Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Primeiramente, é preciso definir o termo psicoterapia. A palavra tem origem grega, psyche significa mente e therapeuein quer dizer curar. Também conhecida como "terapia de conversa" ou simplesmente "terapia”. É um processo focado em ajudar um indivíduo, casais ou grupo de pessoas a resolver questões emocionais. Em alguns países, também é conhecida como aconselhamento.

As sessões de tratamento exploram problemas como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros e são realizadas por um psicólogo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três brasileiros experimentam sinais de transtorno mental em qualquer ano. Alguns precisam de apoio para lidar com uma doença grave, perder peso ou parar de fumar. Outros lutam contra o estresse, abuso de substâncias ou mesmo a perda de um emprego.

Você já se sentiu sobrecarregado devido às tarefas diárias? Essas questões podem ser altamente debilitantes, por isso, procurar auxílio é fundamental quando algo assim te acomete. Inclusive, a vida corporativa pode ser causadora ou potencializar essas adversidades.

Rafael Rodrigues, psicólogo junguiano, é especialista em auxiliar o indivíduo a resgatar sua essência. Para ele, a terapia faz toda diferença ao enfrentar os novos desafios da carreira e pontua: "quanto mais equilibrado emocionalmente você estiver, mais fácil será lidar com os problemas".

Baseando-se em diálogo, o profissional fornece um ambiente de apoio no consultório, permitindo ao paciente falar abertamente com alguém objetivo, neutro e sem julgamento. Você e seu psicólogo trabalharão juntos para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento. Ao fim do processo, você não só terá superado o obstáculo, como aprenderá novas habilidades para enfrentar os desafios futuros.

Algumas pessoas podem ser bem relutantes e até negligentes na hora de recorrer a um especialista. Portanto, veja algumas dicas do blog Vittude sobre quando buscar a ajuda:

Sintomas físicos

O corpo fala, mas nem sempre conseguimos escutá-lo. São poucas as pessoas capazes de identificar se o sintoma pode ser emocional. É importante também, saber dosar e ter cuidado para não psicomatizar os sinais físicos. Sendo assim, buscar assistência médica nesse momento é primordial para fazer um diagnóstico correto das causas visíveis.

No entanto, um bom atendimento psicológico pode esclarecer muitos aspectos anteriormente não percebidos. Taquicardia, dores no estômago, musculares, no peito, desânimo, diarreia, problemas de pele, são alguns exemplos de sintomas provocados por algum transtorno emocional.

Quando os sintomas interferem no cotidiano

Esse é um ponto relevante e deve ser levado em conta para procurar ajuda. Nem sempre é perceptível a gravidade do seu quadro. Uma dica é observar o quanto a sua vida diária mudou nos últimos tempos ou está limitada devido a alguns comportamentos. O indivíduo às vezes não percebe. Porém, as pessoas de sua convivência observam e apontam algumas reações de maneira direta ou indireta.

Sensação de não pertencer a algum lugar

Algumas pessoas vivem com a sensação de não estarem encaixadas na sociedade. Como se tudo parecesse estranho, ou estivessem em uma vida alheia. Esses indícios evidenciam a necessidade de amparo especializado.

Desinteresse por gostos pessoais

Sabe quando alguém se sente desinteressado por hobbies pessoais, às vezes até atribuindo, por exemplo, o seu comportamento ao trabalho ou ao seu modo de vida? Pode ser uma indicação da hora de buscar apoio psicológico.

Gostou do assunto? Coloque tudo em prática, assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas de estágio!

Compartilhe

Enquete