Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Em uma entrevista de emprego, qual é a sua resposta quando te perguntam quais são suas principais qualidades e defeitos? Muitos candidatos travam nesse momento. Afinal, como mencionar seus pontos fortes sem parecer prepotente e como citar quais precisa de melhoria, sem deixar o recrutador com dúvidas se deve te contratar ou não? 

O segredo está no autoconhecimento, característica muito valorizada no mercado de trabalho. Para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais é fundamental praticá-la. Com ela, é possível ter  consciência e percepção sobre quem você é, qual será o seu papel no mundo, desenvolver seus sonhos e vencer seus limites. Dessa forma, poderá traçar um caminho rumo à felicidade. Agora responda: você se conhece?

Segundo Iara Bertão, especialista em autoconhecimento, muitas pessoas não sabem falar de si mesmas ou se descrevem de forma negativa. Ou seja, se conhecer é o ponto chave para construirmos uma carreira alinhada a nossos propósitos e valores. Com ele, você consegue tomar decisões, escolher a direção certa e guiar a sua vida de forma produtiva.

Esse exercício será essencial em sua vida pessoal e profissional. Por meio dele, você aprenderá a se aceitar e a lidar com as dificuldades e limitações individuais. Assim, transformará tudo isso em motivação para o seu trabalho. “Olhe para dentro de você e descubra respostas incríveis, pois elas existem", comenta Iara. 

Geralmente, esse processo não ocorre facilmente para a maioria das pessoas. Iara explica: “invista o seu tempo nisso, se dedique, porque dá trabalho, mas é um resultado surpreendente”. É muito importante aceitar os nossos pontos fortes e fracos manifestados desde a infância. Todos nós temos talentos e limitações, afinal, não dá para ser bom em tudo. Por isso, delineando todos os atributos, é possível aperfeiçoar o necessário e cortar o dispensável. 

Mesmo sendo uma tarefa nada fácil, trouxemos algumas dicas para quem quer iniciar essa autoanálise:

 

  • Resgate sua memórias

 

De vez em quando, visite o seu passado, principalmente a sua infância. Lá estão as nossas origens e elas dizem muito sobre nós mesmos. Procure saber como você era quando pequeno, quais atividades e brincadeiras preferidas, qual profissão queria ter quando você crescesse. A reconexão com a criança interior é um passo importante para uma viagem no centro de si mesmo.

 

  • Tenha coragem

 

 Quando mergulhamos nas profundezas da essência, nem sempre é fácil aceitar a si mesmo. Demanda sinceridade e esforço pessoal. É preciso estar disposto para todas as questões interiores. Não tenha medo de encarar seus processos, eles irão te amadurecer.

 

  • Pergunte

 

Sempre questione. Não existe mal algum em se manter informado sobre qualquer coisa. Converse com pessoas do seu convívio social sobre quais são os seus talentos e diferenciais e também sobre os seus defeitos. Tenha coragem de investigar qual imagem é mostrada para o mundo e se ela é coerente com o seu conhecimento.

 

  • Quais são seus hobbies

 

Conheça bem os seus gostos. Pense em seus principais hobbies, eles podem dizer muito sobre seu potencial. As suas escolhas profissionais deverão levar em conta o quanto você pode expressar seus talentos na carreira, empresa e/ou atividade escolhida.

 

  • Se empodere

 

Assuma o controle da situação. Os outros não podem decidir nada a seu respeito. Você pode e deve consultar as pessoas, mas na hora de tomar decisões sobre a seu futuro, escute a sua intuição e o seu coração. Você é o único responsável pelo seu sucesso. Conheça mais sobre si e assim dará grandes passos para atingir o sucesso. 

Gostou das dicas? Assista agora nosso Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete