Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Finalmente foi aprovado naquela vaga tão sonhada? Parabéns! Se agora você se sente mais assustado em relação ao processo seletivo, não se preocupe, além do mais, essa provavelmente é a sua primeira experiência. Neste Minuto Carreira, confira dicas valiosas de como se sair bem nessa nova etapa.

Para começar positivamente no ambiente de trabalho é necessário acreditar em si mesmo. “O primeiro ponto para lidar nos primeiros dias é ser confiante. Sim, você é estagiário, tem muito a aprender com a equipe, mas já sabe muito. Afinal, a empresa te contratou por um motivo. Entre lá como se fosse o seu lugar, porque você realmente pertence a ele”, indica Carol Faria, gerente de parcerias GovTech na Oracle Brasil. 

A assertividade e clareza nos objetivos são fundamentais na construção de uma carreira, mas é preciso ter humildade para manter a boa convivência com os colegas e gestores. Dedique-se aos seus pontos fortes nas tarefas exercidas com facilidade, mas esteja sempre aberto a feedbacks quando ainda não tiver tanta destreza.

“Tente conhecer o máximo possível de pessoas, guarde os nomes e as funções de cada um. Você nunca vai saber de tudo, mas pode conhecer quem faz cada coisa específica, então conheça bastante o seu time, lembre-se de ser autoconfiante e orgulhe-se por ter conseguido essa vaga”, reforça a gerente.

Nada de almejar tomar o lugar de ninguém, mas se inspire nessas pessoas para compreender como elas chegaram até aquele cargo. O networking é um aspecto indispensável no mundo corporativo, podendo abrir portas para futuras oportunidades. Também por isso, é imprescindível trabalhar com simpatia e alegria, transmitindo uma boa imagem ao público interno e externo. O equilíbrio entre a ambição e a modéstia é ideal para ocupar seu espaço sem ser ganancioso. Se você tiver um bom desempenho, as recompensas virão. 

Demonstre estar disposto para realizar as demandas designadas, observando com atenção. Se desafiar, fora da zona de conforto, pode ser uma das maneiras ideais de adquirir conhecimento e prática. Não obstante, é importante estabelecer constância, mostrando aos seus líderes uma boa performance como, de fato, uma virtude. Ser organizado é fundamental para não deixar nada passar. Seja em post-its, agendas ou até no celular, faça uma lista de pendências diárias e certifique-se do cumprimento delas. Elencar por ordem de prioridade ou urgência é uma tática para otimizar ainda mais o serviço. 

 

O comportamento adequado faz toda a diferença

Algumas características devem se tornar intrínsecas ao seu perfil profissional e transformadas em hábitos. Seja pontual, compreenda os encargos de cada um e saiba se articular em grupo. Um estudo do PageGroup mostrou as habilidades comportamentais mais valorizadas pelos líderes de grandes corporações da América Latina, sendo o trabalho em equipe considerado por 47,5% deles, seguido da inteligência emocional (33,8%) e comunicação assertiva (28,8%). 

Compreender o alinhamento do seu setor é fundamental para construir uma imagem pessoal de sucesso. O vocabulário, código de vestimenta e o nível de sofisticação podem variar e são aspectos relevantes para destacar um colaborador. Além disso, demonstrar interesse e não ter medo de sanar dúvidas contribui para uma ideia de proatividade.

 

Dicas para o primeiro dia em um novo emprego

Seja no ato educativo ou em cargos CLT, a conduta apropriada é similar e parte dos princípios da educação e boa apresentação. Adote uma postura discreta, tanto no modo de se vestir quanto no jeito de se comunicar - sua personalidade e posicionamento podem aparecer mais tarde, prezando pela cautela nos momentos iniciais. 

Pratique uma linguagem verbal e corporal equilibrada, sem gesticular demais e demonstrar inquietude; nada de palavrões ou gírias em excesso. Deixar a timidez de lado e usar técnicas de controle da ansiedade contribuem para uma impressão positiva. No entanto, é necessário considerar quais pautas deve participar - se isentando de assuntos polêmicos como religião, política e atritos na convivência do time - e jamais se referir de forma excessiva ou pejorativa ao seu emprego anterior, caso tenha. 

 

As funções do estagiário

O principal objetivo é articular o aprendizado acadêmico e a vivência laboral, portanto, as atividades desenvolvidas devem ser condizentes aos estudos. Para ter essa garantia, é de responsabilidade da contratante disponibilizar para a faculdade um relatório semestral dos ofícios do aluno. Essa contratação pode, ainda, ser um pré-requisito para a obtenção do diploma, viabilizando a construção de um portfólio logo no início da trajetória.

Além disso, é estabelecido pela Lei de Estágio a supervisão do contratado por um colaborador efetivo da mesma área, garantindo a segurança e eficiência das ocupações. Nesse sentido, aproveite para tirar dúvidas e colocar a mão na massa para absorver o máximo possível. Essa modalidade permite a flexibilização das atribuições, possibilitando o conhecimento amplo de vários setores da mesma empresa - assim, você tem a chance de confirmar se está mesmo onde gostaria. 

Ter um bom desempenho pode abrir outros caminhos, como o da efetivação. Segundo uma pesquisa do Nube, 40% a 60% dos estagiários têm suas carteiras assinadas quando estão nos anos finais do curso. Essa oportunidade garante a inserção dos jovens no mercado, revertendo a taxa de 22,8%, das pessoas, entre 18 e 24 anos, desempregadas, conforme Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A ordenação dos afazeres com eficiência possibilita o cumprimento da carga horária, pois é proibido fazer hora extra. Extrapolar pode caracterizar vínculo empregatício, contrariando as normas estabelecidas no artigo 10.

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas e informações sobre carreira. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você! 

Gostou das informações? Confira mais dicas neste Minuto Carreira! Continue acompanhando a TV Nube e nosso blog para saber mais sobre o mercado. 

Compartilhe

Enquete