Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Cada vez mais empresas se tornam globais, construindo relações com diversos países e até mesmo abrindo filiais fora de suas fronteiras de origem. Sua expansão é notória no mercado causando diversas mudanças, sendo assim, a exigência por profissionais qualificados ficou ainda maior.

Entre essas exigências, uma das mais solicitadas nos tempos atuais é a fluência em um segundo ou até mesmo um terceiro idioma para dialogar com clientes e equipes de qualquer lugar do mundo. Quem tem essa capacidade estará sempre um passo à frente no competitivo mundo profissional. Além de estar melhor preparado para conquistar boas vagas, quem é bilíngue costuma ter melhores salários.

No início dos anos 2000 até meados de 2010, os selecionadores de candidatos a uma vaga observavam atentamente àquele inscrito com diferencial no currículo: o segundo idioma. Quase uma década depois, a maioria dos selecionados têm algo em comum: uma segunda língua estrangeira, porém não é mais um diferencial. 

O CEO da LEO Learning, Richard Vasconcelos, comenta a porcentagem de pessoas  com essa qualidade e fluência "Apenas 5% da população brasileira tem uma segunda língua e 3% possui fluência. Com essa habilidade, o mundo será seu". Infelizmente, o português não está presente na maioria dos outros países. Isso pode acabar restringindo as suas possibilidades de carreira só ao Brasil ou a essas poucas nações. 

Existem empresas multinacionais ou com acordos internacionais de negócio exigindo viagens ao exterior a trabalho ou até mesmo trabalho por algum tempo em filiais afora. Nesses casos, é praticamente impossível enviar colaboradores sem o conhecimento. Por isso, a falta de competência acaba por impedir seu crescimento dentro da companhia. 

Quem tem esse domínio, aumenta o seu networking profissional, afinal de contas, poderá se comunicar com estrangeiros atuando na mesma área. Além de aumentar seu conhecimento, conhecer pessoas pode lhe render indicações de trabalho e carreira. 

"Hoje em dia, empresas como IBM preferem contratar alguém apto ao inglês para ensinar computação", comenta Vasconcelos. Para algumas empresas, isso já virou uma obrigação devido o aumento da necessidade ao longo dos anos.

"E hoje temos a Internet, Netflix para você praticar e não ter desculpas para aprender". De fato, temos acesso muito mais fácil à cultura inglesa nas músicas, filmes e televisão, por exemplo. Vamos te dar algumas dicas para começar a se desenvolver.

  1. Assista a um mesmo filme estrangeiro várias vezes

Outro método simples para impulsionar o seu aprendizado é ver diversas vezes um filme falado na língua estudada. Na primeira, habilite as legendas em português. Na semana seguinte, veja tudo com legendas no idioma estrangeiro. Na terceira e última vez, dê o play no vídeo sem legendas.

  1. Ouça (muita) música

Este conselho vale especialmente para quem já teve contato por meio de canções. Você adora um determinado artista cantando espanhol ou italiano, por exemplo? Ao ouvi-lo,  especialmente se tiver a letra da canção em mãos vai ser mais rápido de compreender.

  1. Use expressões do país desejado tanto quanto puder

Outra dica é empregar o fala estrangeira com a maior frequência possível na sua rotina. Quanto mais você usá-la em situações do dia a dia, mais rápido irá incorporá-la ao seu repertório.

Gostou do assunto? Assista o nosso Minuto Carreira e aprenda um pouco mais!

Compartilhe

Enquete