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Como capacitar e engajar a minha equipe? 

Notícia | 09/06/2023

Rodrigo Barreto

Nos dias de hoje, os líderes empresariais entendem a importância de proporcionar a seus colaboradores a oportunidade de se atualizarem e se capacitarem para levarem seus negócios ao caminho do sucesso. No entanto, além das competências técnicas, existem outros aspectos a serem evoluídos nas organizações para alcançarem seus objetivos.

Muitas empresas necessitam de mais capacitação dos colaboradores

Companhias de diversos setores têm cada vez mais apostado na educação corporativa como um elemento crucial em sua estratégia de expansão de negócios. Segundo o Fórum Econômico Mundial - FEM, 55,4% dos negócios identificam lacunas de competência nos profissionais de seus respectivos mercados. Isso representa um obstáculo significativo para o investimento em novas tecnologias capazes de trazer inovações para os produtos e serviços de uma marca.

É fundamental as corporações, juntamente com seus colaboradores, não apenas investirem em treinamento e desenvolvimento, mas também adotar uma cultura de aprendizagem e implementar metodologias eficazes para proporcionar uma transformação significativa aos funcionários e, consequentemente, ao empreendimento. "É crucial estarmos atentos às novidades disponíveis e às novas formas de conhecimento, pois isso possibilita o aprimoramento das habilidades técnicas e comportamentais, adaptando-se às necessidades e desafios do cotidiano. Dessa forma, todos saem ganhando", destaca o CEO da Saint Paul, José Cláudio Securato.

Infográfico com tópicos sobre como engajar uma equipe

Como engajar a equipe para ter melhores resultados?

Com o passar do tempo, os executivos perceberam como o aumento da receita de a está diretamente ligado à valorização de seus colaboradores. De acordo com a Forbes, uma cultura organizacional sólida pode multiplicar a arrecadação por até quatro vezes. Logo, o reconhecimento da equipe reflete diretamente no lucro final. Por essa razão, os líderes estão investindo em ambientes criativos e na inovação como um todo, com o objetivo de manter seus times engajados e motivados.

Os executivos reconhecem essa estratégia como do tipo "ganha-ganha". Além de contribuir para a retenção de talentos, esse grupo tem maior probabilidade de inovar, elevar a produtividade e melhorar a entrega geral, resultando em redução de custos com contratação. Resumindo: quando há um senso de pertencimento, os colaboradores têm maior propensão a contribuir, aprimorar seu desempenho e, ao mesmo tempo, gerar maior lucratividade. "Especialmente após a pandemia, as pessoas passaram a ter demandas mais exigentes em relação à saúde mental e ao prazer de atuar em um local agradável, buscando o sentimento de conexão”, destaca o vice-presidente de soluções digitais da FCamara, Orlando Ovigli.

Levando isso em consideração, Ovigli listou algumas dicas para as companhias envolverem seus integrantes. Confira:

Incentive o empreendedorismo interno: é uma oportunidade de abarcar os membros nos negócios e promover seu senso de responsabilidade. Esse estímulo tem o poder de melhorar a eficiência operacional do dia a dia, bem como impulsionar a criação de novas soluções.

Um programa de gestão de ideias oferece voz e motivação, permitindo aos indivíduos se expressarem e estabelecerem definições claras e métricas de resultados, transformando pensamentos em projetos impactantes. "Esse tipo de ação, além de proporcionar autonomia e liberdade, gera um senso de pertencimento, valoriza a equipe e, consequentemente, aumenta a retenção de talentos", ressalta o especialista.

Cultive uma cultura de inovação: esse pilar se desenvolve de forma mais natural em um clima propício à criação e proposição de ideias. Isso pode envolver a disponibilização de espaços físicos ou digitais para o brainstorming, capacitação dos participantes e fornecimento de tempo para o desenvolvimento de melhorias.
As instituições nascidas na era digital, como startups, possuem essa cultura enraizada. No entanto, o aporte nessa frente por parte de organizações tradicionais tem se tornado cada vez mais comum, pois se demonstrou um fator crucial para obter mais renda.

Promova capacitação em criatividade e inovação: para alcançar um nível considerável de maturidade em inovação, é necessário envolver todos, ou a maioria, dos funcionários nesse objetivo comum. Dessa forma, oferecer treinamentos sobre esse ecossistema, visando o desenvolvimento de competências e facilitar o acesso a recursos e materiais é altamente eficaz.

Favoreça uma comunicação horizontal com os líderes: promover abertura e confiança entre todos é um dos elementos mais imprescindíveis. "Há muito tempo, liderar não deve ser associado à grosseria, rigidez extrema e falta de flexibilidade", destaca.

Esse conceito de gestão horizontal aproxima as pessoas, gera integração e cria uma relação leve, onde todos se sentem à vontade para expressar suas opiniões e conversar sobre diversos assuntos. Esses laços incentivam a produção com entusiasmo e a comunicação é a ferramenta mais importante nesse aspecto, exigindo objetividade e clareza de ambas as partes.

Introduza dinâmicas gamificadas: a gamificação, de forma descontraída, pode estimular uma competição saudável. Isso pode ser feito por meio de jogos com recompensas por boas sugestões, desafios, premiações e pontuações, mensurando esforços e resultados de maneira geral. As brincadeiras podem abordar diversos temas, relacionados diretamente ou não com as atividades da empresa. "Nesse contexto, destaca-se a colaboração envolvida no processo de completar os exercícios propostos. No entanto, deve-se tomar cuidado para evitar conflitos".

Estimule trocas e networking: promova o networking entre os integrantes de todas as áreas e níveis hierárquicos. Isso pode ser feito por meio de pequenas mudanças na rotina, como a inclusão de reuniões gerais ou por meio de iniciativas mais pontuais, como confraternizações. Seja no formato físico ou digital, essa prática favorece o surgimento de insights.

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