Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O ambiente de trabalho é um espaço onde líderes e equipes desenvolvem ações relacionadas às suas respectivas ocupações. Para compreendermos seu papel e importância, vale a pena desmembrarmos essas palavras. "Ambiente" vem do termo em latim ambiens, ou seja, cerca, envolve, rodeia. Já a palavra "trabalho" refere-se a atividade ordinária dos seres humanos.

Em poucas palavras, é o local para determinadas pessoas desenvolverem suas tarefas profissionais, coincidindo também com todas as circunstâncias do funcionamento de uma empresa. Porém, sabemos diferenciar o bom e o ruim dessa atmosfera?

Talvez, ao refletir sobre o cenário da sua companhia, você ache fácil identificar quando a situação é ou não benéfica ao seu redor e, justamente por não ser tão fácil assim, muitos gestores se enganam. A construção de um clima organizacional verdadeiramente agradável é pautada, principalmente, pelos detalhes. Sutilezas passadas desapercebidas por todos os colaboradores.

Mensurar a qualidade do local exige destreza e atenção a certos sinais específicos. Em um bom clima corporativo, conflitos e discussões são pouco frequentes e debates ocorrem de forma respeitosa. Os funcionários, independentemente de seu nível hierárquico, possuem boas condições de higiene e segurança. A relação entre colegas e superiores é sadia.

Já em um lugar nocivo, os colaboradores se sentem inseguros e, muitas vezes, procuram tirar vantagens uns dos outros em determinadas situações. Há muita fofoca nos bastidores e, às vezes, ocorrem até situações de desrespeito. O respeito dá sentido a atividade em equipe, garantindo bem-estar. A ética é um ponto muito importante para se viver bem, tanto no meio profissional, quanto em sociedade. Ela irá te orientar como agir com coerência e prudência.

Até aqui, analisamos diversos pontos para conservar uma ótima convivência para o coletivo, mas chegou a hora de garantir o seu espaço de modo agradável e seguro. A especialista em autoconhecimento, Iara Bertão, destacou algumas dicas elementares. Vamos a elas?

A primeira é autoconhecimento. "Se você sabe quem você é, vai entender para onde quer ir e qual o seu valor dentro da corporação". Perceba quais são seus pontos fortes para usar a seu favor, estabeleça quais são seus objetivos e como alcançá-los, isso te levará longe. Segunda dica, focar no processo. Se você faz parte de algum projeto, se organize e distribua as tarefas de cada etapa para administrar melhor a sua entrega. 

A organização é um dos pilares essenciais para manter uma firma com alta eficiência. Esse fator determinará a qualidade de vida de todos. Sendo assim, um bom planejamento irá refletir e alavancar os resultados da organização.

Por isso, ame seu ofício. Todos nós já ouvimos: “seu ofício vai preencher uma grande parte de sua vida e a única maneira de estar realmente satisfeito é acreditando e amando sua profissão". Você passará grande parte do seu tempo em serviço. Portanto, tente criar uma área onde sua equipe também se sinta em casa. 

Dessa forma, demonstre empatia com as pessoas ao redor. Pode parecer óbvio, mas, na maioria das vezes, nos esquecemos de lembrar dos colaboradores como pessoas com problemas e questões pessoais. Humanizar as relações é muito importante. Quando os funcionários se identificam com seu emprego, isso aumenta seu senso de pertencimento. Sendo assim, é mais provável se comunicarem com seus colegas desenvolvendo conexões mais fortes com a instituição.

Gostou das dicas? Assista agora nosso Minuto Carreira!

Compartilhe

Enquete