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O mercado de trabalho não para, atualize suas competências 

Notícia | 25/07/2023

Carolina Amaral

Principalmente nos últimos anos, com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, ficou claro como o mercado está em constante modificação, de acordo com as demandas populacionais. Contudo, independentemente da época, a informação é um dos maiores ativos de uma empresa hoje em dia e contar com um time competente é essencial para qualquer setor. Logo, é interessante para os economicamente ativos em sociedade, buscarem por aprimoração frequente e atualização. Entenda a importância desse processo!

 

Cursos e treinamentos on-line abrem portas

Conforme a análise feita com mais de 55 mil alunos em cerca de 190 países pelo Relatório de Resultados do Aprendiz 2023, da Coursera, 85% dos alunos no Brasil relataram benefícios de ocupação com o aprendizado on-line. "Nosso estudo mostra como o estudo virtual está tendo um impacto positivo na vida das pessoas e abrindo portas para novas carreiras”, diz Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera. 

As descobertas do levantamento se tornam cada vez mais relevantes, tendo em vista os feitos do coronavírus na educação e dinâmica da força de trabalho. Logo, o rápido crescimento da modalidade digital e do teletrabalho criou oportunidades para a mão de obra global. Todavia, o surgimento de tecnologias de Inteligência Artificial é um lembrete oportuno de uma adaptação a ser realizada continuamente, por meio da sabedoria. 

Em uma economia gradativamente mais tecnológica e um mercado globalizado, investir no desenvolvimento pessoal será fundamental para promover possibilidades para indivíduos, bem como o país e a região. Segundo o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023, do Fórum Econômico Mundial,  45% das empresas veem o financiamento para treinamento de habilidades como uma intervenção efetiva e disponível para governos buscando conectar talentos ao ofício. 

 

O quiet quitting e a permanência em uma empresa

Um bom salário é um ponto de atenção significativo para incentivar a entrada de um prodígio em uma empresa. Porém, apenas a valorização de competências, flexibilidade e bem-estar podem causar a permanência. “O quiet quitting, o qual consiste no funcionário trabalhar o mínimo necessário por não se sentir valorizado, é um problema mundial.  Sem falar no aumento da taxa de demissões voluntárias, porque há uma busca pelo protagonismo da própria vida. Sendo assim, gestores e o setor de RH de grande parte das firmas estão trabalhando a cultura organizacional de perto para atrair e reter bons colaboradores”, afirma João Martins, CEO da Hashtag Treinamentos. 

Esse cenário impulsiona promoções e valorizações no ambiente laboral, pois a equipe de um local afeta diretamente na obtenção de melhores resultados e atingimento de metas. “Essa é a hora de mostrar todas as habilidades e se posicionar como um funcionário de destaque”, enfatiza o especialista.

 

Dicas para atingir o sucesso no serviço

Pensando em contribuir com quem deseja receber reconhecimento pela função desempenhada e traçar uma jornada de sucesso, confira seis dicas de Martins:

infográfico

  • Entenda a realidade da corporação: apesar de grande parte das instituições trabalharem a marca empregadora e cultura organizacional, nem todas seguem uma política de recompensas por mérito. “É importante ter atenção e analisar um todo, porque seguir as indicações não será o bastante, caso o plano de carreira da organização seja inexistente. O primeiro passo é sempre analisar o cenário para saber até onde ir. Se não há espaço para crescimento, o talento deve procurar um lugar onde possa crescer”, destaca. 
  • Faça a autogestão dos processos: líderes estão constantemente preocupados em otimizar demandas e descobrir etapas a serem aprimoradas. Logo, uma das alternativas para se destacar é o colaborador encontrar as falhas e oferecer soluções.  “A quebra de expectativa acontece de uma maneira positiva e quando algo sai desse padrão comportamental chama atenção. A dica é fazer uma reflexão sobre como as tarefas podem ser feitas com mais qualidade em menor tempo e apresentar as alternativas. Com o tempo, o gestor percebe poder confiar no funcionário e começa a propor mais desafios e responsabilidade”, pontua. 
  • Antecipe as demandas: é crucial identificar a rotina. Se o contratado entende uma frequência de algo ocorrer, pode e deve estudar maneiras de melhorar os procedimentos ou até realizar antes do tempo. “Se, por exemplo, a entidade estiver prospectando negócios envolvendo a atividade portuária, pode estudar sobre a área para, quando o desafio surgir, conseguir concluir sem maiores dificuldades”, explica. 
  • Saiba aproveitar o tempo livre: usufruir bem dos eventuais tempos vagos para estudar programas de ajuda a analisar o contexto corporativo como um todo é interessante. Aplicar os conhecimentos obtidos ajudam a ter uma visão estratégica de toda a área e a planejar próximos passos. Os insights, se compartilhados, tendem a ajudar na construção de reputação. 
  • Aprenda o poder do visual em atividades corporativas: muitos empregados focam toda a energia na parte técnica e ignoram completamente o aspecto de apresentações e relatórios, negligenciando essa parte.“Nos últimos anos, vi liderados com uma capacidade analítica fraca ou medíocre sendo reconhecidos simplesmente por conta da preocupação de suas entregas na hora de apresentar um projeto ou uma análise para sua equipe. Enquanto isso, pessoas brilhantes foram ofuscadas, simplesmente porque consideravam fazer uma apresentação bonita como bobeira”, alertou. Assim sendo, se o desejo é causar um efeito positivo, é necessário aliar o conhecimento técnico com a preocupação de como apresentar suas ideias, análises e teorias. 
  • Entenda como tudo leva tempo: as promoções acontecem com base na confiança. Conforme for mostrando poder contar no desempenho de tarefas completas e para insights relacionados, novas questões irão surgir, sejam demandas, impasses e contraprestações melhores, assim como uma recompensa salarial adequada. 

 

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