Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Muitos graduandos enfrentam dificuldades em ingressar no mercado de trabalho na sua área de estudos. Principalmente no início do curso, quando o conhecimento adquirido ainda é insuficiente para firmar uma experiência ou conceber um portfólio. Urge então, a necessidade de aplicação dos conteúdos seja você um estagiário, um jovem aprendiz ou um CLT já atuando na sua área.

Boa parte das instituições de ensino técnico e superior exigem horas obrigatórias para a formação. A experiência é proveitosa, porque mesmo o aprendizado conceitual sendo fundamental, somente a vivência corporativa pode ensinar sobre a rotina da profissão.

Além da bolsa-auxílio para ajudar nas despesas pessoais, a carga horária reduzida também permite ao estudante focar na faculdade ou na escola. Inclusive, o estagiário pode fazer até 6 horas diárias e 30 semanais. Exceção para pessoas com deficiência, quando esse limite é de 4h diárias e 20 semanais.

Segundo Virgílio Santos, o maior destaque dessa categoria é a possibilidade de poder testar, sugerir, aprender e desenvolver todas as habilidades pretendidas com as instruções adquiridas previamente na instituição de ensino. Para muitos, o ato educativo escolar supervisionado representa o primeiro contato dos estudantes com o mundo corporativo e é fundamental para aproximá-los da realidade da área.

O cientista da computação holandês Jan Snepscheut disse uma vez: “na teoria, não há diferença entre teoria e prática. Porém, na prática tem”. Ou seja, o conteúdo é fundamental para a aprendizagem, mas somente por meio do exercício constante é possível empenhar tais saberes e descobrir situações imprevistas.

O ideal não é focar apenas no aspecto de remuneração, pois o aluno irá adquirir habilidades importantes não somente para a capacitação, mas também no desenvolvimento pessoal: como a convivência, trabalho em equipe, relação com a hierarquia e responsabilidades. Muitos líderes também começaram assim.

Há também a possibilidade desse primeiro contato ser determinante para o prosseguimento ou não na área escolhida. Poupando-o de dedicar tanto tempo de formação em uma esfera incondizente com seus anseios para o dia a dia.

Com a adesão repentina ao home office durante a pandemia, muitas vagas foram adaptadas para o teletrabalho, funcionando tão bem a ponto de continuarem proveitosas aos jovens mesmo após o período de isolamento, em virtude da própria lei do estágio não apresentar restrições ao modelo. Uma pesquisa feita pela plataforma Workana apresentou 84,2% dos líderes entrevistados como interessados em continuar com o trabalho remoto.

A grande vantagem é a oportunidade de construir uma jornada mais flexibilizada, com economia de tempo e recursos para locomoção, maior autonomia e liberdade geológica, ou seja, sem a obrigação  de residir próximo ao escritório. Ainda assim, vale ressaltar a alta necessidade de organização e foco para executar as tarefas em casa.

Uma vez estagiando na empresa, há ainda a possibilidade de efetivação. Dependendo de diversos fatores, como: desempenho, pontualidade, comunicação e responsabilidade. Segundo uma pesquisa do Nube, o principal objetivo de 48,79% dos jovens em busca de vagas é iniciar a carreira, e, dentre 40% a 60% dos participantes do ato educativo escolar supervisionado, são efetivados.

Mesmo se a permanência na instituição não ocorrer, a dedicação e performance desempenhadas durante o período podem render referências de supervisores e líderes. Essas podem ser fundamentais para ingressar em vagas de um processo seletivo futuro.

O CEO da FM2S, Educação e Consultoria ainda ressalta o quão impressionantemente estagiar ajuda a desenvolver "casca": nesse contexto, pode ser interpretado como uma uma imunidade gerada após o contato com o meio, fundamental para enfrentar todos os desafios. Protegidos por essa resistência, os profissionais iniciantes têm maior segurança para prosseguir com desafios futuramente.

Outro ponto positivo é o networking: a ação de atuar sua rede de contatos, trocando informações relevantes entre as pessoas da área, com base na colaboração e na manutenção de relacionamentos. As conexões criadas em um primeiro emprego podem ser extremamente proveitosas e ajudá-lo a conquistar novos espaços quando formado.

Ou seja, o discente eventualmente trabalhará perto das referências as quais um dia deseja se tornar. Essa troca de experiência é a parte mais valiosa de se fazer um estágio. Em boa parte do tempo, indivíduos mais experientes mostram aos mais novos situações comuns, como identificar determinados problemas de maneira mais eficiente, ou seguir procedimentos capazes de tornar a prática mais simples.

Além disso, ao lado de indivíduos com mais vivência na área, o aluno enxergará erros mais facilmente e poderá superar desafios de maneira mais simples, acelerando seu desenvolvimento. Diante de todos os fatos apresentados, é inegável o valor do estágio para a construção de uma carreira de sucesso. Por isso, separamos algumas dicas de como se destacar no seu primeiro ofício:

  • Seja proativo e sempre demonstre interesse pelas novas tarefas apresentadas.  Faça juz a todo o esforço desempenhado para conquistar a vaga.
  • Evite distrações, principalmente ao usar o celular durante o expediente.
  • Vista-se de acordo com o perfil da empresa, observe as roupas dos outros funcionários e adapte-se.
  • Mesmo sendo difícil conciliar estudo e o labor, a pontualidade é fundamental, evite atrasos.
  • Lembre-se de falar e escrever corretamente. O ambiente corporativo requer uma postura diferente.
  • Busque uma comunicação ativa com seu gestor pelos canais disponíveis, caso encontre dúvidas ou empecilhos para realizar suas atividades, não aguarde o contato, busque solucionar problemas chamando-os quando considerar necessário.
  • Absorva os feedbacks, saiba ouvir e reagir positivamente às críticas. Estagiar é aprender, então é normal errar durante o processo.
  • Procure a capacitação, mantenha-se atualizado nas tendências e novidades do seu segmento, seja por meio de cursos ou por leitura de artigos. Fazer isso demonstra preocupação com as novas tecnologias e uma adaptabilidade maior ao novo.
  • No Home Office: separe um local exclusivo para tal, sinalize quem mora com você dos seus horários de atividade para evitar interrupções, organize sua rotina.

 

Chegou até o fim da matéria? Realmente, esse tema é muito interessante. Continue se aprofundando nos estudos, afinal: conhecimento nunca é demais. Amplie seu aprendizado acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo.

Estudante, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Veja mais dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete