Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-long-life-learning-em-prol-dos-colaboradores

O long life learning em prol dos colaboradores 

Notícia | 14/07/2023

Ana Clara Lima

No mundo corporativo atual, onde mudanças tecnológicas e a dinâmica dos negócios ocorrem em ritmo acelerado, a busca pela aprendizagem contínua tornou-se um fator essencial para o sucesso profissional. O conceito de long life learning vem ganhando destaque, mostrando como a educação e o desenvolvimento de habilidades não devem ser limitados apenas aos anos de estudo formal, mas sim abraçados como uma prática contínua e constante.

É  fundamental escutar as demandas do time!

A necessidade de estudo frequente no ambiente laboral surge da demanda por adaptação às transformações e inovações constantes. O avanço tech e a globalização têm impactado profundamente as negociações, exigindo os profissionais manterem-se atualizados e capacitados para lidar com os desafios emergentes. Nesse sentido, as empresas reconhecem cada vez mais a importância de promover um espaço incentivador e valorizador da qualificação ininterrupta.

Logo, as corporações devem voltar seus esforços para a escuta sobre as necessidades internas a favor da promoção de uma cultura organizacional compatível com o seu perfil. “Antes de desenvolver qualquer tipo de capacitação, é preciso ter três indicativos fundamentais: conhecer o perfil dos colaboradores ; saber quais conhecimentos a equipe precisa ter para desempenhar um bom trabalho; e entender o melhor método para ensiná-los, de uma maneira na qual consigam absorver a relevância daquele treinamento e depois aplicá-lo nas demandas do dia a dia”, comenta Daniela Luiz, sócia-diretora da Didáctica.

Conforme o The Future of Jobs, relatório divulgado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), a necessidade de manter um aprendizado ativo e desenvolver estratégias para absorver o conhecimento é o segundo tópico na lista de 15 habilidades a serem potencializadas pelos profissionais até 2025. Fica nítido, portanto, como o acompanhamento sobre as tendências de cada área de atuação nunca podem parar, pois as novidades sempre chegam e é impossível viver sem elas. 

Não obstante, as companhias estão com investimentos crescentes em programas de treinamento, oferecendo aos integrantes dos times a oportunidade de manterem-se atualizados. Como nunca, iniciativas desse tipo têm sido decisivas na hora de reter talentos. “O fato é: o processo de aprendizagem deve ser contínuo na vida das pessoas. Precisamos, a todo instante, desaprender para reaprender e esse ciclo não se encerra”, complementa Daniela. 

As prioridades dos colaboradores mudaram!

De acordo com  o Panorama do bem-estar corporativo 2022 , estudo realizado pelo Gympass, a perspectiva de bem-estar no serviço  é um quesito preponderante nas decisões tomadas pelos trabalhadores em suas carreiras. Para 83% dos entrevistados, esse pilar é tão impactante quanto o salário. Inclusive, 77% deles pensaram em deixar uma entidade na qual não priorizasse tal demanda. Sendo assim, as direções precisam acompanhar as novas dinâmicas mercadológicas. 

Logo, estabelecer uma liderança próxima, com recursos e de claro direcionamento, é um passo relevante para o equilíbrio coletivo sobre as prioridades pessoais e profissionais. “É papel do líder zelar para o time estar sentindo-se bem com as condições de trabalho oferecidas, não só para ficarem felizes em estar naquele ambiente, como também para conseguirem aprimorar-se por completo. Afinal, o bem-estar influencia diretamente no desenvolvimento dos indivíduos e da equipe como um todo”, pontua Pedro Signorelli, especialista em OKRs. 

Ainda assim, é preciso ter em mente como as funções e exigências laborais estão em constante evolução, quem ficar estagnado corre o risco de ficar obsoleto. Portanto, a busca por aprendizado de novas competências são cruciais para se destacar e se adaptar às demandas do mercado. Isso expande os horizontes e amplia as perspectivas para o indivíduo se reinventar e experimentar áreas mais versáteis em suas respectivas profissões. 

Dessa forma, aumentam-se as chances das pessoas encontrarem a satisfação pessoal e profissional. No final das contas, isso eleva o senso de pertencimento e até mesmo a produtividade do quadro. “A partir disso, os colaboradores participam da construção da forma de alcançar esses grandes objetivos da instituição, gerando engajamento e alinhamento de propósito das tarefas do cotidiano com a estratégia da organização”, ressalta Signorelli. 

O long life learning é conjunto!

Os colaboradores devem estar dispostos a investir tempo e esforço na aquisição de novos conhecimentos e habilidades, buscando oportunidades de aprendizado, como cursos on-line, workshops, palestras e livros. Ademais, é fundamental contar com a mentalidade de crescimento, aberta a desafios e pronta para sair da zona de conforto. Por outro lado, as empresas desempenham um papel crucial na promoção do long life learning. 

Desse modo, o investimento da qualificação do staff fortalece a capacidade do estabelecimento de inovação e tornam-se mais competitivas no mercado. Essa conduta vai além das competências técnicas, pois promove as habilidades socioemocionais, tais como a inteligência emocional, a empatia e a capacidade de trabalhar em equipe. 

Atualmente, essas soft skills são amplamente valorizadas pelo mundo corporativo, afinal, contribuem para a construção de relacionamentos saudáveis, a liderança eficaz e a colaboração produtiva. Em suma, investir no long life learning é investir no crescimento individual, no desenvolvimento das organizações e na construção de um futuro promissor.

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube investe na capacitação dos times!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe