Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
soft-skills-sao-vitais-para-uma-carreira-de-sucesso

Soft skills são vitais para uma carreira de sucesso 

Notícia | 19/09/2023

Laura Pereira

Independentemente da profissão, todos os estagiários, aprendizes e efetivos precisam focar em suas competências comportamentais para alcançarem bons resultados na carreira. Inclusive, essas habilidades são vitais para qualquer empreendedor, pois são fonte motora para tratar os colaboradores e os clientes. Sendo assim, entenda a importância das soft skills para quem almeja um futuro promissor. 

Habilidades comportamentais são fundamentais para qualquer profissional, inclusive correspondente bancário 

Escolher seguir pelo segmento de correspondência bancária tem se mostrado uma preferência para muita gente. Isso porque a profissão está em constante crescimento e alguns indivíduos encontram grande êxito nessa ocupação. Todavia, outros enxergam diversas dificuldades, principalmente por conta das aptidões socioeconômicas, essenciais para o desenvolvimento no meio corporativo. 

Para Gabriel Ramalho, fundador da Universidade Gerando Resultados, quem atua nessa área precisa ter um sólido conhecimento do setor financeiro e das atividades realizadas por instituições bancárias. “Isso inclui compreender os diferentes produtos e serviços oferecidos pelos bancos, bem como as regulamentações e diretrizes regentes. Isso permite fornecer informações precisas e orientações adequadas aos clientes”, destaca. Para isso, o estágio é um grande diferencial, pois ensina todos os pormenores e não exige experiência para pleitear a vaga. 

Quer saber mais e entender a concepção? Leia a seguinte matéria: afinal, o que são soft skills?

Veja soft skills essenciais para quem quer ter uma carreira de sucesso no mercado financeiro

infográfico listando tópicos importantes para uma carreira de sucesso no mercado financeiro

- Foque na comunicação assertiva: 

Em suma, competências de relacionamento e excelência em atendimento também são imprescindíveis. “A capacidade de construir um networking somado ao fato de ser cortês, atencioso e eficiente ao lidar com consultas, solicitações e até mesmo reclamações fazem parte dessa construção. Um correspondente bancário bem-sucedido deve ser capaz de criar confiança e entender as necessidades financeiras de cada um, passando a oferecer soluções adequadas”, pontua Ramalho.

Nós recomendamos: aprimore sua comunicação com a leitura! 

- Invista nas habilidades de negociação: 

Ademais, a profissão envolve vendas de várias maneiras. “É preciso saber como apresentar de forma convincente os benefícios dos produtos financeiros e negociar termos e condições favoráveis para os dois lados”, aconselha o fundador da Universidade Gerando Resultados. O trabalho muitas vezes necessita do uso de sistemas e tecnologias financeiras, um grande forte dos estagiários. Portanto, é importante dominar as técnicas necessárias para operar nesse mercado com assertividade. Isso inclui conhecimentos básicos de informática e capacidade de aprender rapidamente novas plataformas.

Preparamos um conteúdo especial sobre o assunto no Minuto Carreira da TV Nube: a arte da negociação com o consultor de carreira, Emerson Dias. Clique aqui para assistir! 

- Tenha uma melhor gestão de tempo: 

O especialista também a capacidade de administrar efetivamente o tempo e ser organizado como pontos indispensáveis para sobreviver à pressão do nicho. Afinal, o dia a dia empresarial envolve lidar com várias atividades e prazos, atender a clientes e cumprir com as exigências das instituições. “Ter habilidades de gerenciamento das demandas diárias permite ao correspondente bancário priorizar suas tarefas, ser produtivo e cumprir com suas responsabilidades de forma eficiente”, avalia Ramalho. 

Para te ajudar com essa missão, faça o curso on-line e gratuito do Nube: como administrar seu tempo! Inclusive, ao concluí-lo você recebe certificado! 

- Seja íntegro e ético no ambiente de trabalho e também fora: 

Em todos os segmentos, o trabalhador deve agir com integridade, ética profissional e sigilo. Isso é essencial para construir confiança e manter uma boa reputação, principalmente no ambiente financeiro. “Respeitar as diretrizes e regulamentações do setor também é fundamental para o sucesso no longo prazo”, finaliza o empresário. 

Leia também: ética no trabalho: dicas essenciais! 

Controle emocional é indispensável para os profissionais do mercado financeiro

Outra soft skill muito comentada por quem já está no ramo há anos é a inteligência emocional. “Conhecimento técnico é imprescindível, mas sem esse controle o caminho para alavancar a carreira se torna bem mais desafiador”, comentou Rodrigo Araujo, especialista em investimentos e mercado financeiro, fundador da Roar Educacional Consultoria, líder educacional na Empiricus Investimentos e professor de formação de traders.

Vale lembrar: vários fatores influenciam em nosso estado sentimental. Além disso, em um mundo cada vez mais acelerado, nem sempre é fácil separar nossas emoções da forma de agir. Porém, isso precisa ser trabalho e o autoconhecimento é um grande aliado nessa jornada. “É necessário ter autocontrole, saber lidar com o nervosismo, ansiedade e frustrações para tomar as decisões corretas, sem se deixar levar pelo calor do momento”, pontuou Araujo. 

Sendo assim, para agir com tranquilidade, de forma racional e estável, mesmo diante dos maiores momentos de euforia ou pânico, o profissional precisa estar preparado psicologicamente. “Ter um planejamento, com estratégias e possibilidades de ganhos e perdas, vai ajudá-lo a manter o equilíbrio emocional durante as operações”, acrescentou o expert. 

Para elaborar um plano eficaz, ter conhecimento é vital. “Quanto mais informação, mais segurança emocional. Isso é fundamental para evitar frustrações, as quais podem fazer você desistir caso os resultados obtidos não sejam o desejado. Operar sob estresse, com ansiedade e medo leva a decisões impulsivas e equivocadas”, explicou Araujo. 

Enfim, é preciso destacar: o controle emocional é indispensável. “Invista em você e na sua consciência. Dominar emoções é uma habilidade crucial para lidar com as inconsistências do mercado”, concluiu o executivo. 

Gostou do conteúdo e quer compreender de maneira mais profunda? Leia: valorize o equilíbrio emocional e atinja o sucesso! 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! Conte conosco! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete