de vida é um elemento extremamente importante para motivá-los a alcançar a alta produtividade”, completa. Por isso, é preciso criar um planejamento estratégico a fim de priorizar como estão os profissionais

O desenvolvimento é mútuo, todos ganham!

Veja outras orientações em nossa matéria: 5 dicas para transformar o seu ambiente de trabalho e boa sorte!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe