Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Já parou para refletir sobre como falam de você quando não está por perto? Essa questão evidencia a importância da boa reputação no ambiente de trabalho.  Atente-se! Quanto mais bem visto você é, mais chances de crescimento, desenvolvimento e sucesso terá.

Não importa se você conquistou o atual emprego há pouco tempo ou se já está na empresa há meses ou anos. Sempre é hora de rever alguns hábitos prejudiciais à sua carreira e evoluir. O cuidado com a imagem envolve diversos fatores como posicionamento, comunicação, postura e educação.

Mesmo de forma inconsciente, cada elemento é notado pelo público à sua volta e interfere no seu futuro dentro daquele espaço. Você certamente conhece o famoso "puxa saco". Ele é um exemplo de como não agir, pois elogios só são bem-vindos com sinceridade e a bajulação não leva a lugar algum.

Valquíria Di Giorgio, Consultora de etiqueta comportamental e corporativa, esclarece: "a todo momento você está transmitindo uma mensagem e criando uma ideia sobre si próprio. Hoje, criar isso de forma genuína e transparente tem sido fundamental". Para ela, o currículo abre portas, mas o comportamento pode fechá-las. 

O Nube realizou uma pesquisa com o tema: "Como você cuida da sua imagem pessoal?". Entre os mais de nove mil respondentes, 35,52% dizem demonstrar boas atitudes em público. Quando questionados em outra enquete com mais de quatro mil participantes, sobre os pontos prejudiciais para a aparência no meio corporativo, 37,06% apontaram criticar empresas onde já atuaram e 25,77% falar mal de colegas.

Esses dados demonstram o crescimento da relevância da pauta junto aos jovens profissionais. Portanto, não subestime o poder da construção do personal branding como é conhecido hoje. Muitos podem até fazer pouco caso, mas ela é sim uma ferramenta estratégica para se destacar e deve ser bem administrada. 

Para finalizar, veja seis dicas da revista Forbes para para ter uma boa reputação no escritório:

1. Esteja presente nos intervalos

O hábito de trabalhar no horário de almoço ou pior, levar serviço para a pausa, é péssimo. Checar e-mail pode ser uma atitude automática, mas se há pessoas interagindo no local, acaba ficando desconfortável. O melhor é deixar de lado a tecnologia e esquecer as tarefas por alguns momentos, e dessa forma, conversar com seus colegas de time. Fora do intervalo de almoço, ao encontrar alguém pelos corredores, procure igualmente interagir.

2. Dê um sinal de vida

Mandar uma mensagem on-line é uma forma simples e rápida para interagir com os membros da equipe. Essa atitude não custa nada e mostra sua presença. Aproveite a tecnologia a seu favor, mas não perca o foco com assuntos paralelos.

3. Leve seus compromissos casuais mais a sério

Quando marcar algo, procure honrar seu compromisso. Caso esteja muito ocupado, é bom combinar encontros com quem você não fala frequentemente. Pode ser um café depois do expediente ou um almoço. Tenha cuidado com quais aspectos da sua vida você quer mostrar e defina o tipo de atividade com isso em mente.

4. Faça apenas promessas cumpriveis

Ainda no quesito de vida social, é normal fazermos promessas vagas, como “vamos marcar de sair na próxima semana”. Isso provavelmente não irá acontecer, pois não houve uma formalização, foi "da boca pra fora", no calor do momento. Ao invés de fazer isso, uma boa tática é combinar apenas quando estiver disposto a realizar. É melhor ser quem aparece poucas vezes a ficar postergando encontros.

5.
Pratique atos de bondade

Mesmo nos piores momentos, se alguém sorrir para você, pode ajudar a melhorar o seu dia. Alguns atos simples e relativamente pequenos podem ser muito importantes: comprar um café para um amigo, buscar água, deixar um recado no computador ou cumprimentar um funcionário nunca visto. Atitudes puras assim te tornam mais carismático, despertam atenção e o fazem ser lembrado.

6.
Escolha bem com quem você irá passar seu tempo

Não há como ser amigo de todos os colaboradores, mas é bom escolher alguns para conviver e estabelecer laços. Outro ponto, nem todos vão gostar dessa proximidade. Logo, deixe tudo fluir naturalmente e não seja inconveniente com insistências.

Gostou do assunto? Assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete