Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Ingressar no mercado de trabalho significa batalhar duro para construir uma carreira de sucesso, realizar sonhos e alcançar objetivos. Entretanto, existe uma grande trajetória e desafios durante o percurso, nada se ergue da noite para o dia, por isso, foco e determinação são fundamentais.

Ao entrar em uma empresa, todo colaborador tem vontade de crescer e conquistar o seu espaço de destaque dentro da companhia, mas alguns cuidados devem ser tomados para garantir uma boa imagem em meio aos líderes e colegas.

Para Iara Bertão, especialista em autoconhecimento, é preciso identificar o seus pontos fortes e se concentrar nas melhores atividades exercidas por você! Iara complementa as dicas pontuando: "não tenha desejo por tomar a posição de outras pessoas, pelo contrário, se inspire nelas". Em outras palavras, veja cada colaborador como uma fonte de conhecimento e aprendizado.

Ser original e autêntico são características imprescindíveis para se destacar no mundo corporativo. Veja algumas outras dicas listadas pelo portal Administradores.com, para o início de sua jornada:

O primeiro dia - A chegada deve ser discreta e isso se aplica tanto para a forma de se vestir quanto para a postura e os diálogos. Você é novo no pedaço e seus gestos, roupas e palavras serão cuidadosamente observados e comentados. Certamente, você terá oportunidade para mostrar aspectos mais relevantes da sua personalidade, mas no primeiro momento vale a aparência e o comportamento.

Esqueça o passado - Por mais brilhante ou desastroso, ninguém está interessado nas perdas ou conquistas do seu antigo emprego. Falar mal da empresa ou de ex-colegas então, nem pensar! Deixe tudo para trás. Dedique-se a mostrar seus planos e projetos para essa nova chance.

Dê um chega para lá na timidez - Em alguns casos, esse aspecto não chega a ser um problema, mas em casos extremos pode comprometer sua imagem. Quem é tímido costuma se desesperar por pequenas coisas, como o momento de aproximação, por exemplo. Procure se apresentar com confiança para os novos colegas e mantenha a calma. As coisas fluirão naturalmente.

Fuja de fofocas - Mesmo o assunto em pauta despertando sua curiosidade, se tratar de fofoca não comente, não pergunte nada e nem emita juízo. Você está começando agora e não sabe ainda quem é quem na empresa e menos ainda onde está pisando! Essa regra vale para novos funcionários e também para os veteranos.

Cuidado com a linguagem verbal e corporal - Controle as gírias, palavrões e o excesso de gestos. Evite conversas desnecessárias e intimidade em demasia. Nada de piadinhas e tapinhas nas costas.

Cautela ao emitir opinião sobre assuntos polêmicos - Política da empresa, time do coração, preferência musical, religião, etc. Todo cuidado é pouco ao dar seu ponto de vista sobre assuntos polêmicos. Especialmente se você é um gestor, função na qual suas palavras têm um peso maior. Caso peçam sua posição, diga sem se exaltar e jamais tente convencer seus interlocutores. Equilíbrio é a palavra de ordem nessa situação.

Seja humilde - Independentemente do ofício, seja simpático com todos e crie um ambiente harmonioso e colaborativo. Dessa forma, poderá contar com a boa vontade dos seus colegas quando precisar.

Portanto, ao conquistar seu espaço no trabalho é importante levar diversas questões em conta e não se deixar guiar pelo calor do momento e ganância por crescer. Lembre-se: não se trata de uma competição, faça seu melhor, se entregue e na hora certa sua recompensa vai chegar.

Gostou do assunto? Coloque tudo em prática, assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas de estágio!

Compartilhe

Enquete