Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A pandemia nos trouxe diversos desafios, tanto na vida pessoal quanto profissional. Foi necessário nos adequarmos a cenários completamente diferentes e desconcertantes, buscando a harmonia entre família, casa, atividades domésticas, emprego, obrigações e intimidade com o nosso próprio eu, muitas vezes deixado de lado no meio do caos.

Quando falamos sobre as dificuldades do home office é preciso considerarmos fatores importantes e nem sempre lembrados. O deslocamento feito em uma época presencial foi substituído por poucos passos da cama ao escritório adaptado. A Internet fornecida pela empresa precisou ser trocada pela rede wifi de casa, as regras de vestuário mudaram, o nosso pijama pareceu mais confortável e toda a rotina precisou se ajustar.

Produtividade é, de acordo com o dicionário, a capacidade de produzir algo e todos os fatores acima citados podem comprometê-la diariamente e evitar essa perda não é uma tarefa fácil. É preciso muito foco, concentração e disciplina, entendendo esses três pilares e tentando inseri-los na sua rotina, você estará mais próximo de ser uma pessoa com melhores resultados.

Para o consultor de carreiras, Wagner Thiele, esse rendimento depende de uma capacidade de auto liderança, você precisa ser chefe de si mesmo. Para isso ocorrer, é necessário se manter organizado em relação ao seu planejamento. Antes, você tinha um ambiente disponível pensado para o seu expediente, agora é você quem faz o seu próprio dentro do seu local de descanso e lazer.

Em uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a Em Lyon Business School, mais de 58% dos entrevistados afirmaram renderem mais ou significativamente mais em home office. Buscando te ajudar nesse processo e se tornar como eles, trouxemos aqui dez dicas essenciais para você se manter eficiente e ativo em todas os seus compromissos:

1 - Crie um espaço adequado para realizar seus afazeres corporativos: o seu lugar de trabalho precisa ser confortável, limpo e motivador. Isso te ajudará a render mais. Invista em iluminação, comodidade e equipamentos.

2 - Faça uma lista com todas as atividades a serem feitas: descreva todas as suas obrigações e vá marcando um “check” ao lado das já realizadas. Além de ser prazeroso cumpri-las, você terá maior controle.

3 - Defina metas para realizá-las: estipular objetivos pode ser o fator decisivo da sua jornada de ação, mas lembre-se de ser realista e ir aos poucos. Não queira abraçar o mundo.

4 - Procure técnicas efetivas: há algumas táticas antigas criadas com a função de aumentar o ritmo de produção. Entre elas, há a técnica Pomodoro e a teoria de Pareto, por exemplo.

5 - Se arrume da mesma forma de antes: use roupas parecidas, o mesmo perfume, faça penteados semelhantes e tente reproduzir a sua rotina anterior, mesmo estando em casa. Ritualize o seu processo.

6 - Tenha um diálogo com seus familiares ou colegas de casa: explique a necessidade de se manter concentrado e peça para não ser interrompido durante o seu turno.

7 - Tenha períodos de descanso: defina horários para se levantar, dar uma volta, comer alguma coisa, beber água e respirar. Isso é essencial para se manter focado ao longo do dia.

8 - Descubra o seu momento de pico de produtividade: tente decifrar o momento mais adequado para realizar suas obrigações, encontre seu ápice e busque se empenhar em cima dele.

9 - Cuide da sua saúde: pode parecer não relacionado, mas corpo e mente andam lado a lado e se você ficar doente, não conseguirá render. Primeiro, pense em você e no seu bem estar.

10 - Se recompense: após um expediente cansativo e com muitas demandas, procure coisas benéficas para você. Se distraia com os seus hobbies.

Dicas bônus: você é um ser humano como qualquer outro, nem sempre o seu eu interior vai responder da mesma forma. Respeite o seu próprio tempo e as suas vontades, cada dia será único e você não precisa se culpar por isso. A produtividade deve ser prazerosa, não punitiva.


Gostou do assunto? Assista a este vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete