Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Nos dias de hoje, formações e diplomas não são suficientes para capacitar alguém completamente. Cursos técnicos, tecnólogos ou graduações, apesar de oferecerem um nível fundamental de conhecimento, pouco ensinam sobre os detalhes da prática. Sendo assim, como conseguir um diferencial? Entenda mais sobre o assunto nesta matéria. 

O mercado de trabalho está muito competitivo. Seja por conta das crises, como a recente pandemia, ou ainda porque a qualificação, cada dia mais em destaque, está acirrando as disputas e elevando as expectativas sobre os candidatos. Urge então a necessidade de destacar-se.

Para tudo há uma primeira vez

Apesar de, ao longo da graduação, passarmos por diversos seminários, atividades e dinâmicas para simular a vida de um perito, o estágio é, muitas vezes, a primeira experiência laboral imersiva. Nessa circunstância, inúmeros indivíduos conseguem desenvolver suas aptidões e se familiarizar com a sua especialização. 

Boa parte das instituições de ensino técnico e superior requerem horas obrigatórias para a formação. Há um enorme proveito nisso, porque mesmo a instrução conceitual sendo crucial, somente a vivência corporativa pode ensinar sobre o dia-a-dia da profissão.

Há também a possibilidade desse primeiro contato ser determinante para o prosseguimento ou não na área escolhida. Poupando-o de dedicar tanto tempo de estudo em uma esfera incondizente com seus anseios.

Em acréscimo a bolsa-auxílio para ajudar nas despesas, a carga horária reduzida também permite ao estudante focar na faculdade ou na escola. Inclusive, o estagiário pode fazer até 6 horas diárias e 30h semanais. Com exceção para pessoas com deficiência, quando esse limite é de 4h por dia e 20h na semana.

Segundo uma pesquisa do Nube, para 48% dos participantes, o principal motivo para procurar uma vaga de estágio é a chance de iniciar a carreira. Outros 23% destacam o quanto essa iniciativa ajuda no crescimento, enquanto 17% quer colocar em prática todo o aprendizado da sala de aula.

Vale ressaltar: o programa não gera vínculo empregatício com o contratante, mas pode se tornar o seu emprego no futuro. Isso porque, diversas empresas aprovam a atuação dos alunos e decidem contratá-los após o término do curso ou do período de contrato.

Afinal, é mais fácil ser contratado em um local no qual você já demonstrou suas competências. Portanto, essa é uma excelente chance e não deve ser desperdiçada.

Na voz da especialista

Larissa DeLucca, CEO na Negócios Acelerados acredita ser o convívio primordial do discente com o "mundo real", possibilitando a ele distinguir as diferenças dos conteúdos vistos na universidade da aplicação. Além disso, para ela: "a rotina e métodos internos tem um valor incalculável, especialmente a quem quer ser dono do próprio negócio".

Para a especialista é completamente possível formar-se e transacionar diretamente para uma posição de empreendedor. Entretanto, sem uma relação prévia com o mundo dos negócios seguramente será maior a dificuldade para ajustar rotas, entender desafios e dinâmicas necessárias para o progresso dos seus investimentos.

Aprender a lidar com as adversidades e a se portar em um ambiente de ofício é indispensável para criar um discernimento ainda maior. O ideal não é focar apenas no aspecto de remuneração, pois irá adquirir saberes importantes não somente para a capacitação, mas também no desenvolvimento pessoal, como:

  • Habilidades interpessoais, interações diversas, diálogos e formas de falar em público;
  • Contato com hierarquias diferentes, formas de tratamento;
  • Atendimento direto ao cliente, ou com pacientes, se tratando da área de saúde;
  • Ação em situações de pressão, sobretudo quando demandam rapidez e agilidade;
  • Pensamento crítico para avaliar situações envolvendo funcionários ou a organização.

O Estágio como diferencial para o seu currículo (CV)

Em entrevista para a TV Nube, Carolina Ottoboni, CPO da Vórtx, ressalta-o como um distinguidor em processos seletivos. Segundo ela: "algumas instituições abrem posições de entrada sem grandes exigências, mas quando aparecem concorrentes com essa vivência no currículo, certamente cria-se uma vantagem competitiva", afirma.

Estudantes os quais não passaram pelo programa acabam tendo mais dificuldades, ficando à mercê de empregadores e vagas sem requisitos de bagagem, essas, em menor quantidade e muitas vezes fora da esfera desejada. Alguns ainda precisam recorrer à pós-graduação para compensar a fragilidade do CV.

Independência financeira

Nem todo estágio é remunerado, na modalidade obrigatória, por exemplo, é facultativo ofertar qualquer tipo de auxílio, mas a maioria das grandes corporações e escritórios costuma oferecer uma bolsa auxílio, além dos benefícios. A ajuda financeira é um estímulo a mais para quem entra no mercado de trabalho e precisa também complementar a renda para financiar os estudos.

Os primeiros salários trazem mais uma responsabilidade para o jovem, transformando-o em alguém independente, capaz de arcar com seus gastos. Para os mais organizados e centrados, este é o momento para começar a pensar em poupar parte do recebido ou investir em fundos mais rentáveis.

O que dizem os ex-estagiários?

Carolina Cabral, CEO da Nimbi participou do ato educativo escolar supervisionado e relata: "tive a oportunidade de conhecer procedimentos e objetivos de diferentes setores e esse fator ajudou a criar minha identidade profissional, aprimorando-a ao longo dos anos." Dessa forma, a interação da discente com outros colegas da área a ajudou a articular referências as quais desejava se tornar um dia. 

Ademais, a Chief Executive Officer destaca outro ponto de extrema relevância: o networking. "Comece a formar sua rede de contatos independente do seu cargo atual ou o qual queria alcançar, vai fazer diferença durante toda a sua jornada". Outro ponto importante é dar atenção às competências apresentadas e ter a determinação de multiplicá-las com o tempo.

Não para por aí

Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos sobre carreira. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma oportunidade!

Chegou até o fim da matéria? Realmente, esse tema é muito interessante. Não perca tempo e continue se aprofundando nos estudos, afinal conhecimento nunca é demais. Amplie seus saberes acompanhando a TV Nube para não deixar nenhum conteúdo passar batido. 

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada!

Estudante, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Compartilhe

Enquete