Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O desenvolvimento da carreira depende de muitos fatores e a maioria deles estão ligados ao próprio profissional. Dedicação, esforço, comprometimento e entrega de resultados são competências inevitáveis para conquistar promoções. Além disso, elas estão presentes em todo funcionário de alta performance. Portanto, se cargos maiores fazem parte de seus objetivos, leia a seguir como realizá-los.

Aprimore seus conhecimentos

A bagagem cultural adquirida faz toda a diferença. Quanto mais cursos, capacitações e workshops estiverem em seu repertório, maiores são as chances de comemorar sucessos no emprego. Esses saberes são obrigatórios se deseja ser alguém além da capacidade e em sintonia com as constantes novidades. Dessa forma, surgirão maiores quantidades de vagas e oportunidades.

Umas das formas de adquirir e aprimorar mais suas competências é o Nube! Oferecemos cursos on-line e gratuitos valendo certificado. Basta acessar o painel de cursos EAD e escolher os melhores para você. Além dessa formação, estar ciente da realidade é fundamental e aqui também tem notícia. Leia o blog e assista à TV Nube com variadas dicas, matérias e pesquisas.

Seja resiliente

No dia a dia nos deparamos com erros. Seja no trabalho, faculdade, em casa e outros lugares, sendo você o autor ou não. Diferentemente do senso comum, o importante não está no ocorrido, mas sim em como irá respondê-lo. O tempo e o modo de reação são fatores cruciais no progresso da profissão. Nesse sentido, a resiliência é a competência certa nessa situação.

Essa capacidade refere-se à forma com a qual você supera e se recupera de uma adversidade. Em razão disso, ela  é considerada uma soft skill, ou seja, está presente no âmbito comportamental. Uma vez dotado com ela, resolver impasses se dá de uma forma mais madura e resistente. Se pretende saber mais sobre o tema, acesse a matéria Resiliência, uma Soft Skill Fundamental.

Entregue resultados

De acordo com Alexandre Weiler, consultor de carreira da ESIC Internacional, a entrega de um bom desempenho é feita com resultados de qualidade. Logo, Weiler sugere a junção dos estudos com as habilidades desenvolvidas ao longo da vida. Assim, a somatória desses dois valores resultam em uma melhor qualificação e, por consequência, bons frutos são colhidos.

Conheça o mercado

Outra recomendação do mentor está relacionada ao externo da sua empresa, mas com impacto direto a ela: o mercado. Conhecer como estão a demanda, oferta de profissionais, projeções e histórico são primordiais no crescimento tanto na posição, quanto na área. Ficar à mercê das flutuações e alterações no segmento é perigoso, e tal atitude pode te tirar do ramo.

Para mais, estar atento ao setor pode te apresentar novos caminhos, mudando seu campo de atuação ou então a gestão de sua equipe. Nesse último cenário, pode favorecer o emprego de novas soluções, visando assim a produtividade e acompanhamento da tecnologia. “Conhecer aonde a sua corporação opera é essencial nas vendas dos produtos e soluções”, complementa Weiler.

Saiba dar e receber feedbacks

O aprendizado é constante e para nos aperfeiçoarmos, devemos visualizar nossos acertos e resolver as falhas. Uma ótima métrica na melhor compreensão dos feitos é o feedback. Por meio dele é recebido as avaliações, tanto as positivas quanto as negativas. Com essas considerações, fica mais fácil de perceber onde é necessário se aprimorar. 

Encarar críticas sobre uma tarefa feita por você como algo ruim pode atrasar o seu progresso. Use os comentários como indicadores de onde estão ocorrendo as falhas e, dessa forma, saná-las. Outro fato importante é: comemore os sucessos. Independentemente se for grande ou pequeno, celebrar os acertos é relevante no entendimento deles e na manutenção do estímulo.

Por outro lado, entregar uma ponderação é delicado. Por conta dela afetar na produtividade e no bem estar dos colaboradores, deve-se atentar na maneira da fala. Não pode soar como uma bronca, usando tons mais agressivos, por exemplo. O modo correto soa como uma análise comum. Por outro lado, não existem somente advertências. Quando há vitória da equipe, o parabéns é bem vindo.

Seja responsável

Visando crescer dentro do meio, as demandas e serviços de sua responsabilidade devem ser zelados. Ao assumir uma atividade, você, além de executá-la, responderá diretamente por ela. Logo, ao notar alguma inviabilidade, seja na data de entrega, falta de recursos ou outros motivos, comunique aos autores da solicitação. Tentar negociar novas datas e materiais é o melhor caminho a se seguir nesse caso.

Ademais, atribuições complicadas feitas a você podem ser delegadas. Essa ação é uma atitude profissional e ela demonstra liderança. Quando se trabalha em time, a cooperação entra no campo e é feita a divisão de tarefas. Assim, é possível fazer as entregas sem sobrecarregar alguém em específico.

Comunique suas realizações

O reconhecimento dentro do local de trabalho vem de ações e entregas de boa qualidade. O empenho é notável pelos gestores e colegas. Entretanto, não leve em consideração somente esses feitos dentro do expediente. Realizações fora também devem ser compartilhadas, pois elas fazem parte do seu perfil. Alguns exemplos mais recorrentes são projetos de faculdade, trabalhos voluntários e portfólio próprio.

Consequentemente, você poderá ser indicado pelo desempenho externo e assim desenvolver mais seu networking. Além disso, todas as experiências e atividades feitas são itens para seu currículo, enriquecendo-o mais ainda.

Gerencie o tempo

Ter a capacidade de entregar dentro do prazo as obrigações faz parte de um bom colaborador. Por isso, deve-se ter estratégias de otimização e certo controle do relógio. Organizar em uma agenda as pendências a fazer é uma ótima iniciativa para evitar o "eu esqueci". Logo, as chances de cometer esse desatento são bem menores e a ordenação ajuda no seu cronograma. 

Muita das vezes quando perde-se a noção do calendário e precisa fazer às pressas os deveres, a procrastinação é a culpada. Os momentos de preguiça, desânimo ou a decisão de deixar para depois interferem diretamente na produtividade. Portanto, tenha em foco a realização dessas tarefas, visando o ganho de tempo e a contemplação de ter terminado algo trabalhoso.

Em conclusão, alta performance é sinônimo de dedicação e aprimoramento. Dessa forma, o domínio de como enfrentar problemas, entregar bons resultados e gerenciar a agenda devem fazer parte das suas aptidões. Ainda mais, buscar maiores capacitações, receber bem os comentários e compartilhar seus feitos também são ações dignas do profissional almejado.

Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso você queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta clicar aqui!

Ficar de fora das novidades do Nube é um grande deslize! Portanto, siga-o no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube, nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

 

Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete