Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Ao adentrar o mundo profissional nos deparamos com diversas situações as quais desafiam nosso senso ético e moral. Portanto, a capacidade de refletir criticamente sobre algo é imprescindível para evoluir não só na carreira, mas também como ser humano.

Essa capacidade pode, inclusive, ser considerada um diferencial em processos seletivos. O pensamento crítico na filosofia foi explorado principalmente com a escola cética cujo maior representante foi Pirro de Élis (século IV a.C). O cerne do pensamento de Pirro era a atitude de não poder afirmar se algo é bom ou mau, pois para ele tudo dependia das convenções e dos costumes.

Pensar de forma crítica exige afastar crenças pessoais para analisar um problema ou questão.  Comumente, é conhecido como aquela característica de quem consegue enxergar algo como se estivesse vendo “de fora”. Falando de maneira simplória, trata-se de deixar emoções de lado e focar racionalmente no assunto. Para o Psicólogo, Rafael Rodrigues, nós podemos desenvolver esse aspecto na arte, teatro, cinema e na cultura em geral, pois ter repertório é fundamental para opinar sobre algo.

A empatia, é um termo muito bem vindo para exploração desse tema. Trata-se da capacidade psicológica em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar, de forma objetiva e racional, estar no lugar do outro. Essa percepção leva as pessoas a ajudarem umas às outras e está intimamente ligada ao altruísmo, por sua vez, relacionado ao amor, interesse pelo próximo e à capacidade de ajudar.

Veja algumas das principais habilidades, quando falamos de pensamento crítico, listadas pela Fundação Instituto de Administração (FIA):

  1. Capacidade de observação

Corresponde à concentração para apreender os detalhes das situações por meio dos nossos sentidos – audição, visão, olfato, gustação e tato. Quem investe no pensamento crítico reconhece a importância de observar o cenário para captar elementos sutis, muitas vezes capazes de fazer a diferença em sua análise.

  1. Foco

Não basta observar. É preciso atenção para obter detalhes relevantes sobre um cenário. Ter foco exige dedicação do pensador. É preciso selecionar o mais valioso para se concentrar.

  1. Curiosidade

A curiosidade pode ser definida como a sede de saber. Está relacionada ao inconformismo e à formulação de perguntas com frequência, levando ao questionamento da realidade e, em alguns casos, a soluções inovadoras.

  1. Empatia

Sabe aquelas famosas expressões: “calçar os sapatos alguém”, ou “enxergar o mundo pelos olhos de outra pessoa”?. Ambas servem para definir a empatia, habilidade de se colocar no lugar do próximo para compreender melhor seus desejos e necessidades.

  1. Criatividade

Ingrediente essencial para a inovação, a criatividade costuma se manifestar com mais facilidade àqueles praticantes do pensamento crítico. Faz sentido, pois eles passam mais tempo observando e refletindo sobre diversas situações e isso fornece alimento ao seu repertório. Também estão convencidos sobre a existência de caminhos a descobrir, sendo motivados pela busca por novas – e criativas – respostas.

  1. Autoconhecimento

É preciso deixar os preconceitos e crenças de lado para pensar de modo crítico. E, para fazer isso, devemos nos conhecer, identificando as ideias pré-concebidas e mantendo a mente aberta, concorda? Portanto, o autoconhecimento é uma das chaves para estimular o pensamento crítico.

  1. Autonomia

A autonomia faz referência à independência, ao atributo de tomar as decisões por si mesmo, sem ficar esperando um direcionamento. No modelo empresarial antigo, essa característica não era muito valorizada pelos gestores, mas esse quadro mudou.

A dinâmica atual, pautada por um mundo digital, fragmentado e em constante mudança, pede por profissionais arrojados, capazes de assumir o controle de suas tarefas e propor formas melhores de execução.

Gostou do assunto? Coloque tudo em prática, assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete