Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A busca pelo primeiro emprego é sempre uma fase de nossas vidas marcada por grandes preocupações. Geralmente, não temos experiência o suficiente para alcançar os requisitos exigidos ou sequer imaginamos como o ambiente corporativo funciona. Temos apenas em mente os ideais criados durante o caminho acadêmico. Assista nesta matéria da TV Nube!

Quantos de nós não sonhamos com a profissão dos sonhos? Ou de fazer parte daquela empresa mais a ver com a gente? Nem sempre é possível conquistar essas metas de uma vez, mas calma! Com algumas dicas passadas neste vídeo, você pode evitar erros comuns cometidos por todo jovem quando inicia a sua jornada. 

Como evitar problemas

A especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama, comenta sobre três principais dificuldades para quem está na primeira oportunidade. Todos elas possuem relação com a ansiedade e por não terem uma direção certa. Portanto, a pessoa pode não ter pesquisado sobre a organização, a cultura da empresa não é compatível com o perfil do colaborador, mas ele insiste em permanecer lá, explica Rebeca. De fato, o trabalho dignifica o homem e todos precisamos dele, mas é importante lembrar: ele não é o nosso único meio de sobrevivência, mas também deve ser uma realização pessoal. 

Atuar em um local onde não nos identificamos é uma tarefa difícil. Tudo parece se tornar um fardo. Mesmo quando a necessidade financeira é grande, muito provavelmente o colaborador não irá aguentar por muito tempo. Por isso, nunca deve ser uma escolha avaliada de forma isolada. Sendo assim, é fundamental buscar oportunidades capazes de nos completar e de nos fazer atingir o alvo.

O segundo erro muito comum é da falsa esperança: "o candidato entra com o pensamento de perfeição. Tudo será da maneira dele, trabalhando apenas com o esperado". A trajetória profissional envolve uma série de desafios e muitas vezes vai contra o esperado. Para enfrentá-los, é essencial ter a consciência de futuras decepções. 

Por isso, é relevante alinhar as nossas expectativas com a realidade para não colher frustrações logo de cara. Um bom trajeto é construído aos poucos, de baixo para cima. Não tenha pressa em alcançar seus propósitos nem pule etapas. O ofício ideal também é desenvolvido dessa maneira e pode não acontecer na primeira chance. Por isso, fique atento para não cometer o terceiro erro. Rebeca aconselha, "essa é apenas uma de várias peças do grande quebra-cabeça. As outras virão ao longo da vida para formar o cenário desejado. Não se preocupe".

Nunca dispense ajuda

Use sempre a sabedoria e lembre-se: dependemos de muitas coisas para estarmos bem. Nunca imponha suas idéias sem querer ouvir a dos outros. Não seja autoritário e não finja ter uma personalidade a não ser a sua. Seja muito sincero consigo mesmo! 

Devemos reunir o maior número de informações necessárias acerca das possibilidades existentes, dialogar com as pessoas envolvidas concretamente com estas realidades, olhar para a própria biografia e perceber quais das nossas habilidades mais gostamos. Receber ajuda de profissionais também é importante. Existem orientadores capazes de nos ajudar a nos conhecermos melhor. Para quem possui alguma dúvida, é preciso descobrir nas mais variadas circunstâncias do dia-a-dia.

Logo, planejamento e paciência são passos indispensáveis para o sucesso. Independentemente da sua área de atuação e de quanto tempo está no mercado, é válido seguir esse tutorial a fim de ter cada um dos seus objetivos concretizados.

Achou interessante o assunto? Assista ao vídeo da TV Nube e entenda melhor!

Compartilhe

Enquete