Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Escolher um rumo para o futuro pode ser um desafio para muita gente. Isso porque, a pressão tende a ser grande e pode causar muitas inseguranças. Afinal, se trata de uma descoberta valiosa e determinante na vida de cada um de nós. Sendo assim, como superar essa dificuldade? Entenda mais agora, ao longo desta matéria.

Quem nunca ouviu a famosa pergunta: como você se imagina quando crescer? Apesar de rotineira, encontrar, de fato, uma resposta pode não ser uma tarefa tão simples. Isso porque, é necessário se conhecer muito bem para saber onde se quer chegar na vida.

Tudo isso não é exclusividade de quem ainda está começando. Mesmo os já inseridos no mercado podem ter vontade de mudar de carreira. Antes de mais nada, é fundamental desmistificar a ideia de “escolhas para a vida toda”. Por isso, reunimos os melhores especialistas para ajudá-lo nessa missão.

O autoconhecimento é a chave!

O primeiro passo é saber quem você é. Pode parecer banal, mas dificilmente paramos para refletir sobre quem somos, quais os nossos objetivos e anseios. Reflita sobre seus valores, sua personalidade e liste seus interesses. Faça a si mesmo a seguinte pergunta: quais coisas me deixam feliz? Nesse momento, não tente pensar em uma profissão, apenas ocorrências do dia a dia, como: estar com os amigos, ir a uma exposição, ter dinheiro guardado.

Além disso, é importante saber suas maiores qualidades. Algumas situações do cotidiano ajudam a identificá-las. Por exemplo, preste atenção em como você se comporta em um trabalho em equipe: você gosta de liderar o grupo e dividir as tarefas? Ou prefere saber antecipar os afazeres para só então começar a trabalhar? Gosta de ajudar um colega a executar suas atividades? Aproveite esse momento de reflexão e coloque tudo isso no papel.

Para Camila Melo, gerente de produção de conteúdo pedagógico na Descomplica, olhar para si mesmo nesse contexto é de extrema relevância. Ela exemplifica, “se eu escolher uma ocupação sem nada a ver com as minhas habilidades naturais, as chances de conseguir performar bem para ganhar dinheiro e ter tempo são muito pequenas”.

Logo, as motivações para orientar a escolha são as mais diversas. Para algumas pessoas, os gostos e habilidades pessoais são as premissas mais significativas, enquanto para outras os quesitos empregabilidade e salário pesam mais. De acordo com a pesquisa realizada pelo Nube, quatro aspectos são mais considerados para essa decisão. São eles:

 

  • Pesquisas realizadas sobre a carreira (29,42%)
  • Orientação profissional com base em suas características pessoais (24,85%)
  • Status da área na sociedade (7,19%)
  • Influência de amigos e familiares (2,41%)

Conhecer nossas características não é uma tarefa muito fácil. Portanto, conte com a ajuda de conhecidos, peça para darem opiniões a respeito das suas maiores qualidades e depois reflita sobre isso.

Faça um teste vocacional! 

O teste vocacional é uma ferramenta para auxiliar no descobrimento de aptidões, de acordo com uma análise de perfil e traços de personalidade. Combina preferências, aptidões individuais e vivências diversas. Para ser efetivo, é preciso responder a cada pergunta de forma honesta, pois também se trata de um instrumento de autoconhecimento.

Atualmente é possível realizá-los de forma on-line, ou até mesmo contratar um consultor de carreira capaz de fazer um teste personalizado para auxiliá-lo. Algumas faculdades oferecem orientação vocacional gratuitamente. Você também pode procurar por clínicas de psicologia especializadas neste tipo de orientação.

Conforme relata Lissandro Falkowiski - Gerente de educação do Cebrac Cursos Profissionalizantes, fazer o exame é extremamente interessante, entretanto, o mesmo, por si só, não pode direcioná-lo completamente. Para ele, “os jovens primeiro precisam identificar quais são os seus interesses e habilidades, como: afinidade em lidar com pessoas, números, códigos e etc”.

Na voz da especialista

Conforme relata Juliana Frigério, Diretora Acadêmica da WorldEd School, “o maior conselho para quem está iniciando é: não se prive das oportunidades, permita-se experimentar, trabalhe em diversas áreas, pois cada uma trará consigo uma habilidade diferente”. Portanto, além das práticas de auto estudo e reflexão, “entrar de cabeça” em oportunidades também é fundamental. A seguir, listamos algumas dicas relevantes para tal:

infográfico listando três dicas para descobrir o emprego ideal para você

 

  • Conheça o mercado de trabalho.

Saber quais profissões estão em alta no mercado e aquelas já saturadas pode ser muito útil. Sempre tenha em mente as constantes transformações de cenário apresentadas, hoje, a situação pode ser uma e mudar completamente após você se formar.

Avalie os conhecimentos necessários para exercer uma função e veja as oportunidades disponíveis em sites de emprego. Quanto mais estiver informado sobre as tarefas envolvidas, mais fácil será tomar uma decisão consciente, evitando falsas expectativas.

  • Liste os prós e contras das opções

Depois de pesquisar o suficiente, tente enumerar os aspectos positivos e negativos de cada uma. Compare esta lista com as reflexões feitas anteriormente sobre quem és. Com tudo isso, fica mais fácil decidir qual se encaixa melhor no seu estilo de vida. Pode parecer trabalhoso, mas lembre-se: sua felicidade, satisfação e sucesso estão em jogo.

É interessante verificar como é a rotina dos especialistas da área, as condições de serviço e a remuneração. Para não ter uma decepção, o indicado é conversar com pessoas experientes e esclarecer todas as suas dúvidas.

Elas vão ajudá-lo a mostrar como é a realidade da carreira, para assegurá-lo se essa é realmente a sua vocação. Infelizmente, o fato de apresentar uma habilidade para exercer um cargo não é sinônimo de sucesso, nem de realização.

Conte com o Nube para encontrar a sua vaga ideal! 

Quer conseguir uma vaga? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete