Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Nos últimos meses, com a pandemia de Covid-19, medidas para incentivar o isolamento social foram adotadas, como o home office. Porém, para a modalidade funcionar é preciso muita disciplina, concentração e organização. Por isso, surge o questionamento: como manter a produtividade? O tema do dia traz algumas recomendações e orientações de como criar uma dinâmica eficiente mesmo longe do escritório.

Nós, da TV Nube, também estamos aprendendo e se adaptando ao teletrabalho. Por isso, apresentamos o Conexão Ilimitada, com entrevistas gravadas diretamente de casa.

Produtividade  

A coordenadora de RH, Sylmara Lacerda, já afirma conseguir fazer muito mais trabalhando do lar. Para ela, o modelo conta com inúmeras vantagens ao equilibrar prioridades profissionais e pessoais. No entanto, também compreende a necessidade de adaptação da rotina e dos hábitos para evitar as distrações: “o mais importante é ter a ideia de estar como no escritório. Você precisa ter hora para tudo, ter planejamento da sua jornada. Por isso, anoto quais atividades farei no dia seguinte e busco focar.”

As recomendações são escolher um cômodo adequado, de preferência bem iluminado e com a maior privacidade possível. Opte por uma cadeira ou poltrona confortável, para uma posição correta e com os pés apoiados no chão. Evite a todo custo ambientes com camas e televisão. A coordenadora comenta como todo esse processo contribuiu para “entrar no mindset de trabalho.”

Portanto, para manter a produtividade, é essencial ter práticas de organização e foco. Levante-se no horário de costume, vista-se, não fique o dia todo de pijama e de preferência evite celulares e redes sociais. Uma boa dica é utilizar aplicativos capazes de bloquear o uso de alguns recursos do celular por um tempo determinado. Um deles é o Offtime, feito para impedir as atividades dentro de um período estabelecido pelo usuário.

O papel da liderança

Segundo pesquisa realizada pela Universidade norte-americana de Stanford, a modalidade remota pode melhorar em 13% a performance dos colaboradores. Porém, além de práticas de organização e foco, é preciso contar com uma boa gestão para manter os fluxos operacionais e a motivação de toda a equipe. Para o gerente de RH, Fábio Bier o papel da liderança é estimular a produtividade e a responsabilidade dos colaboradores. Para isso, é importante realizar reuniões de acompanhamento, estabelecer metas claras e fazer gestão por resultados.

Além disso, o senso de responsabilidade e autonomia são palavras de ordem. Para ele, todos devem ser aconselhados com clareza. As web conferências devem ser uma forma efetiva de comunicação e troca de feedbacks.

O futuro do trabalho

Para o especialista em gestão de negócios, Dr. Éber Feltrim, o teletrabalho é o futuro do mercado e por isso as empresas e os colaboradores devem se adaptar a esse cenário. Visão compartilhada com a maioria dos gestores brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela ISE Business School, 80% dos líderes disseram gostar da nova maneira de trabalhar. Os entrevistadas apontaram ainda a resiliência e flexibilidade como as competências mais desenvolvidas nesse período. Foram citadas ainda características como autodisciplina e confiança, além da construção de uma relação mais francas entre chefes e equipes.

Ficou interessado? Então, assista o novo vídeo da TV Nube e veja ainda mais recomendações! Fique sempre de olho em nossas atualizações, pois nosso conteúdo é voltado para ajudar sua empresa!                

Compartilhe

Enquete