Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

De acordo com o dicionário, líder é o indivíduo com autoridade para comandar ou coordenar outros e suas ações e palavras possuem influência sobre o pensamento e comportamento de terceiros. Desde crianças, somos familiarizados com o termo, afinal, já tivemos colegas desempenhando essa função ou, algumas vezes, até nós mesmos. Veja como isso funciona!

Nos esportes escolares, na educação física, trabalhos em grupo, faculdade e até mesmo na dinâmica familiar, somos incentivados a exercer diferentes funções. Cada pessoa ocupa um papel e deve seguir o roteiro de acordo com o funcionamento, fazendo a engrenagem girar. O mesmo vale para as corporações. Temos uma estrutura e dinâmica a serem adotadas.

Nosso mundo como é

As organizações sociais do mundo capitalista da atualidade dependem de uma estrutura sólida e hierárquica para se manterem funcionando. Assim, é imprescindível as pessoas saberem os serviços desenvolvidos por elas, sejam chefes ou funcionários. Compreender as nossas tarefas é primordial para dar continuidade aos afazeres dos outros, sem interromper o mecanismo.

Ao longo de séculos de história mundial, vimos diversos exemplos de quem seguir e de representantes com grande relevância para a mudança e desenvolvimento. São variadas as narrativas de sucesso e algumas de fracassos, tanto nos filmes heroicos famosos no cinema, quanto nos livros escolares citando exemplos da realidade. Vemos casos de grandes atos épicos e catastróficos e os impactos de alguns deles nos atingem até hoje, principalmente quando falamos de um cenário político e econômico. Um clássico exemplo é o de Adolf Hitler.

Inovação e responsabilidade

Para muitos de nós, liderança é sinônimo de inovação e conseguir comandar um time a distância pode não ser uma tarefa fácil quando pensamos nas dificuldades impostas pelos limites geográficos. A pandemia, além de todos os outros desafios, trouxe mais esse. Foi preciso reaprender a motivar o pessoal, mesmo não estando presencialmente com eles.

Além disso, o momento presente levantou questionamentos e implementou a sementinha da síndrome do impostor em muitos profissionais, levando-os a questionarem se de fato eram competentes e hábeis para seus cargos. Essa questão foi altamente debatida ao longo dos últimos meses, o tempo livre em casa foi o responsável por levantar essas problemáticas e deixou muitas interrogações na cabeça deles.

Na voz do especialista

O mentor de carreira, professor e palestrante, Henri Cardim, explica como deve ser essa postura: “lembre-se sempre da regra número um: líder não precisa controlar, ele apenas guia o colaborador, quando necessário. Para os “cabeças” de sucesso, estar presente é cada vez menos relevante”, declara.

Quando um grupo de trabalhadores precisa se adaptar para desempenhar suas funções remotamente, o responsável por eles deve se organizar suficientemente bem para evitar as possíveis perdas e os imprevistos pelo caminho. Porém, comandar pessoas com rotinas, estilos de vida e comportamentos muito diferentes e considerando um impedimento de encontro físico requer organização e conhecimento para possibilitar a ordem.

O segredo do sucesso

Um dos grandes segredos de sucesso de quem se garante à frente de uma empresa é saber motivar. Como Cardim afirmou acima, o principal compromisso do gestor é formar novos. Por isso, incentivar a autonomia, desenvolver o contratado e trabalhar em cima de confiança mútua podem te ajudar nesse processo. Ser empático e compreensível com o seu staff são passos essenciais para impulsionar seus resultados.

Gostou do assunto? Assista a este vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete