O Nube realizou uma pesquisa, com a intenção de saber a opinião dos jovens, sobre qual a importância de se fazer um estágio. Quase 11 mil pessoas votaram e evidenciaram uma grande exigência do mercado: busca por experiência profissional. Assim, com 63,74%, a vontade dos estudantes em adquirir competências enquanto estudam, ganhou em disparada.

Para a supervisora de Treinamento do Nube, Carmen Lúcia Alonso, a relevância do universitário já ter um conhecimento em sua área ao se formar é realmente grande. Isso porque a maioria das empresas visam o custo benefício. “As organizações esperam e optam por candidatos melhores qualificados ou já treinados. Pois, com isso, não têm de fazer um grande investimento em capacitações básicas e agilizam processos”, afirma.

Isso faz aqueles com maior bagagem profissional terem certa vantagem em relação aos seus concorrentes. “Por isso, os universitários têm de investir em si estudando e procurando estagiar com oportunidades de acordo com seu curso. As vantagens são inúmeras: maior aprendizado na área de atuação; plano de carreira dentro e fora do local onde se trabalha; carga horária menor e a tão esperada "efetivação", explica Carmen.

Com a falta de mão de obra qualificada, as empresas estão disputando os candidatos. Assim, Carmen dá algumas dicas para quem ainda não obteve uma vivência na profissão escolhida: “É interessante preocupar-se com o currículo e mantê-lo sempre atualizado com cursos e conhecimentos e procurar informações sobre a vaga” A Supervisora também garante ser imprescindível cuidar da apresentação pessoal e pesquisar sobre como se portar num processo seletivo.

No entanto, o maior conselho dos selecionadores do Nube é ter em mente a certeza de um estágio oferecer muito além de aprendizado e desenvolvimento. Ele proporciona a possibilidade de saber se o caminho escolhido é o correto para o futuro. Mostra o fato de o curso ser, ou não, compatível aos seus interesses pessoais e aptidões.

Dica do Nube: Assista o vídeo da TV Nube “ Nosso corpo diz muito sobre nós ”. Lá você encontra dicas sobre como se portar em entrevistas.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook . Agora estamos também no Google+ , Foursquare e no Linkedin . Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead . Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Compartilhe