Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Ele é alguém resiliente, de bom diálogo e ágil. Mantém o espírito de equipe lá em cima e gasta toda a energia extra no trabalho. Não se importa em entrar mais cedo e sair mais tarde, mesmo acontecendo diariamente. Mantém um ótimo relacionamento com todos e ameniza os conflitos, sem jamais se envolver em algum. Não erra jamais. Usa o pouco tempo livre para a qualificação. O importante é a missão cumprida e a satisfação.

Talvez, para muitos gestores, a definição seja exatamente essa. Seria maravilhoso para as empresas encontrar um colaborador assim, a questão é: empregados unicórnios não existem. Pense bem, quantos empregados reúnem todas as características do primeiro parágrafo deste texto? Todas mesmo, sem exceção. Talvez seja difícil encontrar até mesmo quem reúna algumas poucas. O CEO da Leo Learning Brasil, Richard Vasconcelos, afirma o contínuo aumento pela exigência dos pré-requisitos para as vagas, tornando cada vez mais difícil encontrar pessoas a altura do cargo.

O funcionário perfeito é um mito e assim deve ser encarado. Embora não tenha nenhum problema em esperar excelentes empregados em sua equipe, cuidado para não usar uma régua alta demais.  Não existem pessoas sem defeitos. Diversos profissionais com grande potencial são descartados por não corresponderem às expectativas impossíveis de alcançar. 

Para evitar esse tipo de situação, procure fazer avaliações balanceadas. Não se trata de relevar a displicência, mas considerar as melhorias, sem esquecer de todo o esforço dado. As metas cumpridas, os processos melhorados, os clientes cativados, os conflitos remediados, as idéias apresentadas e as atitudes em prol da companhia. São inúmeros fatores a considerar. 

Esses são as recomendações para os gestores e instituições, mas, e quanto a você? Como deve se preparar? Vasconcelos traz algumas dicas: "faça cursos de curta duração, de preferência fora da faculdade. Então, se você faz administração, é importante saber Excel. Se você cursa fisioterapia, aprenda uma técnica específica. Realize cursos para aprofundar as ferramentas, porque muitas vagas para iniciantes são justamente para pessoas buscando novos conhecimentos".

Quer mais algumas dicas? Veja algumas delas:

1 – Paixão pelo ofício

Quando encontramos um profissional apaixonado pelo seu trabalho, vemos alguém sempre motivado e empenhado a realizar suas tarefas, pronto para superar desafios e contribuir na empresa. Indivíduos assim, geralmente têm a mente mais aberta para adquirir novos conhecimentos e competências, pois será essencial para melhorar a sua atuação lhe trazendo bons frutos. 

2 – Honestidade e Ética

O mundo é dos espertos. Esse ditado costuma indicar atitudes de trapaça para conquistar as coisas, mas não é verdade. Nada feito de forma desonesta e sem ética tem a possibilidade de dar certo. Quem age dessa maneira, pode até conseguir alcançar resultados “positivos” por determinado período, mas esses tendem a não ser duradouros. O ideal é fazer como fazem os bons profissionais, agir de forma ética, honesta, respeitando as normas e regras.

3 – Proatividade

Perceber o momento exato de tomar uma atitude e a devida iniciativa em prol dos bons efeitos como um todo, mesmo não sendo exigido de imediato. Eles não ficam esperando alguém lhes pedir ou mandar fazerem algo, eles mesmos enxergam a necessidade de agir. É importante destacar a proatividade como uma das características mais buscadas e valorizadas pelas empresas no mercado de trabalho, e quem a desenvolve tem chances significativas de crescer e alcançar o sucesso na carreira.

4 – Educação e gentileza

Ser educado e gentil com os colegas é de extrema importância para quem deseja ser valorizado no mercado, pois isso se refletirá de forma positiva nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.

5 – Ser visionário

Estar atento a novas oportunidades de negócios, aos desafios e outros fatores, pode contribuir para alcançar fins extraordinários e é uma habilidade bastante valorizada em qualquer mercado. Funcionários visionários são pessoas ousadas, mesmo com o medo do novo, se arriscam, pois acreditam na necessidade de sempre criar novas chances de obter o sucesso tão almejado por todos.

Gostou das dicas? Assista nosso Minuto Carreira e entenda mais!

Compartilhe

Enquete