Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O estágio é a principal porta de entrada do jovem para o mercado. Em síntese, para ele, há muitos ganhos em participar do programa. Todavia, você sabe quais são as vantagens em contratá-los? Continue lendo esta matéria para maiores informações.

É muito comum a área de recursos humanos, ao abrir novas oportunidades de recrutamento, focar seus esforços de seleção apenas em candidatos formados e com experiência. No entanto, tal prática dispensa um ensejo extremamente vantajoso: os principiantes em nível de formação.

Principalmente porque estes são indivíduos motivados, sem vícios e ainda podem ser desenvolvidos conforme as necessidades particulares do estabelecimento. Não importa se no Ensino Médio ou Superior, ser introduzido a sua área de atuação é sempre um desafio. Por isso, se ainda restam dúvidas dos proveitos e de como conduzir esse processo, elucidaremos a seguir.

Como é feita a contratação, na prática?

A admissão é regida pela Lei 11.788/2008, normatizadora e também fiscalizadora da documentação. Para reter um acadêmico é necessário garantir: 

  • Instalações adequadas para o aprendizado, nos aspectos cultural, social e laboral;
  • A regularidade de matrícula e presença;
  • Acompanhamento por um funcionário já formado na área;
  • Seguro contra acidentes pessoais;

O regulamento define não existir vínculo empregatício entre as partes. Logo, o Termo de Compromisso de Estágio firmado entre a empresa, aluno e instituição de ensino, é responsável por formalizar a relação de serviços, carga horária, direitos e remuneração. Além disso, também serve de amparo para possíveis questionamentos legais.

Sendo assim, ficam isentos de encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, 13º salário, 1/3 sobre férias e verbas rescisórias, pelo mesmo motivo já apresentado anteriormente. Isso é feito justamente para estimular a abertura de vagas nessa categoria. 

No decorrer da atividade, é necessária a entrega de relatórios e avaliações de desempenho. Os arquivos precisam ser validados pelo supervisor, bem como pelo próprio educando e também pela universidade, se for o caso.

Quando contratar um profissional em formação?

De fato, as possibilidades são muitas, podendo ocorrer, por exemplo, quando a corporação precisa de alguém em meio período, ou se deseja agregar mais inovação aos seus processos. Isso se deve ao fato dessa categoria ser altamente atualizada, e quanto mais novo for, a exemplo das startups, maior pode ser a contribuição para o progresso do negócio.

Outro ponto a ser ressaltado é a aplicação operacional ser mais enxuta caso comparado ao trabalhador vinculado pela CLT. Para Darlene Lucca, gerente de atendimento a empresas do Nube, “além do caráter social da inserção, há também a vantagem de poder formar um futuro profissional”.

Segundo dados do Inep, atualmente, há 17,2 milhões de estudantes no Brasil, mas, segundo a Abres, apenas 900 mil deles conseguiram uma colocação. Todos os demais poderiam ser estagiários e, em geral, são talentos em busca de uma primeira chance.

Os benefícios desse investimento

Consoante a Gabriel de Godoi Siqueira, analista de treinamentos na Crescer Treinamentos, o valor do programa em si está em ter cada vez mais laboradores moldados conforme a cultura organizacional. Nas palavras dele, "Quando pensamos na formação técnica de um iniciante, reconhecemos o seu amadurecimento como um todo, desde a concepção teórica até a aplicabilidade desses saberes junto às demais partes”. 

Assim, a Lei de Estágio traz a modalidade de uma forma proveitosa para todos os lados. Adilson Silveira, HR Manager da H.Olhos e Vision One, por sua vez, enuncia os benefícios da mesma em três pilares básicos. São eles:

 

  • Encontrar novos talentos.

 

Aumentar o quadro de colaboradores pode ser um desafio para os setores de recrutamento e seleção, mas é também um excelente investimento a curto, médio e longo prazo. Com discentes recém-chegados e talentosos, há a possibilidade de trazer mais inovação para o seu negócio.

 

  • Inserção no mercado de trabalho.

 

Nas palavras do especialista: “essa é uma realização muito bem vista pela sociedade em geral”. Afinal, esse tem sido o meio mais viável de inserir discentes, visando a qualificação da mão de obra e criando novas perspectivas de carreira.

 

  • Oxigenação no ambiente organizacional.

 

Por último, há a possibilidade deles contribuírem com o ambiente do escritório, principalmente por serem talentosos, conectados e cheios de disposição, assim como, naturalmente, mais tecnológicos. Além disso, ter “sangue novo” de tempos em tempos é indispensável para continuar a elevar o desempenho e os rendimentos. 

A contribuição do Nube para a mudança

Participando ativamente desse propósito, o Núcleo Brasileiro de Estágios já inseriu mais de 1,1 milhão de jovens e 34 mil aprendizes em alguma ocupação, desde 1998. Contando, atualmente, com um banco de dados com média de 6,5 milhões de currículos registrados. 

Em conformidade com a pesquisa realizada pela Abres, o número de participantes do ato educativo escolar supervisionado no Brasil antes da aprovação da Lei n° 11.788 era de 1,1 milhão. Segundo a última pesquisa, finalizada em fevereiro de 2021, esse número é de 900 mil, sendo 686 mil para o ensino superior e 214 mil para o médio e técnico.

Portanto, levar em consideração todos os pontos positivos pode ser extremamente proveitoso para empreendedores de todos os ramos. Por fim, abra as portas para esse grupo cheio de vontade de crescer na carreira e, certamente, você verá os bons resultados surgirem! 

Não para por aí!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma oportunidade!

Chegou até o fim? Realmente, esse tema é muito interessante. Não perca tempo e continue se aprofundando nos estudos, afinal conhecimento nunca é demais. Amplie seus saberes acompanhando a TV Nube para não deixar nenhum conteúdo passar batido.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada!

Estudante, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Compartilhe

Enquete