Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Conforme o dicionário, a autoestima é a qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos. Contudo, ao entrar no mercado de trabalho, por exemplo, batemos de frente com preconceitos e concepções muito distintas das nossas. Então, o que fazer para manter essa característica no mundo corporativo, diante de tantos desafios e empasses diários? Estagiários e aprendizes, fiquem atentos!

Comece pelo autoconhecimento

Tal confiança em si pode incentivar o talento a desenvolver melhor o próprio serviço. Contudo, o excesso também é nocivo e pode causar cegueira como o orgulho e a prepotência. Ou seja, é preciso buscar o equilíbrio em tudo. “O primeiro passo é entender: somos seres únicos, incomparáveis e insubstituíveis. A partir desse pressuposto nós sempre temos algo a acrescentar. Se você não crer em si, pode ter certeza, ninguém vai”, diz o escritor, palestrante, especialista em treinamento e, também, diretor executivo do IBEX e vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik.

Para ele, a melhor forma de fortalecer tal aptidão é pelo autoconhecimento. “Isso é, entender como você reage às situações, as suas forças e suas fraquezas. Por isso é fundamental buscar aprendizado para ajudar nesse processo e na profissionalização constante”, afirma o dirigente.

No universo laboral, essa qualidade tem um impacto gigantesco, afirma o sócio-proprietário da Startup VIK, Pedro Reis. “Fica-se mais confiante para entrar em uma reunião, tem mais disposição para fazer relacionamento com as outras pessoas e até mesmo em casa. São inúmeros benefícios. Nesse sentido, junto com ela, temos os ganhos em saúde, os quais são muito relevantes e é importante entender isso”, explica.

Retorno para as instituições

Manter essa propriedade está diretamente ligado à produtividade e, por isso, é um ponto de atenção. Segundo estudo realizado pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros, por exemplo.

“O encantamento do cliente externo é uma consequência da conquista do interno. O comprador só estará feliz se o seu colaborador estiver também e esse engajamento da equipe é crucial para fidelizar os consumidores. Afinal, isso vai muito além de um bom produto, é preciso ter um excelente atendimento e isso vem a partir de um staff motivado e com um alto senso de propósito”, alerta Slivnik. Ou seja, é uma vertente indispensável para o negócio.

Por isso, as empresas já notaram esse valor de cuidar de quem está dentro para depois expandir esse envolvimento. “Ao tratar do capital humano, oferecer melhores condições de trabalho e pensar em ações para melhorar o bem-estar da corporação, consegue-se prover resultados extraordinários não só de satisfação, mas também de lucratividade”, complementa o palestrante.

Mesmo para quem ainda está começando a carreira agora, é imprescindível saber encabeçar todos à sua volta, fornecendo ao líder ferramentas para ele administrar de forma mais eficiente. Logo, o cooperativismo é o ponto chave.

Você é único

O primeiro passo deve começar por cada indivíduo, investindo no autoconhecimento, reconhecendo seu potencial, valorizando suas conquistas, enfrentando seus medos e revendo as crenças. “Precisamos ter claro: nosso amor próprio não pode ser abalado por conta do nosso trabalho. Nós somos bons nas nossas atuações”, avalia a empresária formada em marketing, Rafaela Vitória.

“A próxima fase é perceber quando o ofício não te faz bem, se for o caso e, assim, priorizar a sua saúde mental”, reflete ela. Sobretudo, evite se comparar. Inclusive, as redes sociais alimentam essa cultura, mas ela é extremamente prejudicial para o caminho corporativo.

Também, um dos erros mais comuns é acreditar em um retorno extremamente rápido na área escolhida. Em busca dos objetivos deve haver persistência e não se frustrar nos primeiros percalços. Existe um tempo de investir, de amadurecer e assim começar a construir uma história apaixonante.

Turbine sua autoestima

Pensando nisso, a expert em desenvolvimento humano, Débora Loureiro, elencou algumas dicas para você turbinar a sua autoestima. Veja:

Pensar em quem você é: pondere itens básicos como: qual é a forma que te chamam que mais te agrada? Quais suas cores preferidas? Quais são suas qualidades? Você gosta de sua rotina? De seu trabalho? “Você merece rever esses pontos e viver uma vida repleta dessas ações poderosas”, alerta.

Você pode e deve dizer não: somos seres sociais e a aceitação do outro nos é relevante e, com isso, acabamos aceitando relações e situações indesejadas. “Dizer não é difícil, mas é maravilhoso. Quando falar a primeira vez, tremerá, ficará nervoso e está tudo bem. Contudo, é sua liberdade”, continua Débora.

Construa momentos de felicidade: “detemos o poder de criar nossa alegria e isso pode ser feito de várias formas: ficando feliz, ao tomar banho com o nosso sabonete preferido. Chegar em casa e estar tudo bem. É dispor de saúde ou pedir sua comida preferida. Dica prática: anote três alegrias ao longo do dia, sempre, você irá se surpreender”, exalta.

Cuide-se e exercite-se: “não trata-se de estética, mas de saúde. Escolha uma maneira de se movimentar e valorizar seu corpo. Faça terapia e procure auxílio profissional. Sua saúde mental é imprescindível. Pedir ajuda não é uma ação de fraqueza, é um ato de coragem e de amor”, complementa a expert.

Sonhe mais: “resgate aquela criança fofa e segura dentro de ti e quero liste em um papel seus sonhos. Depois planeje-se para isso acontecer”, conclui Débora. Se quer ser efetivado, corra atrás, ou então quer conquistar a tão esperada vaga de estágio, esforce-se. Você consegue!

Portanto, iniciei essa jornada pelo autoconhecimento e lembre-se: a inteligência emocional é um conjunto de competências individuais e sociais. Logo, a única maneira de desenvolvê-la é fazendo, sendo e vivendo.

Então, quebre as suas próprias barreiras e desenvolva sua mente. Para isso, acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Assim, você se mantém atualizado e ainda se destaca no universo corporativo. Assista também a essa edição do Conexão Ilimitada, da TV Nube.

Conte com a gente!

Compartilhe

Enquete