Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A resiliência e a capacidade de adaptação são aptidões admiradas no mercado para o sucesso profissional. Então, cada vez mais será de extrema importância se autoconhecer para inovar com agilidade e procurar novas formas de atuar, aceitar ideias e utilizar todas as ferramentas ao seu favor.

Autoconhecimento é a chave para êxito

Por meio da habilidade de conhecimento próprio o sujeito vai entender quais são os sentimentos e pensamentos os quais moldam as suas ações diárias. “O que é importante e valoroso para si? Dessa forma, consegue-se traçar uma carreira e refletir sobre uma profissão mais alinhada às suas necessidades, seus desejos e anseios”, explica a psicóloga e empresária, Fabiana Rodrigues.

Para ela, essa maestria possibilita a percepção das capacidades já desenvolvidas e as carências e, assim, ajuda a encontrar vagas mais adequadas ao seu perfil. Ou seja, cargos e posições com maior conexão e facilidade, bem como, despertar as lacunas por falta de conhecimento e para correr atrás do “prejuízo”.

Segundo pesquisa realizada pela plataforma d’hire, quase 42% dos recrutadores consideram as características comportamentais mais importantes em relação às aptidões técnicas. Além disso, o estudo coloca a Inteligência Emocional (IE) como a principal aptidão para se destacar no mercado.

Uma coisa é fato: a todo momento nós seremos testados. “Isso acontece de diferentes formas, seja com o prazo apertado, excesso de trabalho ou mesmo com algo inferior às nossas expectativas. Logo, a IE é identificar as emoções - não negá-las - e gerenciar da melhor forma possível o meu comportamento em relação a isso”, diz a trainee da The Hershey's Company, Brunna Souza, da Cidade do México (MX).

Desenvolva suas soft skills

Para o autor do best-seller “Inteligência Emocional”, Daniel Goleman, grande referência mundial no tema, pessoas de sucesso têm 66% de seus dotes conectados ao Quociente Emocional (QE), quando apenas 33% são relacionadas ao Quociente Intelectual (QI). Sendo assim, a razão, a técnica e a precisão não são as únicas qualificações responsáveis pela prosperidade na carreira.

Nesse sentido, o comportamento acaba valendo mais quando colocado na balança com o currículo (CV), por exemplo. “A maioria das companhias na hora de fazerem as demissões avaliam as condutas do colaborador. Muitas vezes, as pessoas têm um CV extraordinário e são contratadas por conta disso, mas as atitudes do dia a dia - a maneira de lidar com os outros ou com as funções - implicam nos seus resultados”, expõe a CEO do Grupo Cetro, Luzia Costa.

Portanto, os momentos de incerteza e dificuldades, como esses de agora trazidos pela pandemia, são as melhores oportunidades para desenvolver novas soft skills. O essencial é aprender com as situações e sair mais forte delas. Logo, não deixe escapar a chance de realizar um curso ou compreender sobre um assunto inédito. Com passos simples, você entenderá como o cérebro processa os sentimentos e formas de lidar com os pilares fundamentais da IE: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento das relações.

Por isso, é preciso estar disposto a aprender coisas novas e atento às tendências do mercado, pois dessa forma permanece-se atrativo ao universo corporativo. Com isso, o sucesso profissional fica cada vez mais próximo.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Assim, você se mantém atualizado e ainda se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Compartilhe

Enquete