Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Em um dia aplicando os conhecimentos estudados pela primeira vez, no outro, gerindo pessoas e consolidando seu nome no ramo. Pode parecer ilusão, mas é uma realidade no mercado de trabalho, sobretudo, quando a empresa dispõe de oportunidades de crescimento e o candidato corresponde com o perfil e dedicação necessária.

Para além do ato educativo escolar supervisionado ou mesmo o cumprimento das horas obrigatórias para formação acadêmica, a palavra estágio representa um momento ou período específico de um processo contínuo. Ou seja, tem seu intervalo de duração iminente. 

Com isso, um leque de possibilidades se abre e cada indivíduo alimenta suas próprias projeções para o futuro. Assim, destacam-se aqueles cuja ambição é crescer e também contribuir para a evolução de outras pessoas. O cenário ideal é quando há a oportunidade dos colaboradores se desenvolverem de acordo com suas aptidões.

A palavra “talento” no dicionário significa a habilidade natural para a realização de algo com excelência. Todos têm a capacidade de aperfeiçoar essa maestria, basta ser interessado e proativo. Essas características são relevantes para os jovens estagiários em busca da tão sonhada efetivação, inclusive, para chegar à gerência.

Para Sirlei Mendes, treinadora de líderes e master trainer, uma das principais formas para atingir esse objetivo é moldar as condutas por meio da observação. "Um trabalhador já consolidado na carreira serve como modelo e inspiração. O aluno vai presenciar as suas condutas, o comprometimento, avaliar os pontos fortes e intencionalmente ter aqueles comportamentos".

A diretora acredita ser possível para qualquer pessoa atingir um cargo de liderança, pois se trata de uma competência treinável, assim como tantas outras. De toda forma, é importante se preparar com instrução, atitude e caráter. 

Além de ter contato com figuras em cargos maiores, também é possível aprender muito quando se torna mentor de alguém. Sendo assim, não negligencie as oportunidades oferecidas por seus colegas menos experientes. Muitos fundamentos da gerência são mobilizados quando se ensina alguém ou trabalha em grupo.

Madalena Feliciano, gestora de carreiras, indica: "dotar-se de convicção plena e absoluta dá possibilidade para conquistar o planejado". A especialista recomenda aos estudantes sair do piloto automático e da zona de conforto, a fim de contribuir para a progressão particular, além de buscar um plano congruente com a área de atuação e cuidar das suas habilidades comportamentais. 

Treinamentos, workshops e cursos são uma ótima oportunidade para a capacitação, ambos complementam os saberes teóricos e práticos aprendidos em sala de aula. Considerando a relevância do tema, o Nube disponibiliza cursos gratuitos para funcionários e gestores. 

Outro fator fundamental é alimentar o networking com profissionais de dentro e fora da sua especialidade, envolver-se e se relacionar bem. Além de permitir uma rede de apoio, isso possibilita a troca de conhecimento e experiências, ajudando no crescimento.

Para exercer bem seu papel, o líder precisa, no mínimo, possuir pró-atividade bem aguçada, autoconfiança, conhecimento nas boas práticas, além de senso de responsabilidade para praticá-las durante todo o ciclo de vida da governança. Ter alinhamento com os recursos humanos e os entendimentos de hards skills e soft skills também colocam-o um passo à frente.

Peça constantes feedbacks para seu grupo de trabalho e seus superiores. Ouça com atenção e reflita sobre como pode mudar a visão deles ao seu respeito. Compare os pontos de vista e analise seu progresso ao longo do tempo.

Seguindo por esse caminho, as chances de efetivação dos estagiários são de 40% a 60%, conforme pesquisa da Associação Brasileira de Estágios (Abres). Ou seja, a modalidade é promissora para quem deseja adentrar no mercado de trabalho e construir um plano de carreira.

Contudo, liderar vai muito além de diplomas e conhecimentos técnicos. É preciso acima de tudo agir mais e falar menos, deixar suas atitudes tão evidentes ao ponto de inspirar um grupo  a seguir seus caminhos sem proferir uma única palavra.

Exemplo disso, Raquel Richter é hoje gerente em consultoria no Nube, mas iniciou sua jornada como estagiária no atendimento aos estudantes. "Durante toda a minha trajetória, desde a primeira oportunidade, sempre tive atividades relacionadas ao atendimento, como vendedora ou em cobrança de cartões e agendamentos", diz. 

Após isso, foi responsável pelo setor de captação de currículos para selecionar os melhores candidatos para as vagas até ser convidada a supervisionar um time de atendimento. Em pouco tempo, foi promovida para gerenciar esse setor com mais de 120 integrantes na época e permanece na função há 11 anos.

A trajetória de Raquel serve de modelo para os jovens sonhadores com essa mesma ambição. O caminho não é fácil, muito menos instantâneo, mas com foco e persistência tudo é possível. 

Ser proativo e propor o aperfeiçoamento dos processos são ótimos meios de mostrar sua importância. Se você está buscando mais reconhecimento, fique atento ao funcionamento do seu local de trabalho e busque formas de agilizar as tarefas e aumentar a competitividade no mercado.

Para complementar, acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos sobre carreira. Afinal, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. Para ser notificado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS

Para quem ainda não é parte de uma comunidade empresarial, nos dias 30 de agosto a 1° de setembro de 2022, acontecerá a Feira de estágios Nube. Não deixe essa chance passar! Inscreva-se agora. Essa é a ocasião perfeita para conquistar certificados, válidos para horas complementares, ser encaminhado à vaga ideal, aproveitar as dicas e conhecer personalidades incríveis. O melhor: é gratuito!

Chegou até o fim da matéria? Realmente, esse tema é muito interessante. Não perca tempo e continue se aprofundando nos estudos, afinal conhecimento nunca é demais. Amplie seu aprendizado acompanhando a TV Nube para não perder nenhum conteúdo.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Estudante, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete