Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A procura por emprego pode ser uma tarefa frustrante, especialmente quando você “atira para todos os lados” sem muito planejamento. No entanto, com um pouco de organização e estratégia, pode aumentar suas chances, economizar tempo e ter mais controle sobre sua carreira. Gostou? confira mais informações a respeito, ao longo desta matéria.

A taxa de desemprego é muito alta no Brasil e por isso muitas pessoas estão procurando por vagas ao mesmo tempo. O processo não é nada fácil, a concorrência pode ser tão acirrada quanto o vestibular e muitas pessoas não sabem por onde começar.

Dentre as principais dificuldades em conseguir um ofício hoje em dia, incluem-se a alta competitividade e o nível geral de qualificação exigido. O uso cada vez maior de processos de recrutamento automatizados também é desafiador para os candidatos se ressaltarem em meio a uma grande quantidade de concorrentes.

Sobretudo a quem deseja se destacar, é importante estar atento aos detalhes e pensar estrategicamente. Afinal,  tudo, desde a criação do currículo até a divulgação dele, interfere nas chances de conseguir a tão sonhada vaga.

Se você está desempregado ou quer mudar de carreira mas ainda não conseguiu, está no lugar certo. Junto a Lilian Vieira, separamos algumas dicas sobre como se candidatar da maneira certa.

Na voz da especialista

Lilian Vieira, especialista em comunicação, eleva uma questão extremamente importante: “ninguém faz nada sozinho, não é verdade?”. Segundo ela, não basta somente se aplicar às oportunidades de emprego e deixar seu currículo atualizado para conseguir uma nova ocupação. “Você precisa estar com uma rede de networking aquecida e fortalecida”. 

Conforme relata, especialistas afirmam ser essa a moeda mais valiosa nos dias de hoje. Apesar de não ser um termo em português, e sim em inglês, a grande maioria das pessoas já ouviu falar nas redes de contatos.

Por exemplo, se você precisa aprimorar um projeto, é imprescindível ter contatos de diferentes departamentos para ajudá-lo. Portanto, seja qual for a sua área de atuação, universidade, ou se está procurando recolocação, ter com quem contar pode ser muito útil em qualquer situação. Dentre suas principais vantagens, estão: 

 

  • Oportunidades de Desenvolvimento 

 

Quando você tem boas conexões, mais oportunidades de se desenvolver surgem. Logo, há uma boa chance de conseguir uma oferta melhor pois muitas pessoas já sabem da sua perícia em ofício

 

  • Receber orientações

 

Muita gente acha os conselhos necessários apenas para quem está começando a carreira. Além de errôneo, este pensamento é muito limitante, pois todos precisam de crescimento constante e os mentores são a melhor forma de cumprir esse papel. Portanto, entre em contato com peritos da área  para esclarecer dúvidas e até mesmo buscar aconselhamento em situações não previstas.

 

  • Visibilidade aumentada 

 

Tanto na vida real, quanto virtual, a visibilidade é outra grande vantagem para construir sua carreira. Você pode moldar sua reputação como uma pessoa experiente e confiável capaz de fornecer informações ou conselhos úteis para quem precisa.

Certo, mas como fazer networking corretamente?

Antes de mais nada, aprender a fazê-lo sem ser intrusivo, parecer interesseiro, ou simplesmente incomodar é importante para construir a rede de forma saudável e aumentar as chances de empregabilidade. Isso porque, a nossa progressão, muitas vezes, não depende apenas de formação, competências ou empenho. 

Sobretudo, ao ingressar em uma corporação com possibilidade de crescimento, você se beneficiará caso tenha pessoas com quem já teve contato para te indicar em promoções. Portanto, seguindo as dicas da especialista em comunicação, você deve:

 

  • Definir objetivos

 

Um bom ponto de partida é saber para onde quer ir. Quais são suas áreas de interesse? Em quais empresas gostaria de trabalhar? Onde pretende estar nos próximos dois, cinco ou dez anos? Com base nessas respostas, você pode pesquisar por leads e começar a investir neles.

 

  • Procurar grupos de relacionamento em sua área de atuação

 

Junte-se a um grupo de discussão em seu campo, seja uma rede profissional, blog de carreira ou comunidade de graduação ou ex-alunos. Tente ser ativo, mostre interesse em otimização. Por exemplo, fazer perguntas aos especialistas pode legitimar seu anseio por conhecimento e oportunidades.

 

  • Participar de eventos presenciais e on-line

 

Palestras, workshops, conferências são ótimos exemplos de formas de se aproximar de pessoas com interesses em comum, além de permitirem uma maior interação. Por outro lado, um almoço  reservado a um contato em específico te permite um maior aprofundamento em determinados tópicos. Tente sempre combinar os dois tipos, focando principalmente nas suas necessidades atuais.

 

 

Amigos e familiares são pessoas com quem você tem uma relação próxima e um amor diferente, normalmente visitam sua casa e sabem da sua vida. Um “par” é alguém com os mesmos interesses de crescimento. Saber dividir bem as coisas também pode te ajudar.

 

  • Mantenha-se atualizado.

 

Atualize seus conhecimentos a todo momento. Isso te permitirá ficar por dentro dos temas relevantes para as conversas. Afinal, se você acompanhar as notícias do mercado, sempre encontrará algo relevante para dizer em entrevistas.

Isso mostra não apenas sua capacidade de alimentar suas conexões, mas também sua autoridade no assunto. Podendo fornecer mais credibilidade a você. Por fim, a sua vaga de emprego pode estar na sua próxima conexão. 

O Nube te ajuda a encontrar as melhores vagas! 

Desde 1998 no mercado, o Nube possui mais de 15 mil empresas clientes, 22 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,2 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no mercado de trabalho. Disponibilizamos tecnologia de vídeo entrevistas e testes on-line para nossos clientes terem o melhor do RH digital. Anualmente, são enviadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,2 milhão de candidatos. 

O banco de dados conta com 6,9 milhões de currículos cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Quer conseguir uma? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete