Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O início da jornada é um momento determinante para o sucesso. Portanto, como realizar essa etapa da melhor maneira? Existem dicas para mandar bem? Entenda mais agora, ao longo desta matéria.

Uma carreira profissional é a soma de todas as suas experiências laborais, bem como sua educação, qualificação e especialização em uma ou mais áreas. Quando se fala sobre ela, quase sempre está relacionado à jornada de uma pessoa em seu trabalho. 

Muitos começam suas caminhadas no mercado cheios de incertezas. É normal ter dúvidas sobre como se comportar em uma entrevista, por exemplo. Ao iniciar um novo emprego, o mais importante é saber porque você foi escolhido e manter a mente aberta para o aprendizado contínuo.

Afinal, afetará tudo em sua vida no futuro, especialmente quando adulto. Entretanto, não depende apenas de um diploma e da listagem de experiências em seu currículo, também é sobre quem você é, seus pensamentos sobre o mundo, como trata as pessoas, como lidera ou é coordenado. Por isso, reunimos os melhores especialistas para ajudá-lo nessa missão.

Como começar com o pé direito?

Victor de Almeida Moreira, gestor de projetos e escritor, enumera suas dicas para conseguir um primeiro emprego em três pilares fundamentais:

 Infográfico sobre dicas para primeiro emprego

  • Esteja preparado

 

Para isso, é preciso investir em qualificação. Muitas vagas são destinadas apenas para pessoas com uma graduação em curso ou concluída. Mesmo quando não for esse o caso, ter cursos técnicos é um grande diferencial para concorrer a oportunidades.  

No caso de uma entrevista já agendada, preparar-se significa pesquisar sobre a empresa, para conhecer sua missão, visão e valores. Com isso, somado a treinamentos de conduta e postura, certamente terá um maior destaque em um processo seletivo.

 

  • Exponha-se ao mercado.

 

Por meio do Linkedin, por exemplo, você pode ser visto. Basta fazer alguns posts de conteúdos correlatos ou mesmo comentando nos de outras pessoas, fazer conexões e conversando com indivíduos do seu mercado de atuação ou outros do seu interesse. 

Sites de emprego são ótimas alternativas para ter seu currículo visto. Nestes casos, você tem a possibilidade de se candidatar às vagas para os selecionadores avaliarem e entrarem em contato com você. Logo, quanto mais currículos você enviar, maiores as chances de retorno.

 

 

Crie uma rede de contatos com pessoas interessadas a te auxiliar a ingressar em um novo cargo, dispostas a ajudá-lo a entrar em uma empresa. Em suas palavras: “você pode fazer isso expondo-se a atividades voluntárias, onde outros profissionais estarão ali, aptos a te conhecer e com a possibilidade de despertar o desejo de te mentorear”. 

De acordo com pesquisa realizada pelo Nube, a maioria dos jovens escolhem a futura profissão baseados apenas na remuneração (36%). Contudo, uma boa parte pesquisa sobre a área (29%) e fazem a escolha conforme suas características pessoais (25%). Ter essa consciência do futuro ramo de atuação faz a diferença no decorrer da vida.

O estágio como start na carreira

Dentre tantas as possibilidades, talvez a mais segura entre as escolhas seja começar com um estágio. Afinal, é o primeiro contato do discente com o mercado de trabalho da área escolhida. Essa experiência é uma importante aliada na graduação e auxilia no  desenvolvimento e aprendizado do aluno ao familiarizar-se com as possíveis rotinas após a conclusão do seu curso.

Para Leandro Piccoli, parapsicólogo, essa é a grande dádiva do ato educativo escolar supervisionado, pois, em suas palavras: “te permite ir diretamente ao campo de ação, e lá despertar uma paixão ainda maior pelo estudado, ou mesmo, gerar uma desilusão, ao demonstrar a diferença entre a teoria e prática”. Em ambos os casos, não há motivo para preocupação, afinal, existe exatamente para esse propósito.

O principal objetivo é fornecer ferramentas de formação para o ingresso no mercado, garantido pelo comprometimento do aluno, efetivo acompanhamento escolar e disponibilidade da instituição. A troca de experiências e a ampliação da rede de contatos é o ponto positivo mais relevante para quem vê a prática como uma chance de carreira, e não apenas um cumprimento de horas para aquisição do diploma.

Na voz do especialista

Para ter sucesso desde o início da jornada, Jonata Tribioli, CEO da Neoin recomenda aos leitores seguir seus passos. Ele diz: “de todos os conselhos para atingir o sucesso, nas profissões trilhadas em minha trajetória, a maior sempre foi ‘vestir a camisa da empresa’”. A expressão, indica aos empregados a assumir em si a importância da organização como um todo.

Remete aquele colaborador motivado pelo crescimento do negócio, disposto às “forças tarefas” e a defender as estratégias da organização. Entendendo a necessidade de haver pressões no dia a dia para aumentar o ritmo e motivar seus pares para agregar ainda mais resultado.

Para ele, essa prática não é aceitar tudo de forma submissa, mas sim, zelar por sua empregadora e almejar sempre o resultado positivo para todos. Independentemente dos sacrifícios necessários para tal. Logo, é preciso entender os ideais da empregadora, ter objetivos muito claros sobre quem se quer ser, o quanto ganhar e unir os propósitos de ambas as partes. 

Quando essa identificação acontece, desperta-se uma sensação de pertencimento e os associados passam a se reconhecer como parte de algo maior, de unidade. Assim, dando o máximo de si, todos os resultados podem ser atingidos.

Viu só? Então, prepare-se da maneira correta para não ser surpreendido e estar pronto para se destacar no mundo empresarial. Para ter um grande desenvolvimento, participar de um estágio é fundamental.

O Nube te ajuda a ingressar no mercado! 

Quer conseguir uma vaga? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete