Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você já recebeu alguma indicação de um amigo e confiou nele de olhos fechados? Isso costuma ser comum, manter uma boa rede de contatos nos permite abrir os horizontes para diversos caminhos. Se você é estagiário, aprendiz ou já está inserido no mercado de trabalho há mais tempo, com certeza, já ouviu falar de networking, mas você de fato sabe o significado? Se trata de um bom relacionamento interpessoal, conhecer pessoas. Porém, não é só sobre isso, é também sobre contar com elas, se fortalecer e, claro, ser recíproco.

Polêmico ou não, salva vidas

Além de permitir uma rede de apoio, possibilita a troca de conhecimento e experiências, ajudando no crescimento pessoal e profissional. Apesar de apresentar muitos benefícios, ainda há quem não goste do termo por se tratar de uma ação baseada em uma falsidade. Isso gera polêmicas e divide opiniões.

Entretanto, ela ainda é a responsável por um alto número de contratações e ajuda muita gente. Pesquisas indicam grande parte das admissões das empresas oriundas de indicações. As referências são confiáveis e aceleram o processo, facilitando para o empregador e contribuindo com um colega ou amigo apto para o cargo.

Na voz do especialista

Helenice Resende, Gerente de recrutamento e seleção do Nube aponta: “o networking é para vida toda! Então, se você trabalhou com alguém dez anos atrás, teve uma boa conexão com ela e continuaram conversando nesse período, vocês certamente lembrarão um do outro quando surgir uma oportunidade. Portanto, é uma conexão vitalícia, mas é necessário manter a interação! Contribuindo com pontos relevantes para essa rede."

Reciprocidade é a chave

Cláudio Acosta é empresário e diretor de área do Business Networking International e nos ajuda a entender como fazer o networking dar certo. “Nós temos muitas conexões e seguidores, mas como fazer tudo isso gerar resultado para nós? Ele retorno quando entendemos se tratar de um processo mútuo. É sobre ajudar para ser ajudado e fortalecer para ser fortalecido. Isso vai fazer o processo dar certo.”

Caroline Guimarães é graduanda em administração e reforça a necessidade de sempre estarmos atentos aos nossos vínculos. “Quando eu estou em uma conversa, até mesmo informal com alguém, eu estou me entregando e vendendo para aquela pessoa de alguma maneira. Em determinado momento da minha trajetória profissional, ela pode precisar de mim e pode ser uma porta de entrada para algo muito maior e melhor do esperado.”

Ela ainda complementa falando sobre como podemos encontrar apoio e até uma solução para uma dificuldade nossa. “Às vezes você está passando por algo super complexo e não vê a solução de cara, mas com certeza alguém já passou por aquilo.”

Conexões se criam

Se o seu objetivo é fortalecer a sua imagem, crescer no mundo corporativo e concretizar os seus sonhos de carreira, esses canais podem ser a chave do sucesso. Manter bons elos é uma atitude fundamental em qualquer âmbito da vida, mas para isso, é necessário entender como a ligação foi criada. O que liga você a determinada pessoa? Após compreender isso, você conseguirá captar melhor quem é ou não interessante de fato. Lembre-se sempre, estamos falando de pessoas e empatia é indispensável nesse processo.

Quer mais dicas de como se tornar um profissional com uma rede de contatos ainda maior e garantir um salto na sua carreira? Assista esta matéria e garanta uma mudança na sua vida! Nos siga nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhum conteúdo. Assista também este Conexão Ilimitada e outros vídeos da TV Nube! Seja a sua melhor versão e conte com o Nube nessa jornada!

Compartilhe

Enquete