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Você já esteve em ocasiões de discussão? Sabe dar voz para uma opinião contrária à sua? Aprender a ouvir ideias diferentes em sua equipe, sem tornar isso uma disputa, é necessário. Ainda mais em um contexto no qual, cada vez mais, as empresas defendem a diversidade no mundo corporativo. Quem não souber lidar com essas diferenças de forma respeitosa, terá pouco espaço. Achou importante esse assunto? Assista a TV Nube!

Somos formados por diversos fatores, contribuindo para a nossa formação de juízo e opinião. Mesmo dentro de um ambiente corporativo, são fundamentais para o desenvolvimento individual e do time. A variedade de pensamentos resulta em soluções criativas para problemas, além de permitir um crescimento. Isso amplia sua capacidade social. Conflitos são naturais. Isso faz parte da convivência humana. Porém, se não forem dosados, podem prejudicar o clima, tomar grandes proporções e causar estragos. Queda na produtividade, diminuição de resultados e desmotivação são alguns exemplos.

O caminho não é tão fácil. Discutir com calma e respeito é possível apenas com prática. Nenhuma ideia surge do nada. Tudo provém de um determinado contexto histórico, moral e social. Por isso, é importante ter essa consciência para avaliar e compreender a cabeça dos outros. É muito comum responder logo de cara e, geralmente, acontece de forma ofensiva. Ao invés de escutarmos com atenção para reagir com prudência, procuramos um argumento para vencer. Logo, tudo se esvai. 

A insistência nem sempre pode funcionar. Em certas situações, não vale a pena. Se um colega não está aberto ao debate, não adianta mais forçar. No entanto, ficar isolado e constantemente incomodado com as ideias defendidas pelos colegas, talvez seja hora de repensar se está realmente no lugar certo. Será muito difícil fazer um bom trabalho em grupo e ficar feliz no dia a dia se não se identificar com a maior parte das pessoas. Palestrante, empresária e escritora, Leila Navarro, comenta: "se posicionar e entender com assertividade, sabendo como se colocar na conversa, expressar bem sua opinião, não precisará de agressividade".

Como lidar com os desentendimentos?

Tudo pode piorar quando o colaborador coloca o "lado pessoal" e o ego no meio, sentindo a necessidade de afirmação e de ter razão acima dos interesses e valores da instituição. O segredo é desenvolver a inteligência emocional dos membros do time, para todos terem consciência de bem-estar. A liderança é fundamental. Ela precisa estabelecer um limite e habilidade para lidar com cada perfil de seus colaboradores.

Identifique se o problema é profissional ou não. Não deixe se tornar uma fofoca. Após identificar o motivo do conflito, sugira soluções e peça auxílio. Desta forma, todos se entenderão melhor, estimulando formas práticas e eficazes para bons resultados. Os membros da equipe também têm seu papel nesta questão, cabendo a cada um entender seus próprios limites. O tempo ajudará os envolvidos a retomarem o controle sobre suas emoções e dará espaço mental para negociar as ideias sem desconectar-se do propósito principal.

Saiba como discordar livremente

Sentir-se inseguro para se impor é natural, mas se trata de um comportamento prejudicial, transformando você em um eterno espectador. Nesse sentido, é necessário assumir o seu posto. Tomar decisões a seu respeito. Quer saber como?

 

 

  • Tenha sabedoria

 

Seja uma pessoa observadora. Analise o assunto e todos os argumentos apresentados. Dessa forma, poderá agir com segurança e justiça.

  • Suas emoções não podem influenciar suas decisões

 

Diversos fatores podem alterar o nosso humor e opiniões. Portanto, busque o equilíbrio interno antes de se posicionar em qualquer momento.

  • Dê atenção aos pontos positivos

 

Evite os conflitos gastando sua energia e preocupação com o lado negativo. Valorize as boas ideias.

  • Ouça o outro em sua essência

 

Dedicar a sua atenção ao interlocutor é um sinal de boa educação e de respeito. Surgirão vários lados da história, então esteja atento.

  •  Seja educado

 

Mantenha uma postura educada, respeitosa e utilize o seu tom de voz natural. Isso evitará iniciar discussões acaloradas.

 

Achou interessante as nossas dicas? Assista a este vídeo Minuto Carreira, da TV Nube!

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