Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-impacto-positivo-das-soft-skills

O impacto positivo das soft skills 

Notícia | 24/10/2023

Ana Clara Lima

Nesse mundo em constante transformação, as habilidades técnicas, embora fundamentais, já não são suficientes para o sucesso profissional. Cada vez mais, as chamadas soft skills, competências comportamentais e emocionais, têm se destacado como elementos cruciais para aprimorar a produtividade, a eficiência e a satisfação no mundo corporativo. Logo, sua valorização pode ser um diferencial nas carreiras de hoje em dia. Nesse sentido, compreenda o impacto positivo desse quesito nos processos seletivos de jovens aprendizes e estagiários. 

A humanização na era da interconectividade 

Também conhecidas como habilidades socioemocionais, referem-se a um conjunto de habilidades pessoais e sociais e emocionais das quais afetam a forma como interagimos uns com os outros, resolvemos problemas e lidamos com situações desafiadoras. Nesse contexto, temos como exemplo a comunicação eficaz, colaboração, liderança, empatia, resiliência, adaptabilidade, entre outras.

Como bem sabemos, o meio laboral é marcado por dinamismo e complexidade. Para lidar com essa situação, as empregadoras estão em uma busca constante de indivíduos com aptidões excepcionais e, principalmente, capazes de colaborar em meio às transformações. “O ambiente de trabalho precisa permitir das pessoas serem elas mesmas, afinal de contas temos uma propensão maior de confiar em quem é autêntico, humano e está confortável em seus desafios/responsabilidades”, comenta Ana Lígia Bacca, gerente de Gente e Cultura da Stefanini Brasil.

Ademais, é preciso ter em mente a indispensabilidade da criatividade e pensamento crítico na era da interconectividade na qual estamos inseridos. Afinal, pensar de forma inovadora é a peça-chave para encontrar soluções e impulsionar o crescimento da firma. “A autenticidade sem empatia pode ser inadequada para qualquer relação, principalmente, as profissionais. Tendemos a confiar mais nos indivíduos dos quais expressam suas ideias, pedidos e perguntas de maneira lógica, clara e objetiva”, reforça Ana Lígia. 

A influência das habilidades interpessoais!

De acordo com o Global Trends Report, um estudo conduzido pelo LinkedIn, 92% dos recrutadores dão maior importância às habilidades interpessoais em comparação às denominadas técnicas. Além disso, o relatório aponta como 89% das contratações não deram certo pela falta de adequação em termos emocionais. Pensando nisso, elencamos quatro impactos positivos das soft skills. Veja!

A melhoria na comunicação é perceptível: aprimorar esse quesito é uma meta constante e palpável e impacta diretamente diversos aspectos da vida cotidiana e laboral. A clareza nas interações, a compreensão mútua e a eficiência na transmissão de mensagens são aspectos-chave e refletem em uma convivência melhorada. Quando investimos tempo e esforço no aprimoramento das competências de expressão e escuta ativa, percebemos como as relações tornam-se mais sólidas, os conflitos diminuem e as oportunidades de colaboração e crescimento se expandem. “Em um momento de transformações disruptivas, no qual inteligências artificiais estão assumindo funções no mercado de trabalho, nunca foi tão crucial apelar para o nosso lado mais humano”, aponta Alice Salvo Sosnowski, especialista em habilidades interpessoais e relações de trabalho.

O trabalho em equipe é vantajoso sempre: quando bem executado, apresenta inúmeras vantagens em diversas esferas. A combinação de aptidões, repertórios e perspectivas distintas muitas vezes culmina em soluções mais criativas e abrangentes para os desafios propostos. Além disso, o compartilhamento de responsabilidades promove uma distribuição equitativa da carga de serviço e contribui para um espaço mais coadjuvante, estimulante e engajado. A troca contínua de ideias e feedbacks entre os membros do staff favorece o aprendizado mútuo e o aprimoramento constante de talentos individuais. “Ao desenvolver essas aptidões, a empresa cria um ambiente propício à cooperação e ao compartilhamento de conhecimentos, resultando em melhores resultados e aumento da produtividade”, acrescenta Alice. 

O aumento da produtividade é expressivo: a partir de estratégias adequadas implementadas, a produção eleva-se de forma notável. Isso pode traduzir em mais tarefas concluídas no mesmo intervalo, melhores entregas em projetos e a liberação de tempo para atividades adicionais ou descanso. Logo, não apenas beneficia as organizações, tornando-as mais competitivas, mas também proporciona aos indivíduos uma sensação de realização e contribuição significativa para seus objetivos e para o coletivo. Portanto, investir em métodos para impulsionar o rendimento é um caminho seguro para o progresso e o sucesso em qualquer contexto corporativo.

A retenção de talentos torna-se realidade: manter uma equipe altamente qualificada e engajada tornou-se um dos pilares para o crescimento sustentável de qualquer empreendimento. Os colaboradores valorizam, além de uma remuneração justa, um local  estimulante, oportunidades de desenvolvimento e um propósito alinhado com os valores da firma. Investir em programas de capacitação, planos de carreira bem definidos e uma cultura organizacional em prol do bem-estar e o crescimento pessoal são estratégias essenciais para garantir a permanência e contribuição duradoura para o triunfo. “Isso demonstra o compromisso da instituição com o desenvolvimento pessoal e laboral de seus funcionários, resultando em maior satisfação no trabalho, menor rotatividade e maior retenção de talentos valiosos”, conclui a especialista em habilidades interpessoais e relações de trabalho.

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e veja nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube acredita no potencial dos estudantes do Brasil!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete