Relacionamento interpessoal é quando ocorre uma troca entre duas ou mais pessoas. Agora, qual é a relevância disso? Se você é um indivíduo no mundo de hoje, com certeza, não vive por conta própria. Precisamos unir forças para sobrevivermos, pois somos uma espécie com hábitos de vivência integrada. Isso acontece não só na nossa vida pessoal, mas na profissional também. Aprendizes, estagiários e líderes precisam uns dos outros para realizarem suas tarefas da melhor maneira possível.

Na pele dos gigantes

Para os grandes empresários, é indispensável, pois permite uma rede de apoio e mais chances de negócios fechados. O estreitamento possibilita garantias mais seguras em contratos, compras, vendas e transações, no geral.

Alguns fatores são essenciais na hora de conseguir estabelecer uma boa conexão com o próximo. Podemos citar aqui como principais a empatia, o respeito, a capacidade de ouvir e claro, de se comunicar, sabendo falar também.

O diferente pode ser bom

A convivência pode gerar muitos atritos no nosso dia a dia dentro do ambiente empresarial, precisamos aprender a lidar com hábitos, pessoas e culturas diferentes da nossa e isso nem sempre é tão simples. Sabe aquela mania irritante do seu colega? Você também tem uma, fica tranquilo! Buscar uma familiaridade harmoniosa torna esses pequenos grandes detalhes mínimos e acabamos não dando tanta atenção assim.

Ninguém faz nada sozinho (mesmo)

Para Veronica Iavazzo, psicóloga clínica, isso é primordial. “Primeiro, é importante saber: as pessoas são diferentes e possuem percepções múltiplas. Essa é a chave para um bom convívio e troca de informações. No mundo corporativo, muitas vezes, funcionários são contratados pelos conhecimentos técnicos e demitidos por problemas de entrosamento. A gente sempre escuta a frase: ninguém faz nada sozinho, pois bem, precisamos nos relacionar, independentemente da área de atuação. Isso é essencial ao ser humano.”


Visando te ajudar a iniciar ou manter as suas relações interpessoais, trouxemos aqui cinco dicas para você nunca mais passar perrengue solitário e sofrer sem necessidade:

1 - Conheça as pessoas ao seu redor: seja observador e entenda um pouco de cada uma delas. Isso vai permitir uma aproximação de maior sentido, unindo interesses, gostos e personalidades em comum.

2 - Saiba se portar: comunique-se de forma clara, objetiva e direcionada ao seu interlocutor para facilitar a recepção da sua mensagem sem desvios ou falhas comunicacionais.

3 - Esteja sempre aberto: seja receptivo com os seus colegas de equipe, eles precisam enxergar em você uma boa companhia e um ombro amigo, além claro, de uma pessoa educada e respeitosa sempre.

4 - Busque se conhecer: a dica mais valiosa de sempre. Entenda quem você é para saber quem atrai. Assim, saberá quem atrair e as coisas irão acontecer de forma orgânica.

5 - Seja empático: não é só sobre se colocar no lugar do outro, mas também conseguir enxergar, compreender, aceitar as multiplicidades sem criar empecilhos em relação a elas. O diferente pode ser bom.

Agora você já sabe como fazer isso e só basta colocar os pontos acima em prática, lembrando sempre de ser genuíno e autêntico buscando a sua melhor versão e não incorporando um alter ego. Se o seu desejo é se tornar um profissional mais qualificado, conte com o Nube nesse processo. Continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nada. Nosso conteúdo é atualizado semanalmente para desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

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